terça-feira, 31 de julho de 2018

70 formas simples de praticar bondade


"(...) espalhar um pouco de felicidade
não precisa de envolver grandes gestos.
Por vezes, os actos mais vulgares são os que têm mais significado
e os que inspiram os maiores sorrisos."
Niki Brantmark

Hoje em dia andamos tão ocupados, que com frequência nos esquecemos de praticar gestos de bondade ou simplesmente de ser gentis. Contudo, pequenos gestos podem fazer a diferença tanto na vida de quem os pratica como de quem os recebe. 

O melhor é que gestos de bondade podem gerar uma cadeia de gentilezas. Noutras palavras, por vezes quem beneficia de ajuda sente-se tão bem, que acaba por praticar actos similares com outras pessoas, e assim sucessivamente.

Apesar de termos noção dos benefícios da bondade, por vezes não a praticamos porque imaginamos actos grandiosos, que levam tempo a concretizar. Mas acredita, bastam pequenos gestos para fazeres a diferença. Ah! E se tiveres filhos, deixa-os observar e/ou participar, afinal o exemplo vale mais do que mil palavras.

Com este post, quero sugerir-te gestos simples que podes praticar no dia-a-dia.

SER BONDOSO/A COM AS PESSOAS EM GERAL


1. Sorri para as pessoas e sê simpático/a.
2. Cumprimenta as pessoas com um "Bom dia!", "Olá!", etc. e, sempre que possível, chamando-as pelo nome (porque todas as pessoas são importantes, independentemente do cargo ou posição que ocupam na sociedade).
3. Usa as palavras «por favor» e «obrigado».
4. Faz um elogio genuíno a alguém.
5. Da próxima vez que fores muito bem atendido/a num restaurante, deixa uma gorjeta generosa ao empregado que te atendeu.
6. Deixa um bilhete com uma mensagem inspiradora num livro da biblioteca, para o próximo leitor. Podes optar por deixar um bilhete noutros locais: numa prateleira de supermercado, no espelho de uma casa-de-banho pública, numa secretária do escritório, etc.
7. Elogia ou escreve uma carta de agradecimento a alguma entidade que tenha prestado bons serviços (ex. bombeiros, hospital, lar de idosos, polícia, etc.).
8. Escreve uma carta de agradecimento a pessoas que foram uma verdadeira inspiração ou que te ajudaram quando mais precisaste (ex. um amigo/a, um professor/a, um familiar, etc.).
9. Deixa passar à frente na fila, alguém que precise.
10. Segura a porta para que alguém possa sair ou entrar.
11. Cede o teu lugar nos transportes públicos a alguém que precise.
12. Se estiver a chover, ajuda quem está sem guarda-chuva, partilhando o teu.
13. Antes de reagires negativamente, coloca-te no lugar da outra pessoa e imagina o que ela está a sentir.
14. Substitui os comentários negativos online, por mensagens inspiradoras ou sugestões. Se algo que te desagrada, discorda sem ofender, mas com educação.
15. Faz um favor a alguém, sem pedires nada em troca.
16. Prepara uma refeição familiar para recém-papás (entrega-a e sai, para não incomodares).
17. Oferece água fresca, num dia de muito calor.

GESTOS SOLIDÁRIOS


18. Faz um donativo para uma causa ou Instituição em que acredites (em grande parte dos casos, pode ser feito pela Internet - basta pesquisares).
19. Faz um destralhe do que não usas e doa a quem precisa (a Instituições ou pessoas).
20. Oferece presentes de Natal num orfanato.
21. Colabora numa quermesse ou venda de Natal.
22. Visita idosos que vivem num Lar.
23. Ajuda um/a idoso/a ou uma grávida a carregar as compras.
24. Dá apoio a quem está doente (com palavras de ânimo ou ajudando em alguma tarefa, etc.).
25. Paga uma refeição a alguém carenciado. Convida-o/a a sentar-se contigo no restaurante ou oferece-lhe um saco de compras com alimentos.
26. Doa sangue.

SER BONDOSO/A COM QUEM AMAS


27. Compra flores e oferece a alguém que ames.
28. Oferece um presente inesperado, sem ser numa data especial.
29. Deixa um bilhete de amor num lugar inesperado (na secretária, no espelho da casa-de-banho, no livro que anda a ler, etc.).
30. Oferece um pequeno-almoço na cama.
31. Envia um sms carinhoso durante o dia.
32. Diz às pessoas que amas o quanto são especiais.
33. Escreve uma carta de gratidão ao teu/tua marido/esposa ou filho/s, demonstrando as qualidades que aprecias e/ou elogiando acções positivas que tenham tomado.
34. Prepara uma lancheira especial para o/s teu/s filho/s levar/em para a escola (sandes em forma de coração, um bilhete a dizeres o quanto o/s ama/s, etc.).
35. Prepara uma refeição especial para a tua família (inclui os pratos favoritos, decoração bonita, umas velas acesas...).
36. Cria um «dia do filho único» (se tiveres vários filhos, cria um dia para cada um deles) e dedica-te inteiramente a fazer actividades especiais a sós com esse teu filho.
37. Evita a todo custo, os pequenos gestos que irritam quem mais amas (ex.: deixar roupa espalhada pela casa, interrompê-lo/a na melhor parte do programa de TV, etc.) e pede para o/a teu/tua companheiro/a fazer o mesmo.
38. Ocupa-te das crianças, para o/a teu/tua companheiro/a poder ter 30 min de descanso ou para fazer algo que goste.
39. Faz uma massagem ao fim do dia extenuante de trabalho, para que possa relaxar.
40. Passa tempo com as pessoas que mais amas - não sejas Workaholic. Isto implica não sair tarde do trabalho por sistema e evitar trazer trabalho para casa (o que inclui: evitar ir constantemente ao e-mail e avisar previamente que só te devem telefonar, em situação de real emergência).
41. Diz “eu amo-te” mais vezes.

GESTOS DE BONDADE COM OS AMIGOS


42. Faz uma lista do que tu adoras num/a amigo/a e oferece-lha.
43. Sê o/a optimista do grupo, anima as pessoas.
44. Sê um ombro amigo, um bom ouvinte com quem os teus amigos podem desabafar. Ah! E ouve-os realmente, não estejas sempre a interromper.
45. Telefona a uma pessoa amiga, com quem não falas há muito tempo.
46. Oferece ao/à teu/tua amigo/a algo relacionado com a sua paixão ou hobby (um selo para o coleccionador de selos, um artigo de revista inspirador ou informativo, um bilhete para entrada num museu, etc.).
47. Quando a tua amiga estiver particularmente bem vestida, dá-lhe um elogio do género "Essa roupa fica-te muito bem! Ficas muito bonita!". Isto é óptimo para aumentar a autoestima!
48. Convida um/a amigo/a para sair alguns minutos contigo e paga-lhe um café. 
49. Convida alguém que viva sozinho para passar uma ocasião especial com a tua família, tal como o Natal, o seu aniversário… (desde que os teus familiares concordem).
50. Oferece-te para fazer um transporte a alguém que não consegue conduzir.
51. Perdoa alguém que tenha errado contigo.
52. Envia postais em ocasiões especiais (no aniversário, Natal, dia dos amigos... ) em vez de um simples sms ou e-mail. Se quiseres nem precisas de os comprar, podes imprimir uma imagem bonita e criar algo teu. O mais importante é escreveres algo sentido, verdadeiramente dedicado a quem o vai receber.
53. Se um/a amigo/a perder um ente querido, e se tiveres conhecido bem essa pessoa, podes reunir fotografias e histórias positivas dessa pessoa num caderninho e oferecer-lho. 

SER BONDOSO NO TRABALHO


54.  Sê aquela pessoa que anima os outros, que é positiva, que ouve os seus problemas e que os inspira a continuar.
55. Contribui para que o teu escritório seja um lugar de paz. Quando os outros estiverem a dizer mal de alguém, não dês seguimento à conversa. Tenta mudar de assunto. 
56. Ajuda um/a colega novo a integrar-se. Convida-o/a por exemplo para almoçarem, explica-lhe como as coisas funcionam por ali, fala-lhe de ti e escuta-o/a também.
57. Partilha o teu lanche com alguém.
58. Oferece um miminho ao/s teu/s colega/s de trabalho. Surpreende-o/s com um doce, uma prenda no aniversário, etc. 
59. Pede desculpa quando estiveres errado/a ou tiveres cometido um erro e dá sugestões para remediar a situação. Se necessário, pede desculpa. 

ESPALHAR A BONDADE ONDE VIVES


60. Sê gentil com os teus vizinhos. Cumprimenta-os, oferece-te para os ajudar em alguma coisa (com as compras, por ex.), dá-lhes algo feito por ti (como uns biscoitos)...
61. Evita fazer barulho que incomode os teus vizinhos (ao chegares a casa calça uns chinelos ou anda só com meias, evita pôr a música excessivamente alta, etc.).
62. Torna o teu bairro mais agradável, mantendo o exterior da tua casa bonito e bem conservado (pinta, deita fora o que é lixo, coloca umas flores no teu jardim ou varanda…). 
63. Compra nas mercearias locais.

SER AMIGO/A DO PLANETA


64. Se vires lixo no chão, apanha-o e deita-o no recipiente adequado.
65. Faz da política dos 3 R’s uma filosofia de vida. Reduz, comprando apenas o necessário e evitando os desperdícios; Reutiliza, dando asas à criatividade e Recicla o máximo que conseguires.
66. Se possível, vai a pé ou de bicicleta para o trabalho (é bom para o ambiente e para a tua saúde).
67. Planta uma árvore.
68. Passa a adquirir produtos ecológicos, que não poluam o ambiente (produtos de limpeza, de higiene, sacos de compras reutilizáveis, etc.) e evita produtos que o contaminam (por ex. plástico).

SER BONDOSO/A CONTIGO


69. Queixa-te menos e tem conversas mais positivas. Opta por ser uma pessoa mais optimista e inspiradora. Acredita, isto influencia a forma como te sentes no dia-a-dia.
70. Sê gentil contigo mesmo/a. Cuida de ti, oferece-te um mimo e dá-te o devido valor. Quando cuidas de ti, serás melhor para os outros e, consequentemente, estás a contribuir para um mundo melhor!

Fotos: 1.ª congerdesign; 2.ª rawpixel; 3.ª rawpixel; 4.ª aliceabc0; 5.ª Simsalabim Sabrina; 6.ª Free-Photos; 7.ª Free-Photos; 8.ª Pexels; 9.ª Free-Photos.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Gostei imenso das sugestões, particularmente porque muitas vezes nos esquecemos como pode ser tão simples!
    São sempre muito inspiradores estes artigos!
    Obrigada pela partilha!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Favoritei essa tua postagem tão linda... que nos inspira a ser melhores e a tornar a vida dos outros mais leve e bonita. Amei as sugestões. Algumas já vou aplicar essa semana, depois conto no meu blog e cito tua postagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... obrigada Pri, depois vou espreitar o teu post.
      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails