quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como organizar a sua cozinha #2

Em primeiro lugar, desejo um Bom Dia às pessoas fantásticas que por aqui passam. 

Em segundo, deixo-vos as restantes dicas para organizarem as vossas cozinhas. Espero que vos ajudem a melhorar as vossas vidas.

12 – Organize as suas gavetas
Em primeiro lugar, não entupa as gavetas com objectos. Desfaça-se do que nunca usa e coloque num local mais distante o que utiliza esporadicamente.

Recorra a organizadores de gavetas, de forma a delimitar os espaços, como por exemplo separadores de talheres, etc.

Cá em casa não tenho muitas gavetas, pelo que é necessário fazer uma boa selecção do que coloco lá dentro:
a)   na gaveta próxima das áreas de servir e de cozinhar costumo guardar os talheres e outros utensílios de uso diário (concha, escumadeira, etc.).
b)   tenho outra gaveta para utensílios de uso mais esporádico: rolo da massa, saca-rolhas, colher para gelados, etc.
c)    noutras duas (sim, preciso de duas) guardo as minhas revistas e dossier de receitas.
d)   numa outra coloco os têxteis de uso diário: panos, guardanapos, toalha de mesa e avental;
e)   já noutra tenho os têxteis passados a ferro, que utilizo sempre que algum se suje;
f)     por último tenho uma gaveta (no armário do lava-loiças, por cima do ecoponto), onde guardo os sacos do lixo;
g)   sugiro ainda que tenha uma gaveta para a sua organização doméstica (no meu caso guardo no escritório), onde poderá colocar a sua agenda, folhas para planeamento de ementaslista de compras, etc.

13 – Organize com mais frequência a “gaveta da tralha”
Não tenho “gaveta da tralha” na cozinha... mas tenho no hall de entrada. Se na sua casa também tem uma gaveta destas, verifique se necessita mesmo de tudo o que está lá dentro e arrume-a com mais frequência. É que os objectos (por vezes inúteis) que se acumulam aí, tendem a multiplicar-se.

14 – Não se exceda com o número de objectos na bancada de cozinha
Procure ter em cima da bancada de cozinha, o mínimo possível de objectos. Coloque só o que usa diariamente (por ex. a torradeira, a máquina de café, o recipiente do pão, etc.) e algum objecto decorativo. 

É importante ter espaço livre para trabalhar e para não perder demasiado tempo na limpeza. Para além disso, uma superfície organizada, trará uma sensação de calma à sua cozinha.



15 – Organize o espaço debaixo do seu lava-louças
Pode aproveitar esta área para guardar alguns detergentes ou o caixote do lixo. Se o armário tiver gavetas, pode aproveitá-las para guardar sacos do lixo, luvas para lavar à mão, esponjas ou panos para limpar o lava-louças.

16 – Mantenha em ordem as suas caixas plásticas
Estas parecem ter o dom da multiplicação. Assim sugiro que recolha todas as caixas e tampas espalhadas pela cozinha. Desfaça-se das tampas que não têm caixa (as caixas sem tampa podem ser usadas como organizadores de gavetas).

Depois disto, coloque as caixas de uso diário, mais à mão. As restantes podem ser guardadas em áreas mais distantes do seu armário. 

Guarde-as com as tampas ligeiramente abertas, para evitar que fiquem com um odor desagradável.

17 – Mantenha em ordem os seus sacos
Há quem opte por ter um «puxa-saco». No meu caso, costumo ter dentro do armário da marquise dois sacos grandes de cartão: num guardo sacos de plástico, noutro sacos de cartão. Nunca deixo os sacos maiores ficarem demasiado cheios.

Os sacos para o lixo, guardo perto do caixote.

Já os sacos ecológicos tenho-os sempre no carro, para o caso de querer ir às compras (assim não me esqueço deles em casa).

18 – Aplique suportes nas paredes
Estes são muito bons para aproveitar espaço. Existem muitas variedades e poderá utilizá-los para pendurar panos, para os utensílios de cozinha, para o detergente da loiça, para colocar o saleiro, para o rolo de papel de cozinha e até para as suas especiarias.
19 – Mantenha os panos acessíveis
Convém ter disponíveis 3 tipos de panos: para limpar a loiça, para as superfícies e para as mãos. Aproveitando a dica anterior, fixe uns ganchos pela cozinha para pendurar os panos de uso diário.

20 – Decore a cozinha ao seu estilo
Esta é a parte que está a faltar na minha cozinha. Quero decorá-la ao meu estilo, mas só depois de a renovar.

A decoração é fundamental para tornar o espaço mais agradável e acolhedor, ou seja, um espaço excelente para a sua família se reunir.

Não é necessário investir rios de dinheiro. Inclua alguns objectos que combinem entre si (por exemplo dentro da mesma cor, estilo de decoração ou proporção).

21 – Agora é só manter
Faça uma arrumação rápida da cozinha, todos os dias. Elimine a tralha, antes que a mesma tenha tempo para acumular.

Periodicamente, vá verificando o interior do frigorífico, dos armários, das gavetas…

O importante é que mantenha a ordem e o equilíbrio neste espaço. Isso induzir-lhe-á uma sensação de relaxamento, a par de minorar o stress e a ansiedade. E o melhor, é que toda a família pode beneficiar deste efeito.

Mãos à obra?

Fotos 1: Ikea; fotos 2 e 4: google images - autores não identificados; fotos  3, 5 e 6: Achados de Decoração

2 comentários:

  1. Cá estou outra vez a ler as restantes dicas :)

    Quanto ao ponto 16, o que eu faço é o seguinte: como não gosto de ter as caixas fechadas exactamente pelo odor, tenho uma caixa de plástico grande que raramente utilizo onde armazeno na vertical todas as tampas. Assim as caixas ficam todas abertas e posso encaixá-las umas nas outras para rentabilizar o espaço.

    Tambem me falta decorar a cozinha. A ver se acabo de a destralhar para ir para essa parte.

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. A cozinha lá em casa está por minha conta e realmente parece que se acumula tralha se não andar sempre a deitar fora o que não é preciso!

    Obrigado por estas dicas =)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails