quinta-feira, 27 de março de 2014

Usar a Internet de forma útil


Ultimamente ando a mudar a minha postura face à Internet. Eu adoro a Internet, acho que foi um grande salto para a humanidade. Pelo menos poupo imenso tempo no trabalho, recorrendo à Internet. Encontro dicas preciosas para aplicar na minha vida pessoal. E, ok, também me divirto. Mas há mais vida para além da Internet...

A verdade é que, se deixarmos, a Internet pode ser uma grande sugadora de tempo... E esse tempo precioso pode fazer-nos falta (para estar em família, concluir as nossas tarefas, descansar...).

Foi por isso que passei a desligar-me um pouco da Internet... A verdade é que estava registada em vários sites, recebia muita informação e perdia tempo excessivo a navegar. 

Eis o que passei a fazer para não perder demasiado tempo na Internet:
- Limitei o número de plataformas a que recorro diariamente, essencialmente às seguintes:
a) e-mail - ainda assim tenho 3 e'mails: o pessoal, o do blogue e um onde recebo mais publicidade, contas, etc.;
b) facebook - utilizo essencialmente para mensagens pessoais com amigos. Sinceramente não publico muito, muito menos descrevo minuciosamente tudo o que faço... (aliás as minhas publicações são mais ao nível da página do blogue). Apaguei também algumas pessoas que não são realmente meus amigos e não aceito pedidos de pessoas que não conheço.
c) blogger - onde escrevo e onde sigo os meus blogues favoritos;
d) youtube - costumo colocar filmes ou música, enquanto realizo tarefas domésticas;
e) sapo ou google - para saber as notícias do dia (aqui incluo o site "Boas Notícias") e para espreitar os jornais/revistas do dia;
f) flickr (creative commons) - utilizo para colocar imagens no blogue, de outras pessoas, mas tendo a garantia de que não estou a violar direitos de autor.

- Passei a controlar o tempo que passo online (sem ser muito rígida). Normalmente, a partir da hora de jantar é para estar em família. Só recorremos à Internet, por exemplo para ver filmes no youtube.

- Cancelei subscrições de newsletters de vários sites. Presentemente só recebo algumas sobre investigação em torno da felicidade e da wook (adoro estar a par das novidades literárias).

- Falei com os amigos e já muito raramente me enviam aquelas correntes de e-mails, com powerpoints ou mensagens, que honestamente me enchiam a inbox do e-mail.

- Consulto o e-mail praticamente só 2 vezes por dia;

- Não jogo na Internet;

- Passei a escrever para o blogue, praticamente só aos fins-de-semana, o que se tem traduzido numa redução do número de post's. Contudo, desta forma tenho mais tempo para investigar, para as minhas tarefas de casa e para estar em família... e isso também me faz feliz (seria ridículo, se um blogue sobre felicidade se tornasse em mais um factor de stress na minha vida. Assim, pelo contrário, continua a ser uma fonte de prazer).

Contudo a Internet também pode ser útil e uso-a a meu favor:
- poupa-se bastante tempo se pagar as contas online, ou até se fizer compras na rede (em sites seguros, obviamente);
- por vezes navegar um pouco, aprender coisas novas, torna-se relaxante - o importante é não cair em exageros;
- existem dicas preciosas, que podem melhorar as nossas vidas, em blogues e sites. Espreito sempre os meus favoritos;
- o facto de escrever num blogue melhorou substancialmente a minha vida. Sinto que sou melhor pessoa hoje, do que quando comecei esta jornada.

Isto é o que funciona comigo. Não significa que seja a situação ideal para ti. Mas a verdade é que todos temos o mesmo tempo, e devemos ponderar se o estamos a gastar da melhor maneira.

Foto: Chris Gin

1 comentário:

  1. Querida Mafalda, te lendo aqui hoje percebi que preciso rever meus conceitos e atitudes...também perco um tempo precioso na net, e às vezes, nos foge ao controle. Mas vou me organizar para ficar apenas o tempo que for realmente necessário, pois na maioria das vezes, é pura perda de tempo!!

    Beijos!!♥

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails