terça-feira, 8 de maio de 2018

Como manter a casa limpa e arrumada diariamente #10 - Ter ajuda dos electrodomésticos


Os electrodomésticos podem ser grandes aliados na realização de tarefas domésticas. Há pois que aproveitar as suas potencialidades, para fazermos melhor, no mínimo tempo possível. 

Neste post da série «como manter a casa limpa e arrumada diariamente», falaremos justamente disso.

««»»

90. Coloca os electrodomésticos a trabalharem para ti - A ideia é aproveitares ao máximo as suas potencialidades. Em vez de ralares manualmente, utiliza um robot de cozinha; ao invés de lavares a loiça à mão, lava-as na máquina; farás mais rápido um bolo se para além de usares a batedeira para fazeres claras em castelo, a usares para amassar (basta mudar os acessórios), etc. Sempre que um electrodoméstico te permita poupar tempo (considera também o que irás despender na lavagem), opta por usá-lo.

91. Opta por electrodomésticos de fácil manutenção - É super-importante que os electrodomésticos te ajudem a «descomplicar» e não o contrário. É assim importante: 
a) que sejam fáceis de montar, de manusear e de desmontar; 
b) que sejam fáceis de limpar (nos pequenos electrodomésticos, é importante que estes possam ir à máquina de lavar loiça; nos de maior dimensão, os que têm superfícies mais lisas costumam ser mais fáceis de limpar - o que se pode verificar numa placa comparativamente a um fogão de bicos); 
c) que sejam fáceis de arrumar, nomeadamente ocupando o mínimo de espaço.

Opta por electrodomésticos fáceis de manusear e de limpar.

92. Utiliza os electrodomésticos com a potência adequada - A potência certa pode fazer toda a diferença, principalmente em alguns electrodomésticos. Eu por exemplo quase que agradeci quando há uns anos a minha varinha mágica avariou. Comprei uma nova, com mais potência. Agora o que fazia em 7 minutos, faço em 2 ou 3. Já no domínio da limpeza, temos o exemplo do aspirador. Quando este é mais eficaz a limpar, garantidamente poupamos tempo e esforço.

Electrodomésticos com uma potência adequada,
permitem-te poupar tempo e esforço nas tarefas domésticas.

93. Opta por electrodomésticos mais ecológicos e eficientes -
 Quanto mais despesas tiveres, mais terás de trabalhar para as pagares. É por isso fundamental analisares onde podes poupar! Com a energia caríssima, é preferível optares por electrodomésticos que podem ser mais caros na compra, mas com os quais pouparás em termos de energia (eu que o diga! ao substituir a máquina de lavar roupa, poupei em média 20,00 € por mês em electricidade). Para além disso, os electrodomésticos mais eficientes são mais amigos do ambiente. Outra questão a ter em conta.

««»» 

No próximo e último post desta série, falarei de algo fundamental para a poupança de tempo e manutenção de uma casa agradável: o «envolvimento da família». Até lá!

Fotos: 1.ª Interior Design and Decoration; 2.ª ESNY; 3.ª jarmoluk.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. Obrigada pela motivação/inspiração... mais uma vez...
    Posso partilhar esta série de posts no meu blog? (links para aqui)...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá nat., em primeiro lugar obrigada pelas tuas palavras.
      Sim, podes partilhar.
      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails