sexta-feira, 28 de março de 2014

Tornar o trabalho mais produtivo


A gestão doméstica foi algo que melhorou substancialmente a minha vida. Mais organização, trouxe-me menos stress e, acredita, isso ajudou-me a ser mais feliz do que era há uns anos.

Contudo, ao nível de trabalho também tenho de fazer alguma coisa. A verdade é que por vezes me sinto «esmagada» pela quantidade de tarefas que tenho em mãos. Sinto que nunca tenho tempo para fazer o que pretendo.

Após analisar, concluí que tenho 2 problemas essenciais por resolver:
1) O facto de ser interrompida um número impressionante de vezes ao longo do dia;
2) O facto de ter acumulado uma data de papéis em todas as gavetas da minha secretária.

Ponderando bem, eis o que penso que pode tornar o meu trabalho mais produtivo:
1) Ter uma agenda de trabalho adequada às minhas necessidades (este é um ponto a meu favor, acho que finalmente tenho uma agenda que resulta comigo);
2) Reservar algum tempo por dia para eliminar tralha e organizar a papelada (no meu caso tem mesmo de ser na primeira hora de trabalho. Se deixo para depois, acabo por não organizar absolutamente nada);
3) Organizar um espaço só meu, onde possa trabalhar algum tempo sem estar constantemente a ser interrompida (a minha Direcção já autorizou isto há imenso tempo, mas ainda não tive disponibilidade para criar o dito gabinete de trabalho);
4) Delegar tarefas que podem ser elaboradas por outras pessoas (a verdade é que por vezes não o faço por falta de confiança mesmo, devo admitir. Para além disso, tenho de deixar de ter «mentalidade de bombeiro» e de querer apagar todos os fogos. Talvez se eu despender algum tempo a ensinar os outros e demonstrar exactamente o que pretendo, as coisas corram melhor);
5) Seguir as dicas de organização do escritório, que já utilizei quando organizei o cá de casa.

Espero que estas tácticas resultem!...

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails