terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Um livro giro para as meninas

Uma amiga minha ofereceu este livro à Letícia: Barbie - Manual de Princesa. Já o tinha visto, mas talvez por preconceito meu, pensava que os livros da Barbie seriam um pouco mais materialistas. E não é que me enganei? O livro é espectacular para ensinarmos valores importantíssimos às crianças.

Habitualmente, as histórias de encantar são um dos recursos que utilizo para transmitir à Letícia os valores que mais aprecio. A ideia deste livro em particular, é ensinar às meninas que querem ser como as princesas (e que menina não adora isto?), como devem agir. Vou dar-vos alguns tópicos abordados no livro, em que diz que uma princesa:
- pede "por favor" e diz "obrigada";
- é organizada e arrumada (fala do conceito de que cada objecto deve ter o seu lugar e da partilha de tarefas em casa);
- respeita os outros;
- sabe partilhar;
- mantém a calma  (fala de em vez de partir para a ira, a criança se concentrar nas soluções para resolver os problemas);
- sabe comportar-se à mesa;
- é amiga dos animais;
- procupa-se com o ambiente;
- tem boas notas (incita a criança a estudar, mas sem a incentivar ao perfeccionismo - refere que não deve ficar triste se não teve a melhor nota, o importante, é saber que se empenhou);
- anda sempre informada (procura despertar a curiosidade da criança para o mundo à sua volta, através da leitura por ex.).
Depois destes tópicos relacionados com o comportamento humano, fala da "imagem". Mas nada de exageros, e sim de aspectos que até poderão ser importantes para a auto-estima da criança. Fala por exemplo da necessidade de ter a roupa limpa e cuidada, do uso de alguns acessórios mas sem exageros (uns brincos, uma bandolete, etc.), de como tratar do cabelo, da necessidade de fazer uma alimentação saudável (reforçando a necessidade de comer legumes e de beber água), da importância do exercício físico e da prática de actividades relaxantes.
Na última parte do livro fala de tudo um pouco: sugere por exemplo trazer sempre um bloco de notos na mochila para apontar dúvidas e pensamentos (eu própria uso, para registar boas ideias que surgem quando menos espero), dá dicas para organizar uma festa, dá exemplo de princesas do mundo contemporâneo (a Letícia gostou particularmente da Letizia de Espanha...) e tem um teste final sobre a informação descrita ao longo do livro.

Muito giro! Aconselho a todas as princesinhas.

Imagem: Wook

2 comentários:

  1. maravilhoso o post! trabalho com crianças e me interesso a todos os assuntos relacionados ao assunto. adorei teu blog, estou te seguindo, bjs

    http://eubipolarbuscandoapaz.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Tenho 28 anos e amo as histórias da Barbie porque são lindas e sempre tem bons ensinamentos. Também estão disponíveis em filme (já vi vários, inclusive o da Escola de Princesas).

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails