quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"As crianças precisam mais de exemplos do que de conselhos"


Joubert, um escritor francês, escreveu um dia uma frase que ainda hoje me inspira: "As crianças precisam mais de exemplos do que de conselhos". Não é fantástica? Para mim, enquanto pais não nos podemos (mesmo) ficar só pelas palavras, há que dar o exemplo.
 
É isso que tenho tentado fazer com a Letícia, educá-la através do exemplo. E a verdade é que fico imensamente feliz, quando, por sua iniciativa, ela já quer realizar actividades que poderão aumentar a sua felicidade.
 
Sinto que está a aumentar a sua capacidade para apreciar as pequenas coisas, quando me diz: "Mamã! Olha só para as cores do céu. Estão ou não estão espectaculares?", "Mamã, podemos ver fotos de lugares bonitos?" ou ainda "Esta comida que fizemos (ela adora ajudar-me na cozinha) está mesmo deliciosa!".
 
Sinto que está a aprender sobre gratidão, quando não se deita sem me pedir "Mamã, não te esqueças, temos de dizer 3 coisas boas que aconteceram hoje!".
 
Sinto que começa a praticar mais actos de bondade quando me diz: "Mamã, tens de ajudar aquele menino!" (frase que me disse nas férias, no estrangeiro, ao ver uma criança a tirar comida do lixo), "Mamã, vamos fazer uns bolinhos para oferecer ao vizinho" (vizinho que perdeu a esposa recentemente, que por sua vez, fazia uns biscoitos maravilhosos).
 
Sinto que começa a entender que somos mais felizes onde não paira a confusão de objectos, quando me diz: "Mamã, e que tal se fizéssemos uma «brigada anti-tralha»?" (nome que chamamos a nós mesmas, quando nos pomos a organizar coisas cá por casa).
 
Sinto que começa a dar muito valor às tradições familiares, quando fica exultante nos dias festivos e diz "Que bom mamã, hoje é dia de bolinhos (= dia de pedir o «pão por Deus»)!", "Hoje é dia de Páscoa! Não te esqueças da caça ao tesouro (=caça aos ovos da Páscoa)".
 
Sinto que começa a apreciar actividades que acalmam/previnem o stress, quando me pede "Podemos fazer um banho de espuma, com música relaxante?" (com sons da Natureza e assim), "Vá mamã, fecha os olhos e vamos imaginar coisas boas" (trata-se de "visualização criativa", normalmente até é feita durante o dito banho); "Mamã, vamos relaxar! Eu faço-te uma massagem nas costas e a seguir fazes-me tu a mim!".
 
Sinto também que prefere momentos mágicos em família, a ver televisão ou a brincar com as bonecas (claro que ela também adora estas duas últimas coisas). Praticamente todos os dias, após o jantar, fazemos algo divertido em conjunto.
 
Ainda há muito para aprender, muito caminho a explorar... (da minha parte e da dela). Mas o importante é que ela seja feliz. Como mãe, é sem dúvida o meu maior desejo!

Foto: Manja Nelius

5 comentários:

  1. Grandes conquistas com a filhota. Grande mãe que ela tem. Nós cá por casa, também estamos no caminho, noto evoluções no filhote mas como é rapaz é um pouco mais distraído inicialmente, aos pouquinhos chegamos lá. Estamos a caminho :)

    ResponderEliminar
  2. :)
    (um enorme sorriso ao ler este post :)

    ResponderEliminar
  3. Grande MÃE e exemplo que a tua filhota tem em casa.
    E não podia estar mais de acordo quando se diz que as crianças precisam de exemplos, pois é assim que apreendem imitando os adultos.E só com bons exemplos é que vamos conseguir uma sociedade melhor ( infelizmente a maioria dos exemplos não são os recomendados).

    ResponderEliminar
  4. Que post tão inspirador Mafalda! Lindo! Até fiquei com lágrimas nos olhos de emoção! Deve ser maravilhoso ser mãe de uma menina assim tão querida. És um grande exemplo! :)

    ResponderEliminar
  5. Que lindo! Tomara que todos os filhos sentissem essa gratidão pelo seio familiar! Adorei o título do post ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails