terça-feira, 25 de junho de 2013

Eles não desistiram: 20 fracassos de pessoas famosas

Quantas vezes ficamos desmotivados perante os nossos fracassos e... desistimos. Quer sejam as resoluções de Ano Novo, pequenos objectivos do dia-a-dia, ou grandes sonhos que acalentamos, todos estão sujeitos a incumprimentos, erros e fracassos. Faz parte da vida.
Por isso, aceite estes percalços como lições, e persista. Os sonhos só são alcançáveis, se se erguer após cada queda. A persistência é o segredo, o trabalho o caminho e a concretização dos sonhos a recompensa. Duvida?
Vou contar-lhe as histórias de quem caiu vezes sem conta e, mesmo assim, nunca deixou de acreditar.
1. Albert Einstein

O génio da física e galardoado com um prémio Nobel, foi categorizado na infância como "mentalmente lento". Só conseguiu falar aos 4 anos e ler aos 7. Achavam que era um caso perdido e também foi recusada a sua admissão na Escola Politécnica de Zurique. Antes da comprovação da sua teoria era alvo de chacotas no meio científico, pois diziam que não passava de um sonhador. Pois... mas quem ficou para a história foi o Einstein, porque aqueles que o subestimaram, esses sim estão esquecidos.

2. Alexander Graham Bell

Também tentaram "cortar as asas" ao homem que revolucionou o mundo, ao ter inventado o telefone. Quando Bell propôs ao presidente da Western Union a produção do telefone, a resposta que o presidente da empresa lhe deu foi "Que uso é que a nossa empresa poderia fazer com um brinquedo destes?". Felizmente para nós, que não desistiu do seu sonho.

3. Charlie Chaplin


Hoje é considerado um dos ícones do cinema mudo. Mas antes de ter sucesso, recebeu uma data de respostas negativas. Achavam que ninguém iria pagar para assistir aos seus filmes. Mas afinal...

4. Charles Schulz


Na escola nunca conseguiu que a sua banda desenhada fosse publicada, apesar de a enviar todos os anos para o respectivo Anuário. Mas não desistiu do seu sonho: queria fazer da banda desenhada a sua vida profissional. Tentou trabalhar para a Disney. Também não conseguiu... Mas mais uma vez não desistiu. Criou o Snoopy e os amigos, que todos conhecemos. Schulz jamais imaginaria que a sua persistência valeria mesmo a pena. A sua banda desenhada acabou publicada em 75 países.

5. Elvis Presley


A recepção após a primeira actuação de Elvis não foi das melhores. Para além de ter sido despedido, o seu manager ainda lhe disse que ele não iria longe e que o melhor que fazia era... continuar a conduzir o seu camião. Felizmente, Elvis não acreditou no que lhe diziam. E fez bem. Tornou-se no segundo artista com álbuns mais vendidos de sempre.

6. Jerry Seinfeld


Seinfeld entrou numa série, mas cortaram a sua personagem ao fim de 3 episódios. A primeira actuação em stand-up comedy também não correu nada bem. Extremamente nervoso, ao olhar para a audiência bloqueou completamente. Recebeu vaias do público, sendo expulso do palco. Mas Seinfeld não desistiu. Voltou no dia seguinte, mais preparado, e teve um desempenho fantástico. Esforçou-se igualmente por melhorar enquanto actor e hoje é um caso de sucesso.

7. Fred Astaire


O seu primeiro casting não lhe poderia ter corrido pior. O director da MGM disse-lhe que ele não sabia actuar, nem cantar, que era um pouco careca e que a dança nunca seria o seu forte. Bem, isto poderia ter sido um verdadeiro rombo na sua auto-estima. Contudo Astaire, continuou a acreditar no seu sonho e em si mesmo. E fez bem. Ficou para sempre na história do cinema, com as suas actuações fabulosas.

8. Henry Ford


Henry Ford foi um mestre da persistência, pois antes de ser bem sucedido, foi à falência... cinco vezes!!! Aliás, até chegar ao topo foi  alvo constante de chacota. Os que o criticavam diziam que o homem nunca substituiria os cavalos por máquinas. Pois... enganaram-se. Ford deixou também frases memoráveis e inspiradoras, tais como "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência" ou "Não encontro defeitos, encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se".

9. J.K. Rowling


Já havia dedicado um post há história de vida de J.K. Rowling. Envolvida nas malhas da pobreza, Rowling escrevia em bares enquanto a filha dormia. Ia criando assim a história de Harry Potter. Ser escritora, sempre fora o seu sonho... No entanto várias editoras recusaram o seu livro, e só o conseguiu publicar 7 anos depois de o ter começado a escrever. Mesmo a primeira edição era só de 1000 exemplares (500 dos quais, destinavam-se a bibliotecas). Mas Rowling ficou felicíssima com a publicação, que aliás fez logo muito sucesso. E daí por diante, foi sempre a subir...

10. Ludwig van Beethoven


Aquele que é considerado um dos compositores mais talentosos e respeitados de todos os tempos, teve um início de vida conturbado. Era desajeitado com o violino e preferia tocar as suas próprias músicas, ao invés de aprimorar a sua técnica. O seu professor irritava-se com o seu comportamento e considerava-o um fracasso como compositor. Ainda bem que Beethoven acreditou mais em si e menos nos outros!

11. Marilyn Monroe


A carreira de Marilyn não lhe caiu do céu. No primeiro contacto que teve com a Columbia Pictures foi rejeitada, pois consideraram que ela não era suficientemente bonita, nem talentosa, para actuar no cinema. Recebeu várias recusas e comentários depreciativos, mas manteve-se firme na decisão de querer ser atriz. E a verdade é que se tornou num dos ícones mais emblemáticos de Hollywood.
12. Michael Jordan


Jordan foi afastado da equipa de basquetebol na escola. Chorou na privacidade do seu quarto, mas não desistiu. Passou a treinar 2h diárias para poder voltar à equipa. Não só conseguiu voltar, como acabou por levá-la aos campeonatos. E como o próprio Jordan refere, as falhas que teve é que o levaram ao sucesso. Hoje é considerado um dos melhores jogadores de basquetebol de sempre.

13. Oprah Winfrey


Também já falei da história de Oprah, alguém cuja vida parecia condenada ao fracasso. Vítima de violência doméstica, abusada sexualmente por familiares, deprimida e levando uma vida promíscua. Para além disso, quando decidiu enveredar pelo jornalismo foi afastada do noticiário, pois envolvia-se emocionalmente nas reportagens que fazia. Disseram-lhe que não tinha perfil para a televisão. Aceitou assim com mágoa, uma participação num programa diurno. Este, contudo, viria a tornar-se num sucesso de audiências. Daí seguiu para Chicago, onde criou o  Oprah Winfrey Show, um sucesso que durou 25 anos. E hoje tem o seu próprio canal de televisão. Quem diria...

14. R.H. Macy


Macy ainda superou o Henry Ford, pois faliu umas inacreditáveis 7 vezes!!! Mas depois disso, construiu uma das maiores cadeias de lojas dos Estados Unidos, a Macy's. Extraordinária a sua persistência.

15. Stephen King


Stephen King sonhava em ser escritor, mas viu o seu livro "Carrie" rejeitado por 30 editoras! Ficou tão desiludido que deitou o manuscrito no lixo. Felizmente, tinha o apoio condicional da esposa que não só foi buscar o livro de volta, como insistiu com o marido para tentar publicá-lo. E valeu a pena. King transformou-se num sucesso de vendas, tendo vendido até hoje mais de 350 milhões de cópias.

16. Steve Jobs


Steve Jobs ficou para a história como um homem de sucesso e alguém que nos deixou uma série de frases inspiradoras como: "Você pode encarar um erro como uma asneira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direcção" ou "Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Tudo o resto é secundário". Contudo, o seu percurso nem sempre foi brilhante. Desistiu da escola e teve de sair da própria empresa, a Apple. Aos 30 anos ficou devastado. No entanto, ele considerou essa "queda" como algo positivo. Foi graças a ela que mudou a sua forma de agir e entrou num dos períodos mais criativos da sua vida. Regressou à Apple e, sob a sua orientação a empresa entrou em ascensão, tendo sido criados vários produtos icónicos como o iPod, o iPhone e o iPad.

17. Steven Spielberg


Quem diria que o génio do cinema foi rejeitado não 1 mas 3 vezes na Universidade de Teatro, Cinema e Televisão do Sul da Califórnia. Mas as rejeições não o demoveram. Foi estudar para outra Instituição, tendo-se tornado realizador antes de terminar o curso (só completou a licenciatura 35 anos depois). O certo é que Spielberg se tornou num dos realizadores mais bem sucedidos de sempre.

18. The Beatles


A banda icónica não só foi rejeitada pela editora onde tinham gravado 15 músicas, como ainda lhe disseram que não gostavam da sua música, jamais teriam sucesso e que as guitarras estavam em declínio. Não podiam estar mais enganados...

19. Walt Disney


Disney saltou de emprego em emprego no início da sua carreira. Foi despedido de cartoonista num jornal, sendo acusado de falta de criatividade. O seu primeiro estúdio faliu. Tentou junto dos estúdios da MGM vender a ideia do "Rato Mickey". Contudo disseram-lhe que um rato no ecrã nunca iria resultar, iria assustar as mulheres. Apesar de vários falhanços, Disney esforçou-se por melhorar e a sua empresa faz hoje o sonho de miúdos e graúdos.

20. Winston Churchill

 
Churchill reprovou na escola, tinha dificuldades na fala e, inicialmente não acolhia muitas simpatias no parlamento. Perdeu várias eleições, mas teve sempre fé em si mesmo. Chegou ao cargo de primeiro-ministro britânico, conduzindo inteligentemente o país na época conturbada da 2.ª guerra mundial. Recebeu igualmente o Nobel de Literatura pelas suas memórias de guerra e pelo seu trabalho literário e jornalístico anterior aos tempos de primeiro-ministro. É também conhecido pelas suas frases inteligentes que se aplicam na perfeição ao tema deste post:

"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo".
"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade;
o optimista vê oportunidade em cada dificuldade".

Não deixe de sonhar...

Fontes de informação: Excepto relativamente à Oprah (informação retirada da sua biografia), todas as outras informações foram recolhidas na Internet (não tendo sido verificadas bibliograficamente).
Fotos: Google images - Autores não identificados

15 comentários:

  1. Já conhecia algumas histórias, mas é bom ver que nem tudo é fácil e provavelmente estes "fracassos" diriam que o objectivo lhe soube muito melhor :)
    Logo, nós tb temos essa oportunidade!
    Não deixar de sonhar é sem dúvida um dos melhores conselhos...
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  2. Que post mais inspirador! Muito, muito, obrigado Mafalda! :)

    ResponderEliminar
  3. Só por esses dias vi esse seu post, muito incentivador, lindo mesmo. Sempre leio seu blog, mas minha Internet anda a manivela e evito comentar. Obrigada!! e Bom Dia!!

    ResponderEliminar
  4. Esqueceram de Machado de Assis

    Luan Pablloh

    ResponderEliminar
  5. Num mundo de milhares de milhoes de humanos... ha uma pequenissima percentagem de pessoas com um pensamento diferente... os que seguem rigorosamente e numa desistem de seus sonhos, mesmo estando desanimados e sem energia... Eu sou um deles XD
    Pois se queremos ter sucesso teremos que ser DIFERENTES do povo tradicional

    ResponderEliminar
  6. Esqueceram do Cafú que passou por varias peneiras sem sucesso e hoje é penta. :D

    ResponderEliminar
  7. fracassei 3 vezes tentando montar meu poprio negocio, voltei trabalhar de servente de pedreiro, mas voltarei a tentar de novo por causa dessas historias me inspiraram a proseguir!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Invista, persista, pois só os que caíram se levantaram um dia!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  8. Excelentes historias de sucesso, motivadoras... cabe a nos tbm não desistir mas persistir..

    ResponderEliminar
  9. Eu sou um sonhador cheio de sucesso mas vem. Sempre o insucesso n tenho explicaçao pk me acontece os sucesso e o insucesso ao mesmo. Tempo mas acredito e tenho a certeza que nasci para ser um vencedor é uma batalha que esta a ser me mt dificil mas sei q vou conseguir tem me roubado todos os meus sucessos mas sei e confio em mim e vou ter a mh vitoria
    Pk sou um sonhador e lutador nato

    ResponderEliminar
  10. Obrigado!
    Serviu me muito de incentivo

    ResponderEliminar
  11. Sou um fracassado buscando sucesso, porém o segredo do meu sucesso é Jesus.

    ResponderEliminar
  12. Adorei estas histórias de motivação , estou cada vez mais decidido a completar a minha licenciatura em design de comunicação . Muito obg por estas histórias motivadoras .

    Tiago Guedes

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails