terça-feira, 15 de junho de 2021

A experiência de deitar cedo

Ultimamente, tenho-me deitado mais cedo. Não sempre, mas algumas vezes. Fico impressionada como um pequeno hábito pode fazer toda a diferença.

Os motivos que me levam a deitar tarde são a tentativa de deixar concluídas um rol de tarefas (intermináveis). Mas se não puser um travão, terei sempre o que fazer... No entanto, sinto que preciso de cuidar mais de mim. Isso significa mais saúde, mais felicidade. E se eu estiver bem, isso também se reflete na minha família.

Eis a nossa rotina, nesses dias:
- Jantamos mais cedo;
- Tento ter a casa arrumada por volta das 20h30 (o que não conseguir fazer... paciência);
- Quando é possível fazemos alguma coisa em família (normalmente, jogamos a qualquer coisa). Tenho evitado ver séries, porque as mesmas são viciantes e depois acabamos por nos deitar tarde. [Contudo, ultimamente tenho ajudado a minha filha mais velha a estudar para os testes, pelo que se torna mais difícil fazer atividades em família, cedo... Mas ela está quase a entrar de férias, por isso as coisas irão acalmar];
- Por vezes bebo um chá calmante ou «boa noite», daqueles que ajudam a relaxar;
- Costumamos ficar todos na minha cama, a ler ou a relaxar com qualquer outra coisa;
- Por vezes coloco os fones nos ouvidos, para ouvir sons da Natureza enquanto leio (por ex. o som do mar);
- Por último, quando o sono chega, cada um vai para a sua cama.

O que sinto de diferente:
- Consigo ler mais e isso deixa-me mais relaxada, motivada e... feliz;
- O sono chega mais cedo;
- Tenho um sono mais reparador e acordo menos vezes durante a noite;
- Acordo naturalmente, sem recurso ao despertador;
- De manhã sinto-me com muito mais energia e boa disposição;
- Tenho dias mais produtivos e gratificantes.

Nos dias em que me deito à meia-noite, é o oposto de tudo isto. Acordo com o corpo pesado e frequentemente com dor de cabeça. A energia anda pelas ruas da amargura... 

Por isso, pelo menos no meu caso, deitar cedo pode fazer toda a diferença. É um hábito a adquirir.

Livros com boas ideias para dormir melhor (adicionado posteriormente)
• "Bom Sono, Boa Vida" de Dr.ª Teresa Paiva;
• "Mude de Horário, Mude de Vida" de Dr. Suhas Kshirsagar;
• "Dormir melhor" - Guia prático Deco Proteste;
• "Receitas para Dormir Bem" de Dr. Eduard Estivill.

Nota: Os dois últimos livros estão esgotados. No entanto, com os títulos, podes sempre encontrar em 2.ª mão.

Foto: De Stock Snap por Pixabay
Parceria: Wook - Significa que se comprares através de links direcionados ao site da Wook, estarás a ajudar o blog. Isto porque uma pequena comissão das tuas compras, reverterá em descontos nas nossas aquisições de livros. Desde já, obrigada!
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Não consigo deitar-me muito cedo. Durante a noite acordo muitas vezes. Mas faz falta descansar bem!
    *
    Neste mundo aonde me permito vaguear
    *
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  2. "" Diz o ditado popular ""

    ... Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer...
    .
    Uma semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha, Mafalda! Gostei da ideia de ficar toda a família reunida na sua cama, antes de ir cada qual para a sua. Transmite a ideia de aconchego e calmaria! Poliana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails