terça-feira, 1 de outubro de 2019

Hygge no Outono - 20 sugestões


Acordei cedo. Lá fora chove [nota: o post foi escrito há uns dias]. Não muito, apenas o suficiente para ouvir as gotas a cair. Pela primeira vez em muito tempo, tive de ir buscar uma mantinha, pois as manhãs começam a ficar frias. Aconchego-me, enquanto bebo o meu chá de frutos silvestres e leio os últimos capítulos de um livro. Adoro manhãs assim!

Podem ser uns breves minutos, mas estes momentos transformam o meu dia. São os meus momentos hygge. Ao serão, por vezes repito a dose. Continuam a ser instantes de aconchego, só que um pouco mais ruidosos - ou não estivesse a família reunida.

O Outono chegou, uma das minhas estações favoritas. Adoro as paisagens coloridas, a sensação de recomeço e, por vezes, o som da chuva e do vento lá fora. Mas, devo confessar, também gosto do Outono por ser a ocasião perfeita para a criação de momentos hygge.

E sabes porque estes momentos são importantes? Porque praticados numa base diária (nem que sejam só uns minutinhos), podem fazer-te realmente mais feliz. E até é fácil de perceber porquê. É que as actividades associadas ao hygge, são comuns ao que os cientistas descobriram que pode aumentar a felicidade.

Então, que tal passarmos à prática? Deixo-te algumas sugestões, para trazeres mais hygge à tua vida neste Outono. Experimenta!

1 - Torna a tua casa mais acolhedora 
Decora-a com objetos que te trazem alegria e/ou que te lembrem momentos felizes. Pode ser aquela cómoda vintage da tua avó, molduras com fotos especiais, prateleiras repletas de livros, trabalhos feitos por ti... Opta por iluminação suave nos lugares onde pretendes relaxar. Inclui mantinhas e almofadões confortáveis, onde te possas aconchegar. Traz também um pouco de Natureza para dentro de casa: jarras ou vasos de flores, pedras da praia, galhos de madeira, folhas coloridas, etc.

2 - Aproveita mais a tua varanda ou quintal
Se fores abençoado/a com um destes dois, aplica as mesmas ideias que referi acima. Transforma-a/o num lugar mais aconchegante! O objectivo é que passes lá mais tempo, a realizar actividades hygge. Se o lugar for convidativo, é provável que o aproveites mais. Cria um espaço para te sentares confortavelmente, rodeia-te de flores e, quem sabe, de umas velas. Mesmo no tempo frio, podes aproveitar este lugar, aconcheganto-te numa mantinha.

3 - Cria um hyggekrog
Os dinamarqueses costumam criar um cantinho acolhedor em casa, a que chamam hyggekrog. Trata-se de um recanto, preferencialmente junto a uma janela, onde te possas sentar para ler, ver a paisagem ou apreciar uma bebida quente. Escolhe uma poltrona ou  um sofá confortável. Se necessário tem à mão almofadões e uma manta quentinha, para que te possas aconchegar. Ah! Uma mesinha de apoio também pode ajudar... para pousares o teu livro ou uma chávena de chocolate quente.

4 - Acende a lareira
Se tiveres a sorte de ter lareira, acende-a para tornares o ambiente mais acolhedor. Relaxa com aquele quentinho, com a luz dourada das chamas e o som do crepitar da madeira.

A lareira faz-me recuar à infância, quando a minha avó me contava histórias de encantar enquanto a madeira ardia. Podes fazer o mesmo com os teus filhos. Ou simplesmente, ficar na conversa com a família.

5 - Cria um ambiente mágico, com velas
As velas trazem uma aura mágica aos espaços. Torna-os mais acolhedores e relaxantes.

Contudo, é muito importante que arejes o local! Quando acesas num lugar completamente fechado, podem ser prejudiciais para a saúde.

6 - Relaxa com sons agradáveis
Enquanto fazes alguma actividade ou simplesmente relaxas, experimenta colocar uma música de fundo - por exemplo uma playlist das tuas músicas favoritas, música clássica, jazz... o que importa é que seja do teu agrado.

Mas não precisas de te cingir à música. Já experimentaste os sons da Natureza? Do vento, da chuva a cair, da floresta, do mar...

Se estiveres em casa, podes simplesmente abrir uma janela (se não houver muito trânsito lá fora, será relaxante).

7 - Delicia-te com pratos reconfortantes
Uma sopa quentinha, pratos que te lembram a infância, doces típicos da época (broas, por ex.), as frutas de Outono (dióspiros, romãs...). Podes aproveitar marmelos e fazer uma marmelada caseira (podes espreitar a minha receita aqui).

Saboreia cada momento: desde a compra, à confecção (se for o caso) e ao degustar propriamente dito.

8 - Bebe uma bebida quentinha
É tão reconfortante chegar a casa e beber algo quentinho nos dias mais frios: um chá, um capuccino, um chocolate quente... ao verdadeiro estilo hygge.

9 - Lê um bom livro
Esta é uma actividade que aprecio em qualquer época do ano, mas nos meses mais frios tem particular encanto. É tão bom aconchegarmo-nos num cantinho acolhedor (no hyggekrog ou na varanda, por exemplo), rodeados de almofadas e embrulhados numa mantinha a ler um bom livro. Se a bebida quente estiver ali do lado, ainda melhor. Aproveita momentos assim!

10 - Prepara um banho relaxante
Como tudo o que diz respeito a hygge, a ideia é criares um ambiente acolhedor. Enche a banheira com água quentinha, espuma e sais. Coloca uma música de fundo suave. Desliga as luzes e acende várias velas e depois... é só relaxares.

11 - Cria um SPA Caseiro
Novamente, cria um ambiente acolhedor. Depois, é a altura de te mimares. Podes fazer uma máscara hidratante, no rosto e no cabelo, tratar das unhas, ou... fazer algo que praticamos cá em casa: massagens.

Deitamo-nos e marcamos no despertador cerca de 10 minutos (atenção que o toque de despertador deve de ser uma coisa suave). Aí, um de nós faz massagens no outro com uma loção hidratante. Assim que o despertador toca, trocamos e quem fez massagem é quem recebe. No fim vestimos os pijamas e até o sono chega mais rápido.

12- Pratica meditação
Escolhe um recanto acolhedor, onde não sejas interrompido/a (pode ser no teu hyggekrog). Senta-te confortavelmente e dedica uns minutos à meditação. Se não souberes o que fazer, podes seguir as instruções deste post e se preferires meditação guiada (aquela onde alguém te vai dando indicações sobre o que deves ir fazendo), podes assistir ao vídeo deste post.

13 - Aproveita os serões em família
A ideia é organizarem um ou mais serões livres de tecnologia. Ao invés de estarem com a TV ligada ou de volta do computador, podem jogar alguma coisa com os filhos: o Monopoly, Trivial Pursuit, cartas, Cluedo... Podem também montar um lego ou um puzzle. Os miúdos costumam adorar fazer coisas divertidas com os pais. E isso favorece a união familiar! E mesmo que não hajam filhos, porque não experimentar?

14 - Organiza «noites de cinema» em casa
Neste caso a televisão também é uma aliada. Vistam uma roupa confortável e tenham por perto uma manta quentinha. Preparem pipocas, ou algo do vosso agrado. Desliguem as luzes e assistam a um bom filme.

15 - Organiza reuniões com pessoas com quem gostas de estar
Isto implica não convidares ninguém por obrigação, pois estes encontros devem de ser com quem realmente gosta de ti, não com quem te faz sentir mal. O objectivo é ter realmente um encontro agradável! Tanto pode ser uma saída para um cafezinho, como algo mais elaborado como um jantar.

No entanto, para que a reunião seja ao estilo hygge, há aspectos a ter em conta:
a) os problemas pessoais ficam do lado de fora - há muito pouco negativismo e queixas. Também não se abordam assuntos controversos como política. A ideia é evitar discussões e ter conversas agradáveis, que permitam desanuviar a mente.

b) não há competição entre as pessoas -  ninguém é o centro das atenções ou tenta dominar a conversa. É preferível ser modesto para manter a reunião agradável!

c) quando estes encontros envolvem refeições ou outros preparativos, todos ajudam. O objectivo é que não sejam uma ou poucas pessoas a fazerem o trabalho todo. As próprias crianças são incentivadas a colaborar.

16 - Celebra as ocasiões especiais do Outono
As tradições são muito importantes para uma cultura familiar hygge. Por cá comemoramos o Dia de Todos os Santos (quando as crianças vão pedir o Pão por Deus), o Dia de Finados (quando se vai levar uma flor e acender uma vela aos entes queridos que já partiram) e o Dia de São Martinho (em que se realizam magustos). Noutras paragens comemora-se o Halloween ou o festival das luzes. Claro que depende do hemisfério onde nos encontramos. Por exemplo no Brasil, é a Páscoa que se comemora no Outono.

Independentemente do que houver para celebrar, podemos aproveitar essas ocasiões para fortalecer a união familiar. Levar as crianças a participar. Contar-lhes a história por detrás da tradição. Fazer uma reunião de família... de preferência, com os petiscos da época.

17 - Aproveita as horas douradas
São aqueles momentos em que o Sol nasce e se põe, em que o céu fica com aquelas tonalidades fantásticas. Aproveita para contemplar este espectáculo da Natureza!

18 - Faz caminhadas na Natureza
Veste uma roupa quentinha e confortável e faz caminhadas pela floresta, ou, se não tiveres nenhuma por perto, aventura-te pelos parques e jardins da tua terra.

Aprecia a beleza ao teu redor: as paisagens de Outono conseguem ser lindíssimas! Se quiseres tira fotografias - é uma forma de estares mais atento/a aos detalhes encantadores da paisagem.

19 - Aprecia a beleza do Outono
Isto é possível nas caminhadas, mas também quando seguimos de carro. É algo que faço frequentemente com os miúdos, quando os levo e trago da escola. Simplesmente vamos atentos aos detalhes bonitos da paisagem e mencionando o que mais nos encanta. E o Outono, com as suas cores vibrantes, é particularmente belo!

20 - Viaja por esse país fora
Podes escolher um dia do fim-de-semana e explorar os lugares encantadores do nosso país. Afinal temos quilómetros de costa, florestas encantadoras, montanhas e imensos monumentos. Novamente, leva roupa confortável e quente, pois como dizem os nórdicos "Não existe mau tempo, apenas roupas más".

Podes preparar um piquenique, para apreciar em plena Natureza. Mas, porque não, conhecer a comfort food local?

Se fores visitar monumentos, aprecia os detalhes. E para prolongar o efeito do passeio, podes sempre trazer um livro sobre a história do local. Sim, para mais tarde leres, quem sabe, embrulhado/a numa mantinha...

««»»

Como vês, o Outono é uma estação fantástica para abraçares o estilo hygge. Tenta realizar alguma destas actividades, nem que seja por breves minutos, mas numa base diária. Certamente, trarás mais felicidade à tua vida.

Se quiseres saber mais sobre hygge, sugiro-te estes livros:

"O Livro do Hygge" de Meik Wiking - este é o meu livro favorito sobre o tema e falei dele neste post.


"Hygge. Ser Feliz à Dinamarquesa" - também falei dele neste post.

"Alegria Hygge" de Pia Edberg.




Fotos: 1.ª melkhagelslag; 2.ª Essencial Home; 3.ª Steph 684; 4.ª Pexels; 5.ª tremaestro; 6.ª Society 19; 7.ª Roadtrippers; 8.ª, 9.ª e 10.ª Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Adoro o outono e a primavera ... mas o outono é mm reconfortante e pede mm um cantinho acolhedor para se estar ... adoro :)
    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Postagem interessante! Tenho de me tirar de preguiças e meter a widget dos blogues a ler pois a Lista de Leitura não me mostra os blogues todos. É uma desconfiança que tenho. Desde que aqui vim já acrescentou postagens e eu nunca as vi na Lista. Posso não ter estado atenta mas começo a ter esta impressão em relação a vários blogues. :(

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails