terça-feira, 4 de setembro de 2012

Como organizar a sua cozinha #1

A cozinha cá em casa, é uma espécie de segunda sala de estar. Ao fim do dia, é aí que a família se reúne - não só para comer, mas para confraternizar, para falar das alegrias e tristezas do dia que passou (já falei da importância disso neste post). E ao fim de uma refeição, estamos todos mais relaxados.

Para além disso, apesar de não ter muito tempo disponível, adoro cozinhar. Necessito por isso de uma cozinha organizada e com tudo à mão.

Penso que este deve ser um espaço organizado e com aspecto agradável. Estive a organizar a minha cozinha e queria partilhar convosco algumas dicas que utilizei. Espero que vos sejam igualmente úteis.

1 – Retire todos os objectos que não utiliza
É frequente não queremos deitar algo fora, por pensarmos que um dia precisaremos daquele objecto. Mas se já o tem há anos e nunca o usa, para quê mantê-lo? Poupe espaço desfazendo-se do que não utiliza, do que não funciona (caso não tenha reparação), de peças soltas (por exemplo caixas sem tampa) ou do que está danificado (copos lascados, etc.).

2 - Organize o espaço por áreas
O objectivo desta divisão é deixar por perto tudo o que necessita em determinada área da cozinha. Poderá dividi-la como fizer sentido para si. Eu tenho-a do seguinte modo:
a)    área de preparação da comida - próximo deste local guardo facas, tábuas de corte, tigelas, copos medidores, varinha mágica, ralador de legumes, etc.;
b)    área para cozinhar – aqui tenho o fogão e, próximo, o microondas. Junto deste local guardo as panelas, frigideiras, colheres de pau, recipientes para microondas, etc.;
c)    área para guardar – trata-se do local onde se devem colocar o frigorífico e o congelador. Os restantes produtos, guardo-os essencialmente na despensa. Junto do frigorífico e do congelador é bom ter algum espaço de bancada, de modo a pousar os alimentos que entram e saem destes electrodomésticos;
d)   área do pequeno-almoço – onde guardo canecas, cereais (para mim e para a Letícia) e a máquina de café (para o meu marido);
e)    área da lavagem – aqui tenho a máquina de lavar-loiça, mesmo ao lado do lava-loiças. Nesta área guardo detergentes, esponja, suporte para loiça lavada, pano para secar a loiça, etc.;
f)     área de eliminação de resíduos – o caixote do lixo deve estar próximo da área de preparação da comida, por exemplo para ir preparando legumes e deitar cascas foras. O caixote deve estar munido de pedal, para não ter de abri-lo com as mãos enquanto manipula os alimentos (isso seria definitivamente, pouco higiénico). No meu caso até tenho dois caixotes, para separação de resíduos. Um, para o lixo indiferenciado, e o “ecoponto” (este último encontra-se debaixo do lava-loiças);
g)    área de servir – trata-se do espaço onde nos sentamos e comemos. Junto deste guardo toalha de mesa, guardanapos, pratos, talheres, etc.

3 – Tenha um espaço designado para tudo
Para além de ficar tudo com ar arrumadinho, não tem de perder tempo à procura de objectos.

4 - Aproveite os espaços vazios
Para duplicar o espaço, inclua prateleiras extra (dentro e fora dos armários).

5 - Deixe à mão, tudo o que usa mais frequentemente
Costumo guardar nas partes mais acessíveis dos armários, somente o número de objectos utilizados pela família no dia-a-dia. Pratos, copos e talheres extra para quando recebo visitas, guardo-os em zonas mais distantes. Electrodomésticos de uso menos frequente, também estão mais distantes do que os de uso diário e daí por diante. Deste modo consigo que o espaço de uso diário não esteja demasiado cheio, facilitando a localização de objectos.

6 - Divida o interior dos armários, ordenando o seu conteúdo por grupos
O objectivo desta organização é poupar tempo, de modo a que para uma mesma actividade não tenha de ir buscar utensílios a locais muito dispersos. Deixe juntos por exemplo, todas as formas para bolos, saco de pasteleiro, etc. Deixe as canecas de pequeno almoço junto do açucareiro, cereais, etc.
7 – Arrume os temperos de uso diário
Opte por arrumar os temperos e outros mantimentos de uso diário, próximos do fogão. Tenha em atenção que os mesmos devem ser protegidos do calor e da humidade, para não perderem qualidade. Cá em casa, tenho o saleiro ao lado do fogão e, por cima, dentro de um armário, guardo especiarias, azeite, vinagre, etc.
8 – Guarde os alimentos de forma eficiente
O ideal seria ter uma despensa (já falei da sua organização neste post), mas caso não seja possível, reserve-lhes um espaço no armário. Verifique prazos de validade e deite fora o que já não irá utilizar. Sugiro que os ordene por grupos (veja ponto 6). Se preferir, poderá colocar alguns alimentos em frascos ou latas bem fechados, com a respectiva identificação.

9 – Tenha uma fruteira
Tenha uma fruteira com a quantidade de frutas que irá consumir no seu dia-a-dia. Para além de ser bonita à vista, tende a aumentar o consumo destes alimentos. Como compro em grande quantidade, as restantes frutas guardo na parte de baixo do frigorífico e na minha despensa (aqui as mais resistentes).

10 – Organize o frigorífico
O primeiro passo é deitar fora o que já não pode ser consumido. Depois disso, guarde de acordo com as instruções do fabricante e, se possível, recorra a organizadores dentro do próprio frigorífico.

11 – Organize a arca congeladora
Cá em casa, tenho uma arca vertical com gavetas. Acho este tipo de arcas mais funcionais. Costumo reservar cada gaveta, para um tipo diferente de alimento. Tenho a gaveta dos legumes (a maior, até porque congelo legumes cortados), do peixe, das carnes brancas, das carnes vermelhas, do pão, etc. Independentemente da existência ou não de gavetas, sugiro que identifique sempre o tipo de alimento e a data em que o colocou lá dentro (assim pode orientar-se quanto à validade do mesmo).

Por hoje é tudo. Amanhã dar-vos-ei as restantes dicas para organizarem a cozinha. Comigo funcionam, espero que convosco também.

Foto 1: google images - autores não identificados; fotos  2, 3, 4: Achados de Decoração.

6 comentários:

  1. Fim de semana passado foi para organizar a zona de knorrs, doces e até coloquei os chás em frascos com etiqueta com nome comum, nome científico e maleitas que trata! :-)

    ResponderEliminar
  2. Este post parece vir mesmo a calhar já que ontem estava a pensar em dar uma arrumação/organização na cozinha principalmente no frigorífico que não está da forma que gosto.
    Neste momento está um pouco desorganizado.

    Boas dicas
    Obrigada por partilhares

    Beijos
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  3. Que legal amiga!
    Amei sua organização e dicas...
    Já estou indo pra minha cozinha.
    Abraços! Uma linda tarde pra ti.

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas como sempre. Eu recentemente comecei a destralhar a cozinha e já fiz algumas destas coisas. Ainda não está exactamente como quero, mas está quase. Que venham as restantes dicas para ver se finalizo a cozinha de vez que a seguir vou para o escritório :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Como sempre são ecelentes dicas.
    Como tenho tempo livre vou dedicar-me à arrumação da minha cozinha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom este tema e muito boas dicas. Como sempre amiga.
    Como vou tempo livre vou dedicar-me à organização da minha cozinha.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails