sexta-feira, 17 de agosto de 2018

O Minuto Verde - O manual perfeito para uma vida mais ecológica

Esta semana escrevi sobre ecologia. Seguindo esta linha, decidi falar do livro "Minuto Verde" da Quercus - um livro pequeno, mas super útil. Daqueles que considero que todos deveríamos de ler... e reler.

O livro reúne cerca de 200 recomendações simples, que podemos colocar em prática no dia-a-dia. Com estes pequenos gestos, podemos dar o nosso contributo para um ambiente melhor. Porque como disse um dia alguém "Não herdámos a Terra dos nossos pais, mas pedimo-la emprestada aos nossos filhos". Então, há que dar o exemplo e contribuir para um planeta melhor.

O livro aborda os seguintes temas e sub-temas:
1. Água e saneamento (consumo eficiente dentro de casa e no exterior, qualidade da água e águas residuais);
2. Energia (uso eficiente de electrodomésticos, iluminação, climatização, entretenimento e escritório, truques para poupar energia e energia renovável);
3. Resíduos (reduzir, reutilizar, reciclar e compostar, resíduos especiais e recolha selectiva);
4. Construção sustentável (arquitectura bioclimática, qualidade do ar interior, climatização passiva e certificações);
5. Mobilidade (no dia-a-dia, médias e longas distâncias, automóvel, mobilidade eléctrica e bicicleta);
6. Poluição (poluição atmosférica, sonora e da água);
7. Compras responsáveis (redução do desperdício, dieta alimentar, cortiça e certificações);
8. Solos e agricultura biológica (químicos, agricultura biológica, produtos biológicos alimentares e outros produtos biológicos);
9. Património Natural (florestas, ecossistemas aquáticos, zonas costeiras, biodiversidade e avifauna...);
10. Turismo sustentável (alojamento e transporte turístico, zonas balneares, turismo de Natureza, turismo activo e responsável);
11. Alterações climáticas (aquecimento global, consequências e soluções).

Cada tema, como referi, aborda vários sub-temas e estes, por sua vez, abordam ainda temas mais específicos. Por exemplo, relativamente ao tema «água e saneamento», um dos sub-temas tem a ver com «águas residuais». Este por sua vez, aborda temas específicos como: rede de drenagem de águas pluviais, cuidado com o que deitamos na rede de esgotos, sanita não é caixote e a importância das ETAR.

Estes sub-temas mais específicos vão além de nos indicar o que fazer, pois explicam-nos as razões para tal. Por exemplo no que respeita ao «cuidado com o que deitamos na rede de esgotos» indicam que não devemos deitar óleo usado nos esgotos (infelizmente, uma prática comum), porque obstruem os filtros das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e, mais grave, "(...) apenas um litro de óleo alimentar usado pode contaminar um milhão de litros de água".

Para além disso o que está escrito, não está lá por acaso. Por norma é assente em estudos e estatísticas. Por exemplo, no que respeita à poluição da água, refere que neste momento, a média anual de plástico que acaba nos oceanos é de 8 milhões de toneladas! Isto é equivalente a despejar no mar, um camião de lixo por minuto. Se o despejo destes resíduos se mantiver ao nível actual "(...) em 2050 haverá, em peso, mais plástico do que peixes nos mares (...)".

Um outro aspecto é que tem muita informação quanto à realidade portuguesa, quer a nível de estudos e estatísticas (a opção por rolhas de cortiça é uma solução ecológica, pois a sua produção e utilização emite 26 vezes menos CO2, em comparação com os vedantes de plástico ou alumínio; para além disso, ajuda a preservar o ecossistema do montado, contribui para as exportações [90% da produção de cortiça é vendida ao estrangeiro, sendo que Portugal é responsável por 49% da produção mundial] e mantém 9.000 postos de trabalho), quer a nível do que pode ser feito (é possível ajudar na plantação da floresta autóctone, através da campanha "Uma árvore pela Floresta", desenvolvida em parceria entre a Quercus e os CTT).

Em suma, é um livro pequeno, mas super-completo. Acredito que levar à prática as suas sugestões, permite-nos ajudar o planeta e deixar uma herança melhor às novas gerações.

Foto: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails