terça-feira, 19 de novembro de 2013

Desabafo ou como preciso de uma pausa


Na semana passada recebi notícias más acerca da minha saúde. Ultimamente tem sido assim. E o que me chateia é que é tudo consequência de stress excessivo.

Na generalidade da minha vida tudo corre pelo melhor, sinto-me entusiasmada, adoro fazer planos e aprender, sinto-me feliz. Contudo, ao nível do trabalho, apesar de gostar imenso da parte de lidar com os meus utentes, há muito mais para além disso, e neste momento sinto-me cansada ao ponto da exaustão. O problema é que tenho demasiadas tarefas e responsabilidades,  e praticamente todos os dias há novas fontes de stress a caminho. A consequência é muito cansaço, insónias pelo meio, permanentes dores de cabeça e até falhas de memória.
 
Já experimentei fazer um dia livre de estímulos e francamente senti-me outra, bem melhor. Mas só um dia não vai resolver todos os meus problemas.
 
Tenho sinceramente de tentar ser menos perfeccionista, sair mais a horas e delegar mais responsabilidades. E aprender a trazer menos problemas e trabalho para casa. Preciso de equilíbrio! É uma área da minha vida que requer atenção urgente. Mas vou manter-me optimista, até porque consegui melhorar em praticamente todas as outras áreas. Só o que me entristece é saber que alguns dos problemas de saúde que me afectam podem não avançar, mas infelizmente já não dão para regredir. É por isso que tenho MESMO de agir, de mudar a forma de estar no trabalho.
 
Ando até a fazer um post sobre a felicidade no trabalho, quero aprender mais sobre o assunto. De momento vou dedicar-me à leitura do livro "Trabalhar sem sofrer" da Maria J. A. Reyes e quero aplicar algumas ideias no meu dia-a-dia. Esta semana vai ser complicada, terei ainda mais trabalho do que habitualmente. Vou por isso fazer uma pausa do blog.
 
Na semana seguinte espero começar a implementar algumas ideias na vida prática, a bem da minha saúde. Conto partilhar convosco o que for descobrindo, até porque não devo ser a única com este problema. Bem... e acredito que em tudo há uma luz ao fundo do túnel. Temos é de agir.
 
Boa semana!

Foto: Cornelia Kopp

15 comentários:

  1. Espero que os problemas de saúde não sejam nada de grave e que consigas melhorar de alguma forma.

    Também eu tento desacelerar o meu dia-a-dia porque infelizmente, a anterior vida stressante que levava deixou marcas difíceis de apagar.

    Bjs e as melhoras
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. Sim. Pensar no nosso be estar. Agir. E pensamento positivo.

    Beijinho e obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Ainda ontem escrevi no meu blog (http://vidadekoquete.blogspot.pt/) sobre isso e sobre como me sinto...bem eu chamo-lhe depressiva, porque o stress deixa-me tristonha e com vontade de me arrastar. Ainda ontem decidi dar descanso ao espírito. (vou espreitar o livro que referes, as tuas dicas são sempre boas!) Momentos destes todos temos, porque afinal somos seres humanos. Precisamos de respeitar o que o nosso corpo/espírito nos diz. Dar-mo-nos tempo. Espero que tenhas uma boa semana e que consigas dar tempo a ti própria.

    ResponderEliminar
  4. E stress ou ansiedade, chamo-lhe antes assim, por ter pouco trabalho e não receber a horas, também existe? eu acho que sim. Eu tenho trabalho, mas infelizmente não sei por mais quanto tempo. Não recebemos a horas há muitos meses, o trabalho diminuiu muito, os fornecedores sempre a cobrar as dívidas. isto deixa uma pessoa desorientada, desanimada. Preferia muito sinceramente ter o stress do trabalho do que este stress de não saber o dia de amanhã, se estou aqui ou na fila do desemprego.

    As melhoras e Cuide de si. Provavelmente ninguém lhe vai agradecer. Eu ando mal com esta situação e o meu agradecimento é "não receber salário nem subsídios"

    Catarina

    ResponderEliminar
  5. Voltei e meia em blogs de amigos e cheguei aqui. Como nada é por acaso, li e reflito sobre o excesso de atividades que nos impomos e por vezes, julgamos poder fazer várias coisas simultâneamente.
    Penso que hora de parar e respirar. Respiramos, em média, 18 x/minuto, então passemos a ter atenção na respiração, fazer uma coisa por vez, praticar monodeismo e entregar-se a cada coisa no seu tempo.
    Difícil? sim, muito! Tento várias vezes e poucas consigo, mas quando consig...o a respiração me recarrega, acalma e prinicpalmete acalma a minha mente de macaco saltador.
    Estando presente em minhas coisas, estou em paz e estando em paz, estou saudável.
    Beijs querida, votos de paz e harmonia nos seus dias e se quiser passe no cafeebolinho para um dedinho de prosa!

    ResponderEliminar
  6. As melhoras!
    Compreendo o que dizes...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Desejo as tuas melhoras, rápidas. Vais decerto conseguir controlar o que te perturba.

    Bjns

    ResponderEliminar
  8. O meu stress está relacionado precisamente c a falta de trabalho, com a falta de estabilidade profissional e consequentemente com a falta de estailidade ecocómica. Olho para traz e vejo que pouco muda... Cada um tem os seus motivos de stress, mas de uma forma ou de outra, temos de cuidar de nós. A vida é feita de desafios! E nós cá estaremos para os ultrapassar! Boa sorte Mafalda! :)

    ResponderEliminar
  9. Oi Mafalda, Desejo melhoras em tua saúde! Que Deus te ilumine dando forças para vencer os desafios. Paz e Bem! Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Oi Mafalda! Desejo o pronto restabelecimento de sua saúde! Que Deus ilumine sua vida! Paz e Bem! Bjs!

    ResponderEliminar
  11. Espero que fiques bem, de qualquer maneira vai dando notícias e assim ensinando-nos os teus passos.

    O trabalho não pode ser tudo, a família tem de estar em primeiro lugar e a tua saúde também.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Desejo que regresses rápido, pois sinto-me imensamente bem quando venho aqui ao blogue. Já li 2 livros dessa Sra, julgo que é psicóloga, gosto muito das filosofias delas.
    Cuida-te linda!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Tens que cuidar primeiro de ti, para poderes cuidar dos outros...:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tudo de bom, Mafalda, descanse e volte. Estaremos sempre à sua espera.
    Abraço do Porto
    São

    ResponderEliminar
  15. Vim conhecer o seu cantinho e me deparei com uma reflexão, que as vezes faz parte das minhas. Penso que gostar do que se faz é um ponto importante para evitar o stress, mas outra ideia que vc coloca que ajuda muito é delegar responsabilidades. Temos a mania de centralizar, tomar tudo para nós e aí... nos acabamos. Reflexões... Muita paz!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails