quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A importância de respeitar os outros

Há dias lia um texto da Catarina Fonseca, na revista Activa, e não podia concordar mais com ela.

As suas palavras foram as seguintes: 
"Não valorizamos as pessoas bem educadas. As que conseguem fazer-se ouvir sem megafone. As  que não poluem o mundo.

É tão mais fácil falar alto e empurrar os outros. É tão mais fácil ser bruto. Depois dizemos 'Ai eu sou muito directa, comigo é tudo pão pão, queijo queijo, digo tudo o que penso'. Isso não é honestidade, é malcriadice, preguiça e egocentrismo. As pessoas delicadas também dizem o que pensam: mas sabem dizê-lo sem magoar os outros. Não são hipócritas: são generosas. Dão-se a esse trabalho. Porque ser delicado dá trabalho".

Subscrevo, de todo, estas palavras. Se queremos viver numa sociedade mais feliz, temos de dar o nosso contributo pessoal. Não podemos ser felizes à custa dos demais.

Porque não mostrar um sorriso às pessoas com quem se cruza? Porque não ser simpático com quem se dirige a si? Porque não falar às pessoas com respeito (mesmo que tenham opiniões diferentes)?

A verdade é que as emoções são contagiosas e ao mostrar-se mau-humorado, antipático e desrespeitador para com os outros, acaba por influenciá-los a agir da mesma forma. Isto é tudo, menos contribuir para uma sociedade melhor. Não podemos esperar um mundo mais feliz, só com a acção alheia. As nossas atitudes contam, o que inclui o respeito pelos outros.

Foto: enggul

11 comentários:

  1. Perfeito!! Concordo a 100%, mas às vezes na correria do dia a dia e nos muitos maus exemplos que vamos observando esquecemo-nos disto. Obrigada por me lembrar!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto. Eu sou directa q.b.
    Devia ser mais, eu sei, mas por vezes há pessoas que são tão tacanhas que nem vale a pena dizer o que quer que seja.

    Prefiro ficar no meu canto sossegadinha :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Não poderia estar mais de acordo!!! Concordo INTEIRAMENTE com este texto!!! Vai totalmente de acordo com a minha forma de ser, com os meus valores!

    Muito obrigada pela partilha de artigos de conteúdo realmente importante que aqui partilha connosco! Muitos Parabéns pelo seu blog!

    Beijinhos :)

    Raquel Valente

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais de acordo consigo.
    Sabe no inicio do ano estive 2 semanas em Vancouver, e fiquei maravilhada com as pessoas, são tão educadas. Esperam por nós nos elevadores abrem-nos as portas dizem bom dia. A cidade respira tranquilidade.
    E fiquei a pensar é isto que precisamos em Portugal ser mais cordiais e respeitadores com os outros e tudo ficará mais tranquilo.

    Foi só um pensamento.

    ResponderEliminar
  5. Concordo Mafalda.

    Falta muito por aqui atitudes assim!
    Existe dias mais difíceis e complicados para nós mas ainda assim tento ser educada e não jogar nos outros o que me vai dentro.

    Está muito em falta a cordialidade, simpatia, generosidade, etc...

    Gostei muito do post

    Beijinhos
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  6. Muito bom este post! E a essas pessoas que dizem que são directas depois quando encontram alguém igual não gostam! Quem diz o que quer, ouve o que não quer! LOL

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda!!

    Vi a tua visita lá no meu bloguinho e fiquei super feliz :D

    O teu blog continua fabuloso, as publicações são ótimas e oferece uma leitura muito agradável.

    Pois, respeito é o que mais temos em falta nos dias que correm, é triste perceber esta falta de "educação", eu acho que é disso que se trata, pessoas que não tiveram uma referência do que é ter bons modos.
    Está muito na moda, isso da frontalidade, como se na vida adulta pudéssemos dizer o que nos apetece, já imaginou se andássemos por aí a dizer o que nos dá vontade? Isso não existe! Há normas de conduta importantes para um relacionamento saudável com quem nos rodeia e o respeito vem na primeira linha.

    Mas é possível mudarmos e concordo contigo, a mudança começa com a nossas próprias atitudes!

    “Temos uma só boca e dois ouvidos, para que possamos falar menos e ouvir mais”.
    Diógenes

    Beijinho grande.
    Patricia.

    ResponderEliminar
  8. Concordo inteiramente! Para vivermos em sociedade não podemos andar por aí a dizer as verdades nas caras das pessoas sem qualquer constrangimento... tem que haver cuidado, tem que haver bom senso...

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente!! A mudança deve começar em cada um de nós! Se queremos um mundo melhor, mais justo, devemos dar o exemplo!! Cada um colhe aquilo que planta!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
  10. Concordo. O respeito pelo outro é uma coisa muito bonita, mas infelizmente, nem toda a gente o conhece.

    ResponderEliminar
  11. Totalmente de acordo. E olha que onde se vê mais as pessoas mal humoradas é nos locais de trabalho. Isto não quer dizer que as pessoas têm de estar sempre felizes no seu local de trabalho, há quem goste e há quem não goste do seu emprego, mas as pessoas que têm de interagir com esses trabalhadores não têm culpa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails