quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Crie uma tradição familiar

Recordo-me de acordar cedo. Descia da cama, pé ante pé, para ninguém me ouvir. E aí, o meu rosto irradiava alegria e espanto. O menino Jesus tinha mesmo trazido os presentes (na minha infância ainda era Ele que cumpria esta tarefa)! 

Também me lembro da véspera de Natal. Vem-me à ideia eu e a minha avó na velha cozinha, a preparar os doces de Natal. Fazia-me sempre um bolo em forma de boneco, e eu adorava, porque aquele bolinho era especial.

Ainda hoje sorrio quando me lembro destas ocasiões, e é um facto que são marcantes, especialmente quando se é criança. Estas tradições ajudam a construir a felicidade familiar. Ajudam a manter uma família mais unida e permitem reforçar os seus valores e identidade. Sabemos que é isto que fazemos, que é este o «clã a que pertencemos». 

O Natal é uma óptima ocasião para isso. Cá em casa vivemos cada minuto, como se de um momento mágico e precioso se tratasse. São contadas histórias de Natal, participamos em campanhas de solidariedade, decoramos a casa, fazemos comida da época, tiramos fotografias... Mas existem outras sugestões, que ainda não experimentei. Basta ser criativo: pode-se participar em eventos religiosos, pode-se criar um calendário do advento (adoro este) e cumprir a tarefa para cada dia, pode-se viajar para um destino associado a esta tradição (cá em Portugal temos por exemplo, a Vila Natal, em Óbidos)...

O importante é dar continuidade a estas tradições e nos identificarmos com elas. As crianças vão adorar e a felicidade vem por acréscimo.

Foto: TC Davis

11 comentários:

  1. BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO

    Parabéns pelas suas publicações ao longo do ano e força para continuar com este lindo projeto de procurar a felicidade e partilhá-la. bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda

    Aqui em casa não há muitas tradições, nem laços familiares muito enraizados.
    Mas adoro estar cada minuto com o meu marido e filhota e procuro que cada momento que partilhamos seja especial.
    Fico feliz por ainda haver familias unidas e com tradições familiares e a sua ser uma delas.
    Tudo de bom
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não é preciso ter uma família enorme para criar estas tradições, podes fazê-lo com a tua família nuclear. O importante é o resultado final ser mais felicidade para todos.
      Beijinhos e boas festas!

      Eliminar
  3. Na minha família também seguimos a tradição! Todos os anos nos reunimos todos na casa dos meus pais, fazemos uma ceia e a prece ao pé da árvore á meia-noite...não abro mão destes momentos!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São momentos destes que recordamos para sempre. Boas festas para ti!

      Eliminar
  4. Muito bom! Cá em casa temos a tradição de colocar o menino Jesus no presépio apenas na noite de 24 de Dezembro (sim, agora Ele não está lá!), fazermos a leitura da Bíblia do nascimento e uma pequena oração.

    Beijinhos e um Santo Natal
    Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do seu blog , com um tema tao inspirador e estou sempre a aprender contigo, parece_me que vc procura mas ja encontrou a felicidade!
    N. Brasil.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails