sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Sugestão da semana #31: «escrita terapêutica»

Sabe quando algo corre mal (ou imagina que vai correr) e faz um filme na sua cabeça? Imagina detalhadamente o que estarão a pensar de si, não consegue concentrar-se em mais nada senão nas imagens negativas que lhe vêm à cabeça, espera que lhe aconteça o pior... 

É normal termos estes pensamentos após um acontecimento negativo. Contudo, em algumas pessoas os mesmos tornam-se demasiado repetitivos, exagerados e sem qualquer sentido. Esta forma de pensar, em psicologia, chama-se de "ruminação" e gera uma forte ansiedade.

Eu que era quase uma "ruminadora" profissional, estou a melhorar. Se esse é o seu caso, tenho um exercício para propor-lhe, para controlar esses pensamentos. Trata-se da escrita terapêutica.

Pegue num caderno e durante 15 a 30 min, escreva sobre todas as suas preocupações, pensamentos ou sentimentos mais perturbadores. Escreva sobre aquilo que o anda a deixar ansioso. 

Pode falar sobre o que lhe aconteceu no passado, como se sente presentemente, ou o que teme no futuro. Fale do estado das suas relações com os outros, quer os problemas sejam em casa, com amigos, ou no trabalho. Fale de si, do que foi, do que é e do que quer ser. Fale do que o está a impedir de ser totalmente feliz.

Faça este exercício durante 4 dias. Após isso, pegue em cada texto e nos 4 dias seguintes vai proceder de outra forma. Imagine que estava a ler uma carta do seu melhor amigo e que era ele que lhe relatava os seus problemas. Com a lista de problemas que leu, que conselhos lhe daria? Que plano elaboraria, para  alcançar os seus objectivos? Que ideias tem para superar os obstáculos? Como distinguiria os pensamentos realistas dos irrealistas? Consegue encontrar alternativas de pensamentos mais realistas, que minorem o sofrimento e a ansiedade?

Apesar de não resultar com toda a gente, de modo geral, este exercício poderá ajudá-lo do seguinte modo:
- organizando os seus pensamentos;
- ajudando-o a encontrar soluções;
- fazendo-o ver os problemas de outra perspectiva, dando-lhes um outro significado.

Concentre-se nas soluções e tenha um final de semana feliz!

Foto: signora oriente

8 comentários:

  1. Gosto bastante de escrever, mas normalmente não escrevo sobre as minhas preocupações!

    ResponderEliminar
  2. Tenho mesmo de experimentar isto. Já estou a ver a ideia. Assim concentramos atenções nas soluções e não somente nos problemas. Gostei.

    ResponderEliminar
  3. Já algumas vezes pensei escrever sobre a ansiedade que tanto me incomoda e os motivos ou a falta deles, mas depois, por causa da desarrumação dos pensamentos, parece que não me sai nada de estruturado. Quem sabe, o que preciso mesmo é de os escrever para eles se arrumarem... Obrigada pela dica!

    A segunda parte do seu post vai ao encontro de um conselho que sempre me deram, para ser a minha melhor amiga, para ser tolerante e meiga comigo tal como tento ser com os outros.

    ResponderEliminar
  4. Bem haja pelo seu blog e pela sua partilha .Eu que tambem sei o que é ruminar pensamentos, POR VEZES TÃO TEIMOSOS.É verdade a escrita ajuda mt.Mas adoro o facto de ter uma melhor amiga e poder partilhar c ela os meus pensamentos.
    Tudo ajuda
    Um bj mt grand de alguem k aprecia mt o seu trabalho
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Bem, parece que estás a falar de mim... reconheço que sou a minha própria inimiga, sempre a "sabotar" a minha vida... vou ter que experimentar este exercício, mesmo sendo um pouco difícil escrever sobre mim e sobre coisas tão pessoais... traumas de adolescente.
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Fantática ajuda, Mafalda! Afinal problemas e preocupações quem não os tem?

    Obrigada por essa postagem iluminada!!!

    Bjs e fique com Deus
    1

    ResponderEliminar
  7. ´Penso que é uma terapia fantástica. Obrigada pela partilha.
    Bom fim de semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Há alguns anos comecei um "caderno de pensamentos tumultuosos" e hoje questionava-me por que só me lembro dele nos dias de tempestade.
    Obrigada por me fazer ver que escrever sobre o lado menos bonito das nossas vidas não é um absurdo.
    C.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails