quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Shinrin-yoku, um livro sobre o poder terapêutico da Natureza

Assim que li sobre Shinrin-yoku, apaixonei-me completamente. Na altura comecei a praticar e até escrevi um post sobre o tema.

Shinrin-yoku é uma expressão japonesa que significa literalmente «banho de floresta». O professor Yoshifumi Miyazaki da Universidade de Chiba no Japão e autor deste livro, aproveitou esta expressão para nomear uma nova terapia que usa o poder terapêutico da Natureza para prevenir doenças associadas ao stress.

Miyazaki estuda os efeitos da Natureza na redução do stress e a sua investigação, bem como várias sugestões práticas estão reunidas neste livro: "Shinrin-yoku. A terapia japonesa dos banhos de floresta que melhora a sua saúde e bem-estar".

Mas vamos falar do livro...

Em primeiro lugar é uma obra lindíssima, com imagens deslumbrantes, o que por si só nos relaxa.


Quanto ao conteúdo, o autor começa por fazer uma pequena introdução, onde explica o que é o Shinrin-yoku e porque precisamos dele. Conta-nos também um pouco da sua história.


Nos capítulos seguintes, aborda os seguintes temas:

1. O conceito de terapia da Natureza (os objectivos e benefícios desta terapia, os efeitos no nosso organismo das pressões do mundo moderno, como funcionam o sistema nervoso simpático e o parassimpático, tipos de doenças associados ao stress e porque é que a Natureza reduz o stress).

2. A relação do Japão com a Natureza (mostra como a relação com a Natureza é diferente entre japoneses e ocidentais, fala da estética japonesa, da geografia do Japão e das suas florestas, da investigação ao nível das terapias da Natureza).

3. A prática do Shinrin-yoku (exemplos de actividades de terapia na floresta, qual a melhor terapia para cada pessoa, exemplos do que se pratica em vários centros de terapia da floresta no Japão, o que as crianças podem aprender na Natureza e os benefícios desta para as crianças).

4. Trazer a floresta para perto de casa (a importância de incluir a Natureza nos espaços urbanos e exemplos de onde isso se passa, a terapia da madeira, com os bonsais, com plantas e flores, como purificar o ar com plantas de interior e os óleos essenciais).

5. A ciência por detrás da terapia da Natureza (como medir com precisão o stress ou o relaxamento num dado momento, descrição de vários estudos que se realizaram sobre a terapia da floresta, a terapia no parque e outras terapias da Natureza).

6. O futuro da investigação da terapia da floresta (o que falta estudar e as lacunas que ainda necessitam de ser resolvidas, outras investigações que estão a ser feitas pelo mundo).


Ao longo do livro encontramos várias frases inspiradoras de grandes pensadores, com imagens de fundo encantadoras.


É uma delícia folhear este livro de capa dura. Quase todas as páginas têm alguma imagem encantadora da Natureza.


O livro contém vários exemplos de actividades de terapia na floresta. Nestas são indicados os seus benefícios e é explicado como se podem praticar.


Para melhor percebermos a parte da investigação científica da terapia da floresta, são incluídos esquemas, tabelas ou gráficos. Em cada estudo, são-nos dadas explicações sobre quem testaram, o que testaram e os resultados.


Um livro com sugestões acessíveis, que podemos facilmente implementar. Com estas podemos reduzir o stress e relaxar (sendo que o próprio livro, já é um meio para o relaxamento... falo por mim). Em suma, adorei.

.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. Amei esse post. Pena que não consigo encontrar esse livro no Brasil. :( Você conhece alguma livraria em Portugal que entrega no Brasil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcela, clica no título do livro, pois deixei um link para a livraria online onde costumo comprar, a Wook. Esta livraria é portuguesa, mas faz envios para todo o mundo. Recordo-me que uma amiga brasileira também já comprou através da Wook.
      Bjs 😊

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails