terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

De que se arrependem aqueles que vão morrer

Numa tarde amena, a enfermeira voluntária corria a dar-me a pior das notícias. A Sr.ª J. não tinha pulsação nem respirava, tinha partido serenamente.

Rapidamente a deslocamos para uma cama e foi então que algo aconteceu. Por entre o pranto da filha (que estava junto da mãe) e da nossa tristeza, talvez pelo impacto da deslocação da senhora, da cadeira para a cama, notámos que o peito voltara a ter vida. Aproximámos um espelho do seu rosto e este voltou a embaciar (sinal de que respirava). O coração voltou a pulsar. Pouco depois abriu os olhos e sorriu-nos como se nada fosse. Foi a primeira e única vez que vi alguém «ressuscitar» do mundo dos mortos (e por cá continua).

Isto pôs-me a pensar. E se fosse com qualquer um de nós? Que faríamos se tivessemos uma segunda chance para viver?

Bronnie Ware, uma enfermeira que trabalha com doentes terminais registou os principais arrependimentos de quem está perto do fim de vida. Isto deixa-nos algumas pistas para as questões que me surgiram naquela tarde.

1.º arrependimento: o de não terem sido verdadeiros consigo mesmos e de terem feito as suas escolhas em função do que os outros esperavam de si. - É por isso importante ponderarmos se as escolhas que fazemos nos farão efectivamente felizes, se essas são realmente as nossas escolhas e não as dos outros.

2.º arrependimento: o de terem trabalhado demais, colocando o trabalho à frente de coisas mais importantes (como acompanhar o crescimento dos filhos ou dedicar tempo ao companheiro/a) - É por isso importante colocar nas nossas agendas não só as tarefas relacionadas com o trabalho, mas tempo exclusivo para as coisas e pessoas mais importantes da nossa vida.

3.º arrependimento: o facto de terem tido medo de expressar os seus sentimentos - É por isso importante dizermos a quem gostamos o que de facto sentimos (as pessoas precisam de ouvir, pois nem sempre sabem o que nos vai pela cabeça) e não guardar ressentimentos para nós mesmos (é preferível falar, calmamente, sobre o que nos magoa e de que forma gostaríamos que a situação fosse diferente).

4.º arrependimento: não terem mantido o contacto com os amigos - É por isso importante não deixar as amizades perderem-se no tempo; aliás, a nossa felicidade depende muito das relações sociais positivas que temos.

5.º arrependimento: não terem lutado pela sua felicidade - É por isso importante sair da zona de conforto, aprender sobre o que nos poderá fazer felizes e agir em conformidade.

Só temos uma vida, por isso faça escolhas que não o levem a ter demasiados arrependimentos, mas sim gratidão pela vida que tem.

Foto: Nicolás Pérez- "Pensador" de Rodin

13 comentários:

  1. Adorei este post! A mensagem que passa é extremamente importante! Como lido muito com a morte penso muito nisto! :/

    ResponderEliminar
  2. Querida Mafalda, nunca ressuscitei mas a ideia de desaparecer rapidamente (não que pense muito nisso) faz-me ser melhor cada dia, principalmente depois de ter o meu filho.
    1º tento ser verdadeira comigo, mas há situações que poderia melhoras as minhas escolhas para me fazer mais feliz, mas há condicionantes, como a estabilidade e o dinheiro que recebo ao final do mês pelo meu trabalho.
    2º Já trabalhei de mais em tempos, agora faço questão de entrar a horas, mas tambem de sair a horas. Estar com o meu filho é melhor do que outra coisa qualquer. Bastam as 8h que estou no trabalho a dar o litro.
    3º Aqui está uma coisa, sobre a qual ainda tenho de me esforçar mais, mas já estou melhor.
    4º Eu sou a melga que ligo, mando sms (não aceito mensagem e convites via FB fico ofendida), combino almoços e que junto todos, acho que devia ser organizadora de inventos :)
    5º Tento lutar pela minha felicidade em todos os momentos, todos os dias. Mas dá trabalho só não podemos desistir, certo? a recompensa vale mais que o trabalho que dá!

    adorei o post, deu que pensar
    Bj**

    ResponderEliminar
  3. Hummm...este é daqueles temas que normalmente passo à frente :))

    Uma segunda chance?? Não sei dizer.
    Na verdade todos sabemos, o que devemos e não fazer, viver intensamente os sentimentos, os momentos,mas somos imperfeitos por natureza, embora conhecedores da teoria, nem sempre nossos atos são equivalentes.

    Talvez uma experiência destas nos dê a resposta e a escolha certa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Potcha até me arrepiei!

    http://viverentrelacos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. É... uma segunda chance é um presente, uma nova chance de rever conceitos e atitudes!!! Saber que somos imperfeitos mas não se acomodar com essa situação...o ir em busca de melhorar...é MARAVILHOSO!!!

    Tenho muito o que mudar, o que melhorar...são tantas coisas...mas devagar e sempre...o negócio é ser PERSISTENTE,rs!!!Enquanto isso vou aproveitando a paisagem...

    Tenha um Belo Dia!!
    Adorei seu poster!!!

    ResponderEliminar
  6. Lindo minha querida!
    Como só temos uma vida, precisamos
    aprender vivê-la bem e com gratidão.
    Abraços! Um dia iluminado pra ti.

    ResponderEliminar
  7. Que linda mensagem...adorei! É inspiradora!
    Beijos no coração!♥
    Mari

    ResponderEliminar
  8. Adorei!!

    Ontem recebi uma notícia de uma pessoa que me é muito querida a dizer "é para me despedir, parto hoje...".

    O quanto isto me tem feito pensar, não sei se a irei voltar a ver, não sei o que o futuro nos reserva. Pensar em tanta coisa que não fizemos, tanta coisa que não dissemos. Desperdiçamos tanto do que temos.

    Amanhã podemos, nós ou os que amamos, não estarmos cá!

    ResponderEliminar
  9. Acho que a maioria destes arrependimentos serão comuns a quase toda a gente. Conhecemos os erros que cometemos o problema é alterar comportamentos. Se os formos alterando um a um , devagar de forma a sejam interiorizados, pode ser que , se ainda cá estivermos mais uns anitos, não tenhamos , no final da vida, arrependimentos.Pouco a pouco já tenho alterado comportamentos de forma a evitar arrependimentos.
    Obrigada mais uma vez por ajudar a refletir e a agir de forma diferente.
    Bj

    ResponderEliminar
  10. Bolas, bolas a primeira parte do post é impressionante!

    ResponderEliminar
  11. faz-nos realmente pensar, vemos de certeza a vida de uma foram bem diferente ....
    bom fim de semana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails