quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Planeie já o orçamento familiar para 2012

Basta abrir um jornal, ou ligar a televisão, para sabermos que o próximo ano promete um aperto de cinto às famílias portuguesas (e não só).

Havendo ou não crise financeira, é importante para a nossa felicidade deter controlo sobre o nosso dinheiro (ao invés de ser ele a controlar-nos a nós). Assim, sugiro que comece desde já a planear o seu orçamento familiar para 2012.

Ao lado está um exemplo de orçamento que adaptei de um modelo da microsoft (clique duas vezes na imagem para o conseguir ver ou clique uma vez e copie para o seu computador), no qual se pode basear para elaborar o seu próprio orçamento. Não consegui colocá-lo para download, mas se o quiser em formato Excel, para o adaptar às suas necessidades, envie-me um e-mail a solicitar-mo.

Eis algumas dicas para elaborar o seu próprio orçamento:

- analise os seus custos do ano passado (através de extractos bancários, recibos de compras, etc.) e calcule os seus gastos anuais;

- divida esses gastos anuais, por doze meses. Se por exemplo contar mensalmente com despesas periódicas como o seguro do carro e dispuser dinheiro de lado para o efeito, já não custará tanto na altura de o pagar;

- acrescente aos valores mensais o valor da inflação (sim, porque os preços vão subir) e de impostos que sabe há partida que vão ser mais elevados (como o caso da electricidade, que agora tem um IVA de 23%);

- caso este sistema lhe pareça complicado, registe todas as suas despesas diárias no mês de Janeiro e extrapole para o ano inteiro. Adicione o valor das despesas periódicas que espera vir a ter;

- inclua, se possível, gastos com alguns mimos, como as férias, idas aos ginásios, etc. (estes também pesam no orçamento);

- acrescente ou retire categorias que se adaptem às suas necessidades (pode por exemplo incluir o salário do seu parceiro se viver com alguém, pode incluir despesas com animais se os tiver, pode retirar despesas com crianças se não tiver filhos). O importante é que faça sentido para si;

- o exemplo que estou a dar é não só de um orçamento, mas de um registo das despesas mensais (antigamente eu só registava as despesas). A verdade é que assim pode controlar se os seus gastos estão ou não a ir além do previsto;

- para este controlo resultar necessita de registar os seus gastos diários e copiá-los uma vez por mês (no meu caso registo em formato de papel - se quiser posso publicá-lo também - e mensalmente copio os totais. Antigamente tinha um sistema em que registava no computador e os totais mensais eram calculados automaticamente, mas como havia dias em que não me apetecia de ligar o computador, acabava por desistir e o controle das minhas contas ia por água abaixo). Pense por isso antecipadamente, num sistema que sabe que vai conseguir manter;

- não se esqueça de calcular igualmente as suas receitas;

- no caso das receitas não cobrirem as despesas faça uma distinção entre as despesas obrigatórias (por exemplo a prestação da casa) e corte em despesas que não são tão necessárias (refeições fora de casa por exemplo) ou reduza-as (não adquirindo, por exemplo, presentes tão caros). Pode igualmente usar a sua criatividade e criar um rendimento extra;

- não incluí na imagem (e agora confesso que já não estou com paciência para alterá-la), mas pode incluir no quadro "poupanças/investimentos" uma categoria com o título "fundo de emergência", onde poderá destinar algum dinheiro para eventuais imprevistos que possam surgir na sua vida .

Apesar da crise, acredito que com o controle do nosso dinheiro e das nossas próprias vidas, conseguimos reduzir o stress negativo e a ansiedade... e sem eles, somos bem mais felizes!

Imagem: Mafalda S.

32 comentários:

  1. Mafalda pode enviar-me o ficheiro em excell? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Não sei se quero fazer isso, acho que me dá um ataque quando vir a conta final!

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu só cheguei á coclusão q preciso dum orçamento anual este mês.
    E bianual. E trianual. E tetranual. E pentanual. E mais mas não consigo pensar além de 5 anos com o orçamento que tenho agora. Iria fazer-me sentir muito mal.

    ResponderEliminar
  4. Olá, gostei muito desse modelo de orçamento, você pode me enviar por e-mail faformozo@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, sera k pode enviar me o ficheiro em formato excel? obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá! Meus parabéns pelo seu Blog, consulto diariamente e funciona como uma auto ajuda neste mundo caotico...
    se me podesse enviar o modelo de orçamento, agradecia, o meu email é frederica.a.sousa@gmail.com

    obrigada e continue a ajudar-nos a sermos mais felizes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá boa tarde gostei muito desse modelo de orçamento. será possivel enviar nadiasacarvalho@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Olá, seria possível vc enviar essa planilha no excel para meu email? pedreti@ig.com.br
    Agradeço a atenção
    Renata

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, gostei muito desse modelo de orçamento. É possível enviar? Obrigado. jpdsmachado.mat@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Mafalda,

    Gostei muito do seu blog e do seu modelo de orçamento. Seria possível enviar-mo por e-mail.
    fernandes.mrs@gmail.com
    Obrigada,

    Rosário Fernandes

    ResponderEliminar
  11. Olá Mafalda,

    o seu blogue é uma inspiração. Tenho-o percorrido post através de post, é altamente viciante! ^_^

    Será que podia enviar este modelo em formato excel para: mirtilosvendaonline@gmail.com

    Clara

    ResponderEliminar
  12. Olá Mafalda
    sou leitora assídua do blog, e desde já lhe dou os parabéns. É a primeira vez que comento e logo para lhe fazer o pedido se me pode enviar este modelo de gestão financeira em excell para
    ttecas@gmail.com
    Obrigada pelas dicas fantásticas
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Parabéns e Feliz 2014
    É a primeira vez que comento, venho pedir-lhe o seu modelo de excell de gestão financeira, se possível para mariaivonem@gmail.com
    Agradeço pela bondade e desprendimento na partilha dos seus conhecimentos, experiências e pesquisas.
    Abraço
    Ivone Moura

    ResponderEliminar
  14. olá, boa noite
    Seria possivel enviar me esse modelo de excel de orçamento familiar?
    pedrogoncalves_12@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
  15. Olá, boa noite
    será que me pode enviar o modelo de excel para o orçamento familiar?
    CristinaSantos2003@hotmail.com
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  16. olá

    Podia-me enviar o modelo de excel do orçamento familiar?

    Obrigada
    e Excelente ideia

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. olá Mafalda podes enviar a folha de excel para o meu mail? Obrigada. mgc@sapo.pt

    ResponderEliminar
  19. olá Mafalda podes enviar a folha de excel para o meu mail? Obrigada. ac_mix@hotmail.com

    ResponderEliminar
  20. Bom dia Mafalda. Será que me pode enviar o modelo em Excel do o orçamento familiar?
    ciderlei@gmail.com

    ResponderEliminar
  21. Bom Dia,
    Sera que me pode enviar o ficheiro em excel para o mail:pcosilva.2010@gmail.com
    Obrigada pela atençao
    Feliz dia

    ResponderEliminar
  22. Ola Boa noite, Gostei muito do modelo de orçamento. Pode enviar para o meu email ? raquelmangualde@hotmail.com. Boa continuação

    ResponderEliminar
  23. Pode enviar me? dianafrancisco@msn.com

    ResponderEliminar
  24. Fantastico pode enviar me pf? pedro07rodrigues@gmail.com

    ResponderEliminar
  25. BOA NOITE, MAFALDA!
    PODERIA ME ENVIAR POR EMAIL?!
    YASMINNGUTERRES@HOTMAIL.COM

    ResponderEliminar
  26. Boa noite td bem poderia me enviar este modelo alexandro-d@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar
  27. Bom dia, Poderia enviar esta planilha por meu e-mail. urquiza.alesssandra@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  28. Olha só o pinterest mostrando o seu poder!! Artigo de 2011 e eu lendo em 2020.

    ResponderEliminar
  29. Olá Mafalda, tudo bem?
    Poderia me mandar o excel com a planilha? e-mail: isags07@hotmail.com
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  30. mafalda boa noite, será que voce poderia me enviar essa sua planilha e a planilha de lista de compras que voce criou uns anos atras por email, por gentileza?
    meu email é ghlongo_zilao@hotmail.com ou ghlongo91@gmail.com
    desde já muito grato, e parabéns pelas dicas, conteudo excelente

    ResponderEliminar
  31. Bom dia Mafalda, tem como me enviar a planilha em Excel? ulcastro@gmail.com suas dicas são TOP!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails