quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

40 formas de demonstrar o seu amor

Por vezes tomamos o(a) nosso(a) parceiro(a) como certo(a). Pensamos que ele(a) já sabe que o amamos, e esquecemo-nos de o dizer e de o demonstrar. Mas o amor, como tantas outras coisas, é como uma plantinha: necessita de ser bem cuidada para florescer. Caso contrário, pode morrer, sem que nos apercebamos.
Aproveitando que hoje é o dia de celebrar o amor, deixo aqui 40 maneiras de o demonstrar. Torne estes gestos em rotinas da vida a dois:
1) Diga “eu amo-te” mais vezes;
2) Lembre a essa pessoa o quão importante ela é para si e o quanto se importa com ela;
3) Diga obrigado e refira o quanto aprecia alguns gestos que o(a) seu(sua) companheiro(a) faz por si;
4) Elogie as suas qualidades com frequência (em termos de comportamento, e de beleza física). Procure sempre o que ele(a) tem de melhor;
5) Incentive-o(a) naquilo que ele(a) tem mais potencial. Ajude-o(a) a concretizar o seu propósito de vida;
6) Ouça o(a) seu(sua) companheiro(a), conheça as suas necessidades;
7) Interesse-se pela vida dele(a): pergunte-lhe o que irá fazer durante o dia, como correu o dia, quais os seus planos de vida, etc.;
8) Conheça as suas preferências (cor favorita, comida, canção, tipo de livros, hobbie, etc.). Surpreenda-o(a) com algo relacionado com as suas coisas favoritas;
9) Dê-lhe uns miminhos antes de sair de casa e um beijinho de despedida. Do mesmo modo, receba-o(a) calorosamente quando chega;
10) Sorria com mais frequência para o seu amor;
11) Coloque-se bonito(a) para ele(a) [e para si mesmo(a), verdade seja dita], tenha sempre uma aparência cuidada;
12) Surpeenda-o(a) enviando-lhe um sms carinhoso durante o dia;
13) Deixe um bilhete de amor num sítio em que não está à espera (por exemplo na lancheira do trabalho, no livro que anda a ler, na sua secretária, etc.);
14) Apoie o(a) seu(sua) companheiro(a), quando este(a) está em baixo;
15) Quando se sente criticado, tenha atenção ao modo como responde. Diga como se sente, e como gostaria que o(a) seu(sua) companheiro(a) agisse consigo, mas sem nunca ofender o outro lado;
16) Perdoe, siga em frente. E numa discussão, nada de repetir “Pois, lembraste de quando me fizeste-me aquilo…”;
17) Quando sentir que algo está errado, critique o comportamento, não a pessoa;
18) Reconheça quando está errado(a) e peça desculpa;
19) Numa discussão, procurem formas de ambos ganharem em alguma área. Tenha consciência que há assuntos em que poderão nunca concordar um com o outro, mas isso não significa que não poderão fazer umas tréguas. Apesar de discordar, respeite a opinião do outro;
20) Evite a todo custo, os pequenos gestos que o(a) irritam (ex.: deixar roupa espalhada pela casa, interrompê-lo na melhor parte do jogo de futebol, etc.) e peça para que o(a) seu(sua) companheiro(a) faça o mesmo;
21) Demonstre o seu afecto fisicamente: beije, acaricie, ande de mãos dadas, abrace… e a intimidade sexual entre ambos é muito importante (sim, apesar do cansaço do dia-a-dia);
22) Demonstre o seu afecto falando carinhosamente, de forma calma e meiga;
23) Descontraiam juntos, durante o serão;
24) Riam juntos (vendo um filme, conversando, vendo piadas no youtube, recordando episódios engraçados… );
25) Procure ter conversas agradáveis, positivas e cativantes;
26) Faça-lhe uma massagem;
27) Prepare-lhe um jantar romântico com a sua comida favorita;
28) Ofereça-lhe um presente;
29) Quando for às compras sozinho(a), lembre-se de lhe trazer um miminho;
30) Surpreenda-o(a), trazendo-lhe o pequeno-almoço na cama;
31) Planeiem uma saída, passeiem juntos (pode ser um passeio pela sua cidade, uma ida à praia, uma visita ao vosso restaurante favorito, uma escapadinha de fim-de-semana, etc.);
32) Comemorem as datas especiais (o dia em que começaram a namorar, a data de casamento, os vossos aniversários, etc.);
33) Encontrem um hobbie ou um projecto conjunto (praticar exercício físico, coleccionar alguma coisa, tirar fotografias, fazer caminhadas na Natureza, pintar, decorar a vossa casa, etc.). O importante é estarem unidos, numa actividade agradável;
34) Tirem fotos, façam filmes, guardem recordações dos vossos bons momentos. O objectivo é criarem um reportório de memórias felizes e revisitarem-no sempre que quiserem;
35) Ocupe-se das crianças, para o(a) seu(sua) companheiro(a) poder ter 30 min de descanso ou para fazer algo que goste;
36) Partilhe as tarefas lá em casa, mesmo as que lhe pareçam muito chatas (se ambos despacharem tudo mais rápido, sobra mais tempo para namorarem);
37) Arranjem tempo um para o outro e controlem o cansaço, simplificando as vossas vidas (perdendo menos tempo em arrumações, com as novas tecnologias, em recorrentes horas extras no trabalho, em encontros sociais que não interessam, etc.);
38) A sua família principal agora é ele(a). Não deixe que outras pessoas (familiares, por exemplo), estejam constantemente a interferir na vossa relação. E, se necessário, defenda-o(a) de críticas injustas;
39) Quebre a rotina, partilhe novas experiências com o(a) seu(sua) parceiro(a), use a sua imaginação;
40) Sonhem juntos, façam planos para o melhor futuro possível. Sejam felizes!
Foto: Auro

15 comentários:

  1. Olá Mafalda!

    Bom...é impossível manter um casamento sem estes 40 gestos, não diria com tanto tato, por que afinal somos seres imperfeitos e por vezes nos deixamos levar pela ira num determinado momento.
    Algumas coisas já não podem ser bem assim, depois dos filhos, mas são perfeitamente adaptáveis e igualmente agradáveis ao casal.

    Beijinhos e boa quinta!
    Patricia.

    ResponderEliminar
  2. bem eu em relação a este tema faço aquilo que me compete, dou muito miminho ao meu mais que tudo e fazemos algo que eu adoro e nao troco por nada, deitamonos sempre uns 20 minutos mais cedo para tarmos aquele tempinho a conversar e a dizer coisinhas boas um ao outro..acho isso fundamental e sabe tao bem...

    ResponderEliminar
  3. Dicas valiosas, que nem sempre cumprimos devido ao corre corre do dia à dia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Amei o teu post :) Pois é falta fazer tanto todos os dias...
    Ou é por causa disto ou daquilo e deixa-se passar...
    beijinhos com carinho meus e da L.

    ResponderEliminar
  5. Oi Mafalda, estou conhecendo seu cantinho hoje, e já adorei as dicas, confesso que tem algumas que preciso colocar em prática, mas sei que vou conseguir, acho que o amor vence todas as barreiras.
    Tenha um ótimo dia.
    Beijos
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Passando para dizer "Oi!"...
    http://mulheresprendadasxmulheresmodernas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Minha querida
    Muitas vezes passamos a vida inteira a fazer isso, sem receber o mesmo em troca e chega uma altura que dizemos chega e vamos deixando de fazer um ou outro gesto, até que acabamos por esquecer como se faz.
    Desculpa a amargura, mas aconteceu comigo.
    Esses gesto são preciosos mas devem ser dados de parte a parte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Haaa eu adorei, a minha vida com meu marido é baseado nisso, nos amamos demais <3

    ResponderEliminar
  9. Queria viver um amor assim, cheio de ternura e com uma eterna mão dupla com trocas amorasas, carinhosamente sempre.
    Lindo de mais.

    ResponderEliminar
  10. Isso é muito bom,amo estar em sintonia com meu amado,ele me estressa brigamos,mas depois sempre nos unimos ainda mas,o amo e quero sempre ver ele Feliz! !!

    ResponderEliminar
  11. O amor é um sentimento de cura, libertação, renovação, ensinamento e etc.. O AMOR é puro ,sincero e conduz as coisas boas. Você pode ser a pessoa mais brava e opiniosa do mundo,mas quando você se permite ser amada e a aprende amar, tudo se torna lindo. Você muda totalmente, e você não sabe como explicar, pois o amor é inesplicavel. Amo amar e amo mais ainda ser amada!!!

    ResponderEliminar
  12. Eu terminei o meu recente justamente pelo fato dela não retribuir e horrível essa sensação. Hj eu sinto falta porém das coisas que eu fazia mas não tem muito do que sentir do que ela fazia por qie ela vivia muito para ela e de deixava de lado ela não se importava comigo. Então hj eu estou melhor me amar mais do que amar ela me fez perceber que mereço algo melhor.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails