sexta-feira, 4 de maio de 2018

Estou apaixonada por este livro! - O Livro das Pequenas Revoluções

É a primeira vez que escrevo sobre um livro, sem o ter lido totalmente. Mas "O Livro das Pequenas Revoluções - 250 rituais diários que vão mudar a sua vida" de Elsa Punset não é um livro qualquer e, no bom sentido, é por isso que ainda não o conclui.

Confuso/a? Já vais perceber porquê.

Lembras-te de em Novembro passado me ter aventurado a participar no desafio "Actividades para a Felicidade"? Durante um mês realizei diariamente actividades que a ciência comprovou que nos podem tornar mais felizes. Foi um desafio intenso, mas a verdade é que a perseverança me fez perceber que sim, este tipo de actividades realmente fizeram a diferença nos meus dias. Eram uma espécie de lufada de ar fresco, o meu refúgio de momentos felizes, num mês que foi bastante complicado (podes ver mais detalhes das conclusões a que cheguei no último post da série).

Ora este livro funciona um pouco como esse desafio. Traz, nada mais, nada menos, do que 250 exercícios que podemos realizar para melhorar o nosso bem-estar emocional. Para quem, como eu, já estuda a «felicidade» há uns anos, reconheci uma série de estratégias que a ciência comprovou que podem melhorar a nossa vida (claro que umas funcionam melhor para umas pessoas e outras para outras). 

Decidi então, não ler a totalidade do livro, mas sim ir lendo aos poucos, para aplicar tudo o que é sugerido na prática. Sinto que se o lesse de uma assentada ficaria entusiasmada de início, mas depois deixaria de praticar os exercícios. 

Ao contrário do desafio de Novembro, este vou fazendo a pouco e pouco, sempre que me apetecer. Hoje faço uma actividade, amanhã outra, mas se no dia seguinte não tiver vontade ou disponibilidade, não faço. Adio e concretizo-a noutro dia, quando estiver mais sintonizada com o meu desejo de bem-estar.

O título do post não é enganador, estou literalmente apaixonada por este livro! Cada exercício traz uma espécie de introdução onde é explicado no fundo a sua razão de ser e/ou os seus benefícios (e eu gosto de saber o porquê das coisas - muitas sabia de antemão, mas com outras estou a aprender).

Mas vamos agora ao conteúdo.

O livro está dividido em 4 Blocos:
1) O que me acontece por dentro;
2) Cara a cara com as emoções negativas;
3) Conhecer-me, crescer, viver;
4) O mundo que me rodeia.

Cada um destes blocos está dividido em grupos de exercícios e cada grupo reúne 10 exercícios.

Para mostrar como são os grupos de exercícios, vou dar o exemplo do bloco 2: «Cara a cara com as emoções negativas». Este bloco inclui os seguintes grupos de exercícios:
- exercícios expresso para gostar mais de mim; 
- exercícios expresso para enfrentar o stress e a ansiedade;
- exercícios expresso para me proteger das emoções e dos ambientes tóxicos;
- exercícios expresso para perder a vergonha;
- exercícios expresso para enfrentar os medos;
- exercícios expresso para desarmar a solidão;
- exercícios expresso para acalmar a tristeza;
- exercícios expresso para gerir a ira e os aborrecimentos.

Entretanto, cada um destes grupos de exercícios reúnem como referi anteriormente, um conjunto de 10 exercícios.

Quanto aos exercícios propriamente ditos, vou citar alguns que me parecem interessantes:

- Recupere a serenidade em 1 minuto;
- Um banho de natureza (lembras-te do Shinrin-Yoku, de que falei há dias? É justamente essa a actividade.);
- Planifique um instante positivo;
- Acordar com ioga;
- Um delicioso pequeno almoço energético;
- Música para o optimismo;
- Um exercício para o libertar o que o angustia;
- O relaxamento progressivo;
- Faça uma lista de estratégias anti-stress;
- Um relaxamento físico para dormir;
- Manter a compostura numa conversa difícil;
- Melhore a sua comunicação não verbal;
- Um exercício para os tímidos valentes;
- Melhore a sua auto-estima;
- Treine o seu cérebro pela positiva;
- Um antídoto para a ira;
- Uma estratégia para evitar sentir-se ofendido;
- Como libertar-se de um mau hábito;
- Uma estratégia infalível para melhorar em qualquer coisa;
- Cinco estratégias para alcançar as suas metas;
- Causar uma boa primeira impressão;
- Reparar uma relação;
- Mude o seu discurso interno;
- Um truque para vencer a preguiça;
- Uma estratégia contra o bullying ou assédio no emprego;
- A minha vida ideal;
- O sentido da minha vida.

Se quiseres espreitar a lista completa de exercícios entra no site da Wook e na parte onde diz «Explore» clica em «ler». Aparece uma pré-visualização com o Índice, onde está a lista dos exercícios.

Em suma, creio que é um livro útil, para quem quer experimentar os exercícios na prática. Eu vou praticando, aos poucos. Estou a gostar imenso da jornada!

.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:


2 comentários:

  1. Um livro a adquirir, claramente!
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Uhmmm fiquei tão curiosa e com uma enorme vontade de o comprar!
    Muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails