terça-feira, 8 de novembro de 2011

Exercício: intenso ou moderado?

Já por diversas vezes falei na importância do exercício fisico, para a promoção do nosso bem-estar.

Mas, questionava-me sobre o que seria o mais benéfico: exercício intenso ou moderado (enquanto rezava para que fosse este último).

Querem saber o que descobri?

Ao realizarmos exercício físico intenso consumimos grandes quantidades de oxigénio e, em consequência produzimos radicais livres em grande quantidade. Conclusão: o organismo não consegue absorver os ditos radicais livres à velocidade necessária, o que se pode traduzir em danos para o organismo (por ex. articulações inflamadas, doenças cardíacas, umas rugazitas a mais, etc.).

E antes que fiquem a pensar que o melhor então é fazer zapping (eu até tinha alguma esperança...), o exercício físico moderado (30min de caminhada, por exemplo) é extremamente benéfico para a nossa saúde e bem-estar. Este estimula a produção de enzimas antioxidantes, defendendo o nosso organismo contra os radicais livres (promove o nosso bem-estar, previne as doenças e retarda envelhecimento - só coisas boas portanto!).

Foto: Google images - Autor não identificado

Fonte: BROWN, Sally; Para viver mais e melhor; Porto Editora; Porto, 2006.

11 comentários:

  1. Assim se conclui que sempre é verdade a tal frase: o que é demais...
    Moderação em tudo é o que se quer!! :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho de me fazer á estrada!
    Estou mole em todos os sentidos hehehhe

    ResponderEliminar
  3. Mas eu continuo a preferir o intenso, faz-me esquecer os problemas :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho saudades das minhas caminhadas matinais!!
    Todos os dias 45 minutos, mas agora a amanhecer mais tarde já não dá.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que bom saber isto, porque o meu exercicio é moderado, yupiii estou no caminho certo! Bj**

    ResponderEliminar
  6. Ioga é óptimo. A posição da imagem parece difícil mas super relaxante.

    ResponderEliminar
  7. Basicamente... devemos fazer mesmo é exercício físico! A mim faz-me falta... sou cada vez mais viciada! Costumo dizer que é o meu ansiolitico ;)
    Beijinhos Mafalda

    ResponderEliminar
  8. Ai Mafalda ... actualmente nem intenso nem moderado! :(

    Mas com a mudança de casa vou ter muita ginástica para fazer ah ah ah

    Beijokas

    ResponderEliminar
  9. Olá Mafalda!

    Durante muitos anos fui nadadora, tudo começou com meus 9 anos, depois que me foi diagnosticado asma. Tive a sorte de não reagir negativamente ao cloro e este desporto fez-me muito bem, perto dos 30 parei, mas a paixão pela natação ficou.

    É um desporto muito completo, exercita todo o corpo e podes fazer ao teu ritmo.

    A alguns anos, assisti a uma palestra na Universidade onde alguns médicos defendiam que o exercício físico de impacto é altamente maléfico para o ser humano, a própria corrida não é nada aconselhada, pois coloca o coração a trabalhar em esforço, exposto ao trepidar do corpo durante a corrida, é uma violência contra este órgão vital. Os desportos de médio e alto impacto, exercem sempre algum tipo de agressão a vários órgãos do nosso corpo. Nunca mais esqueci o essencial da palestra. Muito teria a dizer, mas defendo uma caminhada suave, 30m por dia é suficiente, em ambiente agradável, não esquecendo dos alongamentos, muitíssimo importantes no início e término da caminhada. É o que recomendou o cardiologista da minha sogra, também ele, é contra estes desportos de alto impacto.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Ok 30minutos não é nada mau. Faço muito mais e subo mesmo muitas escadas (que remédio).

    ResponderEliminar
  11. Moderação e equilíbrio, para pessoas normais...
    Exercícios hard apenas para os atletas e com um bom acompanhamento.
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails