quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

E você... está a viver ou a sobreviver?

A vida é mais curta do que parece, passa a correr. Por isso lhe pergunto: você está a viver ou a sobreviver?
 
Há dias fiquei a pensar nesta questão, quando encontrei um casal amigo. Já têm alguma idade e residimos em terras diferentes, mas nem por isso éramos menos amigos. Saímos algumas vezes a almoçar juntos, vieram visitar a Letícia quando nasceu e eu contactava muito com o senhor por motivos profissionais.
 
Mas na passada semana foi diferente. Cumprimentei-os, mas achei o olhar dele distante. Mais tarde, a esposa veio falar comigo a sós. A verdade é que o senhor não me reconheceu. No meu íntimo, fiquei chocada com a velocidade a que a doença o está a afectar.
 
O Senhor J. (chamemos-lhe assim), levava uma vida mais ou menos saudável (não fumava, nem bebia e até comia comida macrobiótica). Mas no trabalho tudo era diferente. Viveu anos consecutivos num autêntico inferno, o stress corroía-o por dentro. Quando se reformou e pensou que finalmente ia gozar a vida, a sua saúde estava arruinada. Apareceu-lhe cancro e, mais recentemente Alzheimer (que está a evoluir a uma velocidade alarmante). Uma injustiça!
 
Fiquei também a pensar na minha mãe. Era uma pessoa alegre. Adorava conviver e andava sempre a cantarolar. Mas infelizmente a filha mais velha morreu num acidente estúpido. Nunca mais foi a mesma. Vivia triste, deixou de sair - uma parte dela parecia ter morrido com a filha. Mas nem por isso deixou de ser uma pessoa terna e adorada por todos. No entanto, aos 40 e poucos anos surgiu-lhe cancro. Após uma operação aos 50, parecia ter recuperado a alegria de viver. Começou a sair,  viajávamos a conhecer o país, convivíamos com amigos todos os fins-de-semana. O problema é que o cancro regressou e poucos dias depois de fazer 53 anos, faleceu.
 
As histórias repetem-se e poderia contar outras tantas. A questão aqui, é que a vida passa a correr. Creio que quem tem filhos nota mais isto. Por exemplo, no meu caso, até parece que ainda ontem a Letícia era uma bebé. E a verdade é que já fez 5 anos. Quer dizer que estive grávida há quase 6 anos. Como é possível o tempo passar tão rápido?
 
É por isso que volto a bater nesta questão: e você... está a viver ou a sobreviver?
 
A verdade é que tendemos a adiar a nossa felicidade, vivemos por vezes amargurados com os nossos problemas, ou vivemos por viver... sem grandes objectivos, não nos preocupamos com a nossa saúde (enquanto o corpo é silencioso), não temos tempo para o que é mais importante (porque temos 1001 afazeres), e trabalhamos não por prazer mas para pagar dívidas (da casa, do carro e sabe-se lá mais do quê)... Isto não é viver, é sobreviver.
 
Se está a viver desta maneira, aconselho-o a repensar a sua vida a partir de agora. Não adie, pois pode ser tarde demais. A vida é curta demais para não saborear cada instante.
 
Assim:
- Faça a sua vida valer a pena. Tenha objectivos, tenha um propósito, pelo qual sinta que contribui para melhorar a sociedade.
- Se possível, escolha uma profissão que o realize.
- Pratique actos de bondade.
- Não se concentre nos seus problemas, mas sim nas soluções. Aprenda a lidar com eles.
- Tente encontrar um aspecto positivo, ou uma lição, em cada adversidade.
- Procure livrar-se das dívidas.
- Saboreie cada momento, preste atenção ao que tem de bom na vida.
- Previna a doença, cuidando da sua saúde.
- Livre-se do supérfluo (da tralha, de encontros sociais que só faz por obrigação, do excesso de tecnologia) e tenha mais tempo para o importante.
- Dedique tempo às relações mais importantes da sua vida. E não se esqueça de dizer e de demonstrar o quanto os ama.
- Seja mais feliz, utilizando diariamente estratégias para a felicidade.
 
Foto: Giorgos

10 comentários:

  1. Mafalda eu não diria melhor, usando as tuas palavras: "Faça a sua vida valer a pena".

    beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Uma pergunta que muita gente evita para não cair em depressão mas que é central na nossa vida: Para que vives?

    Obrigado por este post
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem, após ler este post já recuperei o ânimo. Voltei agora do dentista, e já deu para compensar o que paguei e lá sofri. Um bom dia a todos e obrigado à Mafalda
    NB

    ResponderEliminar
  4. Ainda esta semana presenciei de perto um momento "a vida é tão curta" e choca... tal como choca a velocidade estonteante a que passa a vida... por isso, vamos VIVER, todos os dias, intensamente.

    "Don't count the days, make each day count!"

    ResponderEliminar
  5. Há uns tempos talvez sobrevivesse... desde esses tempos até hoje tenho vivido cada dia mais!

    Há uma frase que para mim é como um mantra:

    "Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias."(Harry Benjamin)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. a viver...sempre...nunca faria de outra forma, os problemas e as dificuldades podem surgir mas acho que nunca vale a pena desistir e deixar de lutar por uma vida mais feliz...vivo todos os dias com garra e como se fossem os ultimos e a sensação é optima, ando sempre bem disposta e feliz e isso porque decidi viver assim, a pensar somente nas coisas boas....vivo para fazer a minha parte neste mundo e tentar mudar a mentalidade de algumas pessoas para que passem a ser mais felizes..é dificil? sim, muito mas não desisto e vou tentar sempre ver os outros felizes...a vida é bela, permite-nos fazer tantas coisas, que não faz sentido sobreviver mas sim viver cada minuto :)

    ResponderEliminar
  7. Querida Mafalda
    Estou a tentar aproveitar a vida.
    Obrigada pelo post
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. OLA MAFALDA,
    DEVEMOS ESTAR ATENTA A TUDO, E TER MUITO CUIDADO PARA QUE A VIDA E A CORRERIA DO DIA A DIA NOS VENHA A CAUSAR STRESS.
    DEVIDO A TUDO ISSO EU FACO ARTESANATO, MUITO BOM..
    FOI A MELHOR TERAPIA QUE JA FIZ NA MINHA VIDA,
    GRANDE ABRACO LEILA

    ResponderEliminar
  9. Estou a tentar viver:) Sobrevivi até então…. Ler este post deu-me mais força e continuar a seguir o meu caminho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mafalda ,esta semana foi de loucos ,e estive a sobreviver ,estou tentando recuperar .
    De qualquer forma ecrevi no meu livro este texto ,porque quero ver realmente se estou viver ou sobreviver,vou arranjar as minhas respostas para eses topicos.
    A morte e a doença têm andado perto ,e faz pensar se realmente vale a pena viver com tanta pressas de .....?????
    Tenho de apreciar mais o momneto , essas liçao ainda não aprendi
    bj querida e mt mt obrigada pelas palavras tão sábias
    Lulu

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails