quinta-feira, 13 de março de 2014

Retomar o exercício físico após uma interrupção

De todas as vezes que abandonei o exercício físico, foi devido a alguma interrupção à rotina diária (ou fiquei doente, ou fui de férias, ou chegava muito tarde do trabalho...). 

Há cerca de um mês recomecei a fazer exercício. Porém, aconteceu o que eu temia - fiquei doente (malvadas gripes, constipações e afins...). Ainda não estou completamente curada, mas desta vez não quero mesmo desistir. Por isso... é hoje: vou retomar o exercício. 

Quem me lê sabe que não gosto particularmente desta actividade, mas quero ser menos sedentária - a bem da minha energia e saúde. Vou também aplicar alguns truques que aprendi com o livro "A Força do Hábito" do Charles Duhigg (título original em inglês: The Power of Habit). A ideia é que esta prática se torne mesmo um hábito.

Desejem-me sorte... devo de precisar.

4 comentários:

  1. Boa sorte! Custa a começar apenas isso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Força!
    O hábito e a rotina, são pequenos gestos que fazem grande diferença, pois nunca esquecemos a tarefa a que criámos o hábito.
    Apenas não vou ao ginásio por questões económicas, mas adquiri o hábito de fazer caminhada, gratuita, assim posso!
    Bons hábitos. Bjinho

    ResponderEliminar
  3. No que toca ao exercício físico o truque reside em obter prazer da sua prática. Por isso experimentar e fazer uma escolha de acordo com as nossas preferências e caraterísticas é desde logo essencial.

    O exercício físico é fundamental para a nossa saúde física e mental, tal como a alimentação e o descanso. E é normal que a sua prática leve também a que despertemos para estas e outras vertentes da nossa vida.

    Partir da premissa que temos que fazer exercício porque simplesmente é bom, mas manter a atitude de o encararmos como algo custoso e que nos desagrada, como algo que é um mal necessário, é errado. Estamos desde logo a reduzir demasiado a probabilidade deste novo objetivo ser concretizado com o esperado sucesso.

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  4. Fazer exercício físico é muito bom!!!! Pode parecer custoso no início, mas com o passar do tempo e com a ajuda dos resultados, será mais fácil. Claro que cada pessoa tem o seu exercício predilecto. Há quem só faça no ginásio, quem só faça aulas de grupo, dança, corrida...

    Eu corro. Comecei a correr há mais ou menos 10 anos, com alguns interregnos, mas nunca tinha ido para além de um certo nível. Desde há quase ano e meio, altura em que infelizmente fiquei desempregada, que desenvolvi bastante nesta actividade. É uma forma de eu me sentir melhor, de me superar, de ficar mais saudável e de sair da depressão. Por vezes custa, só de pensar! E quando estou a correr, começa o diabinho no meu ouvido a dizer "desiste, desiste...". Mas é isto que o exercício tem de bom, quando bem feito e adequado, ajuda a não desistir.
    Resultados que eu reparei em mim desde que comecei a sério a correr: A minha postura alterou, ando com as costas mais direitas; Estou mais "rija", a nível muscular; Deixei de fumar, porque queria correr mais tempo e mais distância (e não me custou deixar); Estou mais confiante em mim e nas minhas capacidades gerais, porque sei que me consigo superar; A nível mental e de perseverança, estou mais forte.

    Por isso, força! Experimenta várias actividades físicas diferentes, vê a que gostas mais (ou o teu corpo gosta mais) e vais ver que depois de começarem a aparecer os primeiros resultados vai ser mais fácil. Com companhia, normalmente também é melhor :)
    Beijinhos e uma vez mais, FORÇA!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails