quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O poder de um sorriso

Todas os dias dedico algum tempo a visitar os idosos da minha Instituição. Passeio pelas salas, pergunto como estão, ouço os seus desabafos ou alegrias e desejo-lhe os bons dias... com um simples sorriso.

Até há um tempo, não me apercebia do verdadeiro poder do sorriso. Não pensava que esse pequeno gesto fizesse assim tanta diferença. Mas um certo dia, o "Ti Manel" (chamemos-lhe assim), pegou-me na mão e disse-me: "Tenho de lhe dizer que o seu sorriso matinal, ilumina o resto do meu dia. Pode até ter mil e um problemas (disfarça bem!), mas tem sempre um sorriso para nos dar. Acredite que me fico a sentir melhor, obrigada por isso!". Com um comentário destes, eu própria «ganhei o dia» (e distribuí certamente mais sorrisos do que o habitual).

Acredito piamente que a nossa simpatia, humor e sorriso, podem espalhar sementes de boa energia, um pouco por todo lado.

Isto recorda-me uma outra história, descrita no livro "Inteligência Emocional" de Daniel Goleman, ora vejam:

"Era uma tarde de Agosto em Nova Iorque, insuportavelmente quente e abafada, um daqueles dias em que o suor e o desconforto tornam as pessoas taciturnas e irritadiças. Eu estava de regresso ao hotel e quando entrei no autocarro, em Madison Avenue, fui surpreendido pelo condutor, um negro de meia idade com um sorriso entusiasta, que me acolheu com um amigável «Viva, como vai isso?», saudação que dirigiu a quantos iam entrando enquanto o autocarro ia avançando a passo de caracol por entre o denso tráfego da Baixa. Todos os passageiros ficavam surpreendidos como eu e, fechados no sombrio estado de espírito que o dia propiciava, poucos respondiam ao cumprimento.

À medida, porém, que o autocarro ia progredindo lentamente pelas ruas, ocorreu em todos nós uma gradual e mágica transformação. O condutor manteve um incessante monólogo em nosso proveito (...). Quando as pessoas saíam do autocarro, já sacudidas para fora da sombria concha onde se tinham fechado, e o motorista lhes lançava um «Até à vista, tenha um óptimo dia», todos lhe respondiam com um sorriso. (...)


(...) imaginando o virús de boa-vontade que deve ter-se espalhado pela cidade, transportado pelos passageiros do autocarro, compreendi que aquele motorista era uma espécie de pacificador urbano, um mago dotado do poder de transmutar a saturnina irritabilidade que envolvia os seus semelhantes, de suavizar-lhes e abrir-lhes um pouco o coração".

É verdade, um simples sorriso pode mudar muita coisa. Quanto a mim, decidi, vou sorrir mais vezes.

Foto: Ellyn Rivers

13 comentários:

  1. Olá Mafalda, concordo em tudo com este teu texto!
    Um sorriso não custa nada e só temos é a ganhar com ele porque além de dar-mos aos outros também faz de nós pessoas mais alegres.
    Beijinhos e muitos sorrisos para ti =))))

    ResponderEliminar
  2. O poder do sorriso é igual ao poder de uma cara feia e irritada... Só temos de escolher que expressão vamos usar para contaminar os outros, se a positiva, se a negativa :)

    Óptimo texto, obrigada.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. O poder do sorriso é imenso :)
    Bom dia para ti. Bj**

    ResponderEliminar
  4. Aqui deixo um sorriso enorme para ti. Boa quarta-feira.

    ResponderEliminar
  5. Lindo minha querida!
    Um simples sorriso ilumina nossa vida.
    Imagino a felicidade desses idosos...
    Abraços!Tudo de bom e uma tarde abençoada pra ti.

    ResponderEliminar
  6. Eu costumo sorrir e gosto de ver sorrir.

    :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda;

    concordo plenamente com o teu texto e normalmente sorrio para todas as pessoas mas aquelas que quase sempre retribuem o sorriso são as crianças e os idosos:) Porque será?

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  8. Eu Acredito piamente nisto! E costumo por em prática :D

    ResponderEliminar
  9. É verdade, e quando trabalhava ao público notava isso mesmo. Pessoas que entravam com cara de poucos amigos, e que saiam satisfeitas com um sorriso.
    Ou então até mesmo eu, que estou num daqueles dias e que depois de encontrar uma pessoa simpática, sorrio e fico bem melhor.

    Sabe sempre bem alguém nos receber com um sorriso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que lindo seu blog! Que bem que me fez!

    O sorriso é um sol que pode afugentar as nuvens da vida de alguém!

    Beijos carinhosos! Estarei sempre a te visitar!

    ResponderEliminar
  11. Eu amo sorrir!! ADOROOOO!!
    Crianças e idosos são seres especiais!!

    Beijinhos Iluminados e meu melhor sorriso!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  12. Às vezes pomos de parte um gesto tão natural, como um sorriso. Fechamo-nos na nossa concha e isolamo-nos do resto do mundo mas esquecemos que fazemos parte desse mesmo mundo, em que todos contribuímos para a vida em sociedade. Ora, não há nada melhor do que um cumprimento com um sorriso! :) :) :) bjs

    ResponderEliminar
  13. Excelente Artigo!
    A frase final deveria ser pintada em cima da cama de todos, para que pudessem dormir e acordar lembrando-se de sorrir mais.
    Bruno Juliani
    http://www.abracoaching.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails