sexta-feira, 15 de novembro de 2013

“Se o dinheiro não te faz feliz, então provavelmente não o estás a gastar correctamente”


O título deste post já nomeou um artigo dos psicólogos Elizabeth Dunn, Daniel Gilbert e Timothy Wilson. É uma frase que me diz muito e que mudou literalmente a minha vida.
 
Em primeiro lugar deixei de ser preconceituosa em relação ao dinheiro (espreita alguns mitos da nossa sociedade sobre o dinheiro). Sempre ouvi dizer que não trazia felicidade. Mas não é bem assim, tudo depende da forma como o gastamos. O dinheiro pode contribuir para a nossa felicidade, na medida em que nos pode proporcionar experiências positivas.
 
Deparei-me entretanto com vários estudos, que comprovam que o dinheiro gasto em experiências positivas torna as pessoas mais felizes do que com a aquisição de objectos. E isto é verdade para ambos os sexos, estratos sociais, religião, etc. Foi nesta fase que percebi igualmente que o excesso de objectos são uma fonte de stress, roubam-nos tempo (e dinheiro) precioso, que poderia ser gasto em momentos mais satisfatórios, em actividades que realmente nos fazem felizes.

Foi um momento de viragem na minha vida.

Passei a poupar e a pensar 2 (ou 3) vezes antes de comprar novos objectos. Até me desfiz de uns quantos, para criar um ambiente mais calmo. Queria que a minha casa fosse um verdadeiro refúgio no dia-a-dia.

Passei a investir parte do dinheiro nas ditas experiências positivas: actividades em família, refeições especiais, viagens e até doando algum a causas significativas. Os únicos objectos que me lembro de ter investido, os livros, também têm razão de ser. Os mesmos proporcionam-me momentos extremamente agradáveis quando os leio. Para além disso, a aprendizagem que faço ajudou a melhorar a minha vida. No fundo, os livros são objectos que me proporcionam experiências positivas.

Um outro aspecto destes estudos, é que indicam que as pessoas são mais felizes se investirem em diversas experiências positivas, de menores dimensões, ao longo do ano, do que num só evento de maior dimensão. A ideia é ir prolongando estes momentos agradáveis.

E verdade seja dita, estas experiências marcam a nossa vida. Provavelmente lembramo-nos muito mais (com um sorriso no rosto) de umas férias de sonho, do que daquela aparelhagem de som que tanto desejámos. Lembramo-nos muito mais dos primeiros passinhos do nosso filho (para falar de uma experiência positiva gratuita), do que do primeiro brinquedo que lhe oferecemos.

E tu? Ainda achas que o dinheiro não te pode fazer feliz?
 

3 comentários:

  1. Cresci a ouvir esta frase da minha mãe: "o dinheiro não traz felicidade, mas que ajuda, ajuda!" É precisamente isso que dizes no teu post e eu não poderia estar mais de acordo!

    Bjs e bom fds,
    MJ

    ResponderEliminar
  2. Excelente reflexão!
    Também penso desta forma. Precisamos realmente ter atenção na hora de dar valor às coisas. Algumas são gratuitas e tem um valor inestimàvel.

    ResponderEliminar
  3. Crescemos a ouvir que o dinheiro não trás felicidade , mas concordo coma frase em cima.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails