quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O meu diário de alimentação

Na semana passada deu-me para isto. Fiz um diário da minha alimentação.

Muitas pessoas utilizam-no para emagrecer (segundo vários estudos, até resulta). Mas no meu caso, recorri a esta técnica para saber quão saudável anda a minha alimentação

O objectivo é registar tudo o que ingerimos por dia, desde o pequeno-almoço, àquele chocolate a que não conseguimos resistir. Desde o copo de água, ao café... e daí por diante.

O meu diário era bem simples, pois continha os seguintes elementos:
- data;
- hora;
- alimentos ingeridos (no caso de ser uma refeição completa, referia por exemplo: sopa de cenoura, bacalhau à Gomes de Sá, salada de alface, 1 copo de água, pão de mistura e 1 maçã).

Mas para quem está a fazer dieta, pode incluir outros itens, tais como:
- calorias consumidas;
- quantidade de alimentos (por ex.: 100g de bife de vaca, etc.);
- emoções associadas à ingestão destes alimentos.

Depois de tanta trabalheira, eis as conclusões a que cheguei:
a) Aspectos positivos:
- Só consumo leite biológico;
- Não ingeri qualquer refrigerante;
- Reduzi drasticamente o consumo de açúcares simples;
- Consumo sempre pão de mistura.

b) Aspectos a melhorar:
- Este mês, cometi o erro (há algum tempo que não o fazia), de não elaborar ementa. Conclusão: comi comida muito menos saudável, o que incluiu algum fast-food;
- Deveria ingerir mais alimentos bio (mas alguns são tão caros...);
- Fiquei um bocadinho chocada por descobrir, que como poucos legumes. Só como sopa ao jantar, por vezes acompanho o segundo com uma salada e... pouco mais.

Mas agora folheei um livro de receitas portuguesa e, a verdade, é que não encontro muitas receitas com legumes. Acho igualmente a nossa forma de cozinhar legumes, um pouco insípida. Tenho de descobrir umas receitas, de preferência asiáticas (já repararam como eles conseguem transformar um prato de legumes numa delícia? para além disso, os legumes são quase o prato principal, enquanto que a carne, mais parece o acompanhamento).

««»»

Experimentem fazer o vosso próprio diário durante alguns dias. Poderão ficar surpreendidos, pois pensamos que sabemos o que comemos, mas às vezes não é bem assim...

10 comentários:

  1. Lá em casa, o que fazemos é usar livros de receitas vegetarianas como inspiração e tentar ter sempre legumes congelados para quando cozinhamos. É mesmo uma questão de hábito :)
    Adoro o blog!

    ResponderEliminar
  2. Bem... eu nisso tenho imenso que melhorar :( Alem da falta de menu da semana, tenho uma preguiça enorme para cozinhar :( Acho que se fizesse um caderninho assustava-me :D
    Continua, fazes muito bem :)
    Bjs M.

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia, Mafalda. Alinho!
    Abraço do Porto
    SAO

    ResponderEliminar
  4. É verdade! Não há nada como uns legumes salteados, assados ou gratinados!

    ResponderEliminar
  5. Amiga hoje eu vim lhe oferecer dois selinhos, um de 700 seguidores e o outro de Natal.
    http://www.mariaalicecerqueira.com/

    Tenha uma linda tarde junto com o desejo de Feliz Natal.
    Abraço muito amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  6. Ótima ideia, principalmente agora, que vou levar a sério a dieta, ou não vou entrar no vestido que pretendo usar na formatura da minha irmã!!!

    Beijos!!♥

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda! Já fiz também um diário e a verdade é que resulta, tornamo-nos mais conscientes da nossa alimentação. No meu caso, acrescentava também o exercío físico nem que fosse uma caminhada de 5 minutos.
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Já ouvi falar de um livro, que se chama Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais que ensina a aproveitar tudo a nível de legumes.
    Fiz uma vez a receita do arroz de couve flor e confesso que até fiquei agradavelmente surpreendida.
    Fica a dica.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum!... Tenho de descobrir esse livro.
      Obrigada pela dica!

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails