quarta-feira, 2 de maio de 2018

Como manter a casa limpa e arrumada diariamente #9 - A faxina/Limpeza da casa


No ano passado comecei uma série de posts sobre como manter a casa limpa e arrumada diariamente. Entretanto não publiquei alguns dos textos que havia planeado.

O objectivo desta série de posts é que possas sentir os cuidados com a casa não como uma obrigação, mas antes como uma forma de criar energia positiva, de a transformares num lugar agradável e acolhedor. Isto sem stresses, sem ambicionares a perfeição - pois a tua prioridade deve de ser o teu bem-estar e da tua família (e para isso precisas tempo livre, ao invés de seres um/a escravo/a da casa). Espero por isso, que estes posts venham facilitar a tua vida!

Só para recordar, até agora falei dos seguintes temas:

1.ª Parte – Destralhar para simplificar;
3.ª Parte –  Planear as tarefas domésticas;
4.ª Parte – A rotina diária;
5.ª Parte – As compras semanais;
6.ª Parte – O tratamento de roupas;
7.ª Parte – Prevenir a sujidade.

Hoje irei falar da faxina/limpeza da casa. Espero que te seja útil!

««»»

76. Planeia a limpeza - Faz uma lista de  todas as tarefas relacionadas com a limpeza. Indica à frente de cada tarefa a periodicidade da mesma (não precisas de limpar os pisos com a mesma frequência que o interior dos móveis, por ex.). A periodicidade pode ficar ao teu critério. Há coisas que podes fazer semestralmente, outras mensalmente e outras todas as semanas.

Quanto à limpeza semanal, podes definir um dia para a fazeres, ou podes optar por dividi-la ao longo da semana. Neste caso podes por exemplo limpar 2 quartos na Segunda-feira, a sala na Terça e por aí adiante. Podes definir um dia para a realização de tarefas mensais (ex. 1.ª Sexta-feira do mês: lavagem de vidros; 2.ª Sexta-feira: limpeza do interior dos armários de WC, etc.). Sugiro-te a criação de um plano semanal ou mensal de limpezas, para te organizares mais eficazmente (espreita o meu no post sobre o «planeamento das tarefas domésticas» - entretanto já o alterei, mas faz parte... ao longo do tempo as nossas necessidades vão mudando).

77. Recolhe tudo o que estiver espalhado - Antes de qualquer tarefa de limpeza, começa por recolher tudo o que estiver espalhado. Pega por ex. numa cesta, recolhe os objectos e coloca-os nos respectivos lugares. O facto da casa estar previamente organizada, é imprescindível para poupares tempo na limpeza.

78. Reúne todos os materiais necessários para a limpeza - falo de coisas menores como panos do pó e produtos de limpeza (que podes reunir dentro de um recipiente como um alguidar ou um balde) e de coisas maiores como o aspirador, a esfregona, etc. Depois de reunidos, leva-os para o local onde irás fazer a limpeza. A ideia de reunir tudo de uma só vez, é para não perderes tempo a ir buscar produtos por diversas vezes.

Antes da limpeza reúne todos os materiais necessários.

79. Motiva-te para a limpeza - Pessoalmente, a limpeza não é a minha tarefa favorita, por isso vou partilhar contigo alguns truques que eu própria uso para me motivar:

a) foca-te no resultado final, mentalizando como a tua casa se irá transformar num espaço mais agradável, relaxante e saudável.

b) lê sobre o assunto, para te inspirares e conheceres novas técnicas ou truques de limpeza. Um livro de que considero inspirador em termos de limpezas é o da Mónica Duarte, "A Dona de Casa Perfeita. Limpar, Organizar e Poupar" (falei dele neste post).

Livro com boas dicas de limpeza.

c) ouve música;

d) assiste a programas  no youtube (é mais ouvir do que ver!) - podes ouvir algo do teu interesse ou até assistir a youtubers a falarem especificamente de limpeza e organização (ver os outros a limpar e a tornarem as casas mais bonitas, pode inspirar-te a fazer o mesmo);

e) cronometra as tarefas - quando limpas várias divisões em simultâneo, podes dividir a limpeza em tarefas menores (ex. limpar todo o pó, limpar as janelas e espelhos, etc.) e definir um tempo para cada uma delas. Isto facilita a concentração na tarefa e evita distracções. Para algumas pessoas (eu incluída) isto funciona quase com um jogo em que se tenta concluir dada tarefa no tempo previsto ou até antes. 

Algo que ainda não tentei mas que quero experimentar:

f) praticar mindful cleaning, o que na prática significa aplicar os princípios da meditação mindfulness à limpeza da casa.  A ideia é concentrarmo-nos na actividade que realizamos no momento presente (neste caso a limpeza) e observarmos o que fazemos e o que sentimos, sem emitir julgamentos. Por exemplo, se estiveres a lavar as loiças da casa-de-banho, podes praticar mindfulness da seguinte forma:
- observa a tua respiração calma, enquanto te preparas para a limpeza;
- desacelera a tua mente e sintoniza-a com a experiência que tens no momento presente. Observa como estás a transformar loiças sujas em loiças limpas;
- aplica produto de limpeza nas loiças e observa como tudo está ainda sujo;
- sente o cheirinho do produto, a textura do pano ou esponja quando começas a lavar, os teus movimentos para limpar, a temperatura da água;
- tudo começa a ficar limpo, cheiroso e com aspecto agradável. Observa essa limpeza.

Na altura tenta concentrar-te somente na limpeza e se a tua mente começar a dispersar, tenta concentrar-te novamente na tarefa (sem julgamentos, ok).

O bom disto é que assim enquanto limpas podes treinar a tua concentração e afastá-la da sensação de tédio que a limpeza pode trazer.

Em suma, destas estratégias motivacionais, usa as que mais se adequarem à tua personalidade ou estado de espírito.

80. Evita distracções - Uma coisa é ouvires música enquanto limpas, outra é ires espreitar o facebook, distraires-te com a cena de um filme, ou perderes tempo ao telefone. Assim fica difícil terminar a limpeza.

Se necessário coloca o telemóvel no silêncio ou em modo avião. Quando começares uma tarefa de limpeza, pára só quando a concluíres. Se estiveres muito cansado/a, faz uma pausa entre tarefas (o que até pode aumentar a tua produtividade), mas cronometra-a (por exemplo, no máximo 5 minutos).

Quando começares uma tarefa de limpeza, tenta parar só quando a terminares.

81. Segue uma ordem de limpeza - Limpa de cima para baixo (porque o pó não fica todo no pano, também cai nos móveis e no chão). Começa por remover as teias de aranha e limpar candeeiros. Passa depois para limpeza dos móveis e só depois para deves lavar os vidros e espelho (enquanto limpas, o pó pode cair aqui). Por último aspira e lava o chão. 

Podes também limpar num só sentido (por exemplo da esquerda para a direita, no sentido dos ponteiros do relógio). A ideia é não perderes tempo a andar de um lado para o outro.

82. Usa truques de limpeza - Conhecer alguns truques facilita bastante na limpeza, tanto em rapidez, como em eficácia. 

Eu tive a minha vida facilitada, desde que comecei a colocar uma tigela com água e um pouco de vinagre durante uns 3 minutos na potência máxima do microondas. Com a condensação basta passar com um paninho que a sujidade sai facilmente. Aproveito essa água quente e coloco alguma no fogão (tendo o cuidado para que esta não passe para o sítio onde os bicos encaixam). Deixo actuar alguns minutos enquanto faço outra coisa. Não é que quando passo com um esponja, a gordura sai com uma facilidade incrível? E tenho a vantagem de não usar produtos tóxicos!

Existem dezenas de outros truques na Internet, basta pesquisar. Eu tenho ainda a ajuda do livro  "Soluções fáceis para limpezas difíceis" da DECO, mas infelizmente está esgotado. Pena, porque tem truques para tudo e mais alguma coisa.

Pequenos truques, tornam a limpeza mais rápida e eficaz.

83. Deixa o trabalho para os produtos de limpeza - Aplica o produto e deixa-o agir por uns minutos, não limpes de imediato. Aproveita esse tempo para fazer outra coisa. Quando regressares, vais ver que a sujidade sai com muito mais facilidade.

84. Limpa de imediato - Isto evita tanto esforço extra... Quando não limpamos logo, a sujidade tende a secar e, se formos adiando, acumula cada vez mais. Para além de ser mais difícil de limpar, há casos em que acabamos por ter de usar químicos agressivos, nada saudáveis.

Tomaste banho? Passa de imediato água na banheira ou cabine de chuveiro. Deixaste a panela arrufar? Logo que puderes limpa o fogão. Deixaste cair migalhas? Apanha-as para que não se espalhem pela casa. Sujaste louça? Lava-a ou coloca-a na máquina de lavar. Estiveste a cozinhar? Limpa a bancada da cozinha. Entornaste um líquido numa toalha? Logo que possível tenta lavá-la, dando atenção à mancha quando ainda está húmida. A atenção imediata facilita a tarefa e previne trabalho extra.

Previne que a sujidade seque e acumule, limpando de imediato.

85. Mantém o lava-loiça e lavatórios limpos - Elimina a sujidade diária e, depois seca com um paninho.  É super-rápido e dá logo a sensação de casa limpa. Evita ir para a cama com loiça acumulada no lava-loiças. Não é nada agradável começar o dia, com um monte de loiça por lavar, certamente com sujidade ressecada. Por mais que custe, arruma de véspera, para começares o dia com boas energias.

86. Evita a acumulação de pó - Falo por mim, não sei de onde surge tanto pó! Uma vez por semana ou sempre que necessário, retira o pó dos móveis. Uma coisa que facilita é ter poucos objectos à vista, pois assim há menos acumulação de poeira e fica incrivelmente mais fácil de limpar. O interior dos móveis podes limpar com menos frequência.

Superfícies com poucos objectos
para além de terem um aspecto agradável, previnem a acumulação de pó.

87. Mantém o chão limpo - O ideal é passares o aspirador, pois a vassoura levanta o pó. Opta por um aspirador prático - que não complique a tarefa por ser demasiado pesado ou que não seja eficaz a limpar, por ser pouco potente. Quando necessário lava o chão. O piso limpo é outra das coisas que dá logo um ar de limpeza à casa.

88. Limpa somente o que estiver sujo - Não compliques! Se não vês teias de aranha, larga a vassoura. Se o forno não foi utilizado, limpa noutra altura. Aproveita todos os momentos que puderes para estares em família ou para fazeres algo do teu agrado. O teu tempo livre é demasiado precioso, para o despenderes só na casa.

O teu tempo livre é demasiado precioso, para o gastares só na casa.
Por isso, limpa somente quando for necessário.

89. Lava com frequência os utensílios de limpeza -
Panos, esponjas, esfregonas, vassouras e baldes devem manter-se limpos, para que cumpram o seu papel de limpar, ao invés de espalharem a sujidade. Após a sua utilização, limpa-os também.

««»»

Restam 2 partes desta série de posts. O próximo será sobre «ter ajuda dos electrodomésticos». 

Até lá!

Fotos: 1.ª ESNY; 2.ª Conger Design; 3.ª Wook; 4.ª jarmoluk; 5.ª Photo-Mix Company; 6.ª annca; 7.ª Fastighetsbyran; 8.ª Magnusson.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails