quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Das queixas da falta de tempo

Não são poucas as vezes em que ouço comentários (em tom zangado, diga-se) do género: "Nunca arranjas tempo para nos visitares!", "Quando vens cá andas sempre a correr, nem ficas mais tempo para conversar connosco!", "Então e aquele jantar que combinámos à meses? Quando arranjas tempo para sair connosco?".

Na verdade, gostava de dar resposta a todas as solicitações, mas tenho muitos afazeres em mãos. E, para ser sincera, estes comentários não ajudam nadinha, pois fazem-me sentir culpada.

No trabalho tenho imensa responsabilidade e para mal dos meus pecados uma colega vai estar de baixa prolongada, o que se traduz em mais trabalho para os meus lados. À parte disto, este ano estou a coordenar as actividades em grupo das instituições de todo o concelho, estou a organizar um seminário e tenho ido a diversas formações. Claro que também lido com as tarefas domésticas e, dedico tempo diariamente para a minha família (disso não abdico, obviamente). Por acréscimo vem a minha pesquisa sobre o tema «felicidade», a implementação do que pesquiso na prática e a escrita neste blog (que é, a bem dizer, uma das actividades que mais felicidade me traz).

Tenho consciência que realizo demasiadas tarefas, mas a verdade é que as tenho de priorizar e tirando a família nuclear, nem sempre tenho tempo para a restante família e amigos. Estou a tentar dar atenção a todos, e por incrível que pareça, tenho actividades combinadas para todos os fins-de-semana até ao 2.º, de Dezembro. Mas isto também cansa!

Sinto muito menos stress comparativamente ao ano anterior, o que me deixa bastante optimista!E só há um motivo para tal: estou a melhorar aos poucos a minha gestão de tempo. Sei que chego lá... mas esta organização/revolução que estou a implementar na minha vida leva o seu tempo (cá estou eu a bater na mesma tecla), por isso só gostava que algumas pessoas entendessem que me estou a esforçar.

A família mais próxima não se queixa... é bom sinal! É uma questão de prioridades, por isso no tempo livre que tenho, escolho estar com eles.

Foto: Mafalda S. - "Tempo" (Budapeste, Hungria)

12 comentários:

  1. Pelos as tuas prioridades estão a ser cumpridas!
    Beijinhos e desejo de mais tempo, para ti e para mim

    ResponderEliminar
  2. Como eu compreendo este teu desabofo :)

    ResponderEliminar
  3. Claro, a nossa familia directa tem prioridade. E de certeza que os restantes familiares que te dizem isso não o fazem por mal, é por gostarem de ti e quererem mais a tua companhia. Beijinho e óptima quinta feira.

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda :)

    Claro que estás no bom caminho! E se estás de consciência tranquila, mais uma razão para continuares assim. Fazes muito bem em priorizar a família.
    A falta de tempo é um mal geral, poucos lhe escapam.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Minha querida! Boa postagem.
    A verdade é que sempre tenho tempo pra tudo que gosto. Mas para o que não gosto de fazer, aí vem a falta de tempo.
    Se organizarmos haverá tempo pra tudo.
    Abraços! Um belo dia pra ti.

    ResponderEliminar
  6. Acho que fazes bem a familia xta sempre em primeiro lugar e penso que as outras pessoas deverao saber isso...sao esses pequenos momentos do dia a dia que passamos em familia que nos dao força e animo para a semana toda por isso axo k fazes bem em nao abdicar deles..bjinho

    ResponderEliminar
  7. Se reclamam sua ausência é por gostarem de ti, mas se você não tem tempo, por gostarem de ti, vão entender a sua ausência.Eu penso assim...

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Compreendo este texto na perfeição! Por muito que nos esforcemos haverá sempre alguém a queixar-se. Interessa é que estejas a cumprir as tuas metas, e por vezes dizer não também nos dá algum descanso. Para mim a gestão do tempo é o meu calcanhar de Aquiles, mas tudo se supera devagar e com paciência. Família nuclear só há uma e fazes bem em aproveitar todos os bocadinhos para a mimares.

    ResponderEliminar
  9. Acho que este problema é geral...
    Entendo completamente!!

    Beijinhos Iluminados!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  10. Concordo inteiramente contigo e sofro do mesmo mal!
    Mas muitas vezes, temos de dar prioridades a certos aspectos da nossa vida.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. A nossa vida é feita de eleições de prioridades.
    No entanto confesso que por vezes também sinto que desde que queira consigo arranjar tempo para tudo.
    BATA QUERER
    :)

    ResponderEliminar
  12. Esse post vem de encontro ao que tem se passado comigo, até escrevi sobre a pressa....a nossa correria diária.....as vezes parar é preciso, reorganizar a agenda....e não esquecer nunca de fazer o que nos da prazer!!!
    Muito lindo seu blog!!
    Beijo

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails