quarta-feira, 12 de março de 2014

Coisas boas de Portugal


Há duas coisas que fizeram com que eu passasse a valorizar mais o nosso país. A primeira foi ter estado no estrangeiro e a outra foi ter passado a interessar-me pela nossa história. Passei a reconhecer o valor de coisas que dava por garantidas.

Reconheço que a nossa auto-estima tem andado em baixo, por isso fiz a minha lista de gratidão com coisas boas do nosso país.

1. O nosso clima ameno - Temos imensa sorte em ter a presença de Sol cerca de 300 dias por ano. As temperaturas no geral são amenas, agradáveis. Eu acho que teria muita dificuldade em viver quase todo o ano debaixo de chuva, ou com muito frio. 

2. A variedade da nossa comida - É impressionante como é relativamente fácil comer bem em Portugal. Temos uma gastronomia de uma variedade incrível: as dezenas de pratos de bacalhau, o nosso arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada, as açordas alentejanas, os famosos pastéis de Belém, os doces conventuais...

3. Já agora... a boa bebida - Experimenta beber um café no estrangeiro... honestamente nunca encontrei melhor que o nosso. Lá fora somos também conhecidos pelo vinho do Porto, da Madeira... E só recentemente me apercebi, pelo menos ao nível da produção do vinho do Porto, que existem plantações totalmente biológicas.

4. A capacidade de improvisação - Eu sei que por vezes deixamos tudo para a última da hora (coisa que detesto, gosto de planeamento)... Mas há povo como o nosso para se desenrascar, em pouco tempo e com poucos meios?

5. A capacidade para feitos extraordinários - O facto de se terem aventurado por esse oceano fora, rumo ao desconhecido é por si só impressionante. Mas o que eu não sabia era da persistência para atingir objectivos. Por exemplo, só após 12 tentativas falhadas, é que os portugueses conseguiram passar o Cabo Bojador. A cada falha, o Infante D. Henrique mandava-os partir de novo até alcançarem o objectivo. E conseguiram... à 13.ª viagem.

6. A hospitalidade - Normalmente recebemos bem os estrangeiros. Tentamos mostrar o que temos de melhor e dispomo-nos a ajudar. Eu não sabia, mas no estrangeiro costumam dizer que os portugueses falam bastante bem inglês, o que ajuda a quem está de visita ao nosso país.

7. Os nossos monumentos - Temos lugares lindíssimos e cheios de história para visitar: os mosteiros (Jerónimos, Batalha, Alcobaça...), a Torre de Belém, o Convento de Cristo, os palácios (da Pena, Queluz, Monserrate...), as igrejas, etc., etc. Na minha cidade por exemplo, descobri que a igreja que está dentro do Castelo já foi templo romano, mesquita muçulmana, igreja católica, panteão de uma família da terra e hoje, está transformada em Museu. 

8. As nossas paisagens - Temos uma sorte incrível em ter tantos quilómetros de praia (somos o país do mundo com mais bandeiras azuis), florestas de contos de fadas (Sintra, Laurissilva da Madeira, Buçaco...), paisagens verdejantes dos Açores e até podemos espreitar a neve na Serra da Estrela. 

9. A qualidade de produtos que exportamos - Temos a cortiça, o nosso azeite (que é considerado dos melhores do mundo), os vinhos, a flor de sal, etc.

10. Os portugueses inspiradores - Imaginem a minha alegria ao entrar numa igreja na Roménia e ver lá um Santo António de Lisboa? Orgulho! Mas há tantas outras pessoas inspiradoras: Fernão de Magalhães que organizou a primeira viagem de circum-navegação ao globo (e já agora, só recentemente descobri que foi ele quem deu o nome ao «Oceano Pacífico»), o neurocientista António Damásio (é incrível a quantidade de livros que tenho, que fazem referência a ele), Aristides de Sousa Mendes (cônsul português de Bordéus que concedeu cerca de 30.000 vistos a judeus, salvando-os do holocausto), Eusébio (considerado o 2.º melhor jogador de futebol do séc.XX). Ficaram tantos por nomear...

11. A história de amor de Pedro e Inês - No estrangeiro a história de amor mais famosa é sem dúvida a de Romeu e Julieta, de Shakespeare. Pessoas acorrem ao túmulo vazio de Julieta, mesmo sabendo que se trata de uma história inventada. Em Portugal temos esta história linda, triste, mas verídica. Foram construídos túmulos dos mais belos que há no mundo, mas a história é praticamente desconhecida fora de Portugal. Pensar que o rei quis que os túmulos de ambos fossem colocados frente a frente, para que se pudessem olhar um ao outro, ao despertarem no dia do juízo final. Nem a barreira da morte esmoreceu este amor!

Enfim, há muito mais coisas das quais nos podemos orgulhar. A Notícias Magazine compilou em tempos uma lista de 1000 motivos para sentirmos orgulho do nosso país. Eu não fui tão longe...

De qualquer forma o que importa é que não olhemos somente para as coisas más. O nosso país tem muito de bom e devemos valorizá-lo. Talvez isso nos inspire, a ganhar coragem neste momento difícil e a lutar por um país melhor. Merecemos!

Foto: Dena Flows

7 comentários:

  1. quando era pequena e ia de ferias com os meus pais, viajamos sempre por portugal. conheci aldeias\terras maravilhosas, gente apaixonante, a boa da nossa comida regional, a beleza natural com que a mãe natureza nos presenteou, os monumentos e locais históricos. percorri portugal de lés a lés, não apenas em ferias mas quando o meu pai estava em trabalho. amo o nosso pais. e magoa-me muito que os nossos não saibam valorizar o que temos de bonito.
    a tua lista acrescento os homens e mulheres lindos e simpáticos que temos, autênticos guerreiros. aos portugueses inspiradores acrescento os mais recentes Cristiano Ronaldo, pessoa com que não vou com a cara nem um bocadinho, mas tenho que admitir que é um símbolo, José Mourinho, peloa futebol, "Saca" e "Kikas", entre outros pelos surf e tantos outros anónimos, ou mais conhecidos que, pela crise foram obrigados a emigrar mas não deixam de ser autênticos guias turísticos, embaixadores do nosso pais. adorei o teu posto e não pode deixar de comentar. beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Óptimo texto Mafalda. Eu também penso muitas vezes nas vantagens de ser portuguesa, especialmente o clima, a gastronomia, o café!, a nossa hospitalidade, as nossas paisagens variadas e a poucos km de distância.
    Pena que haja tanta corrupção. Eu penso que quando alguém começa a ocupar um cargo de poder puxa logo a brasa à sua sardinha e é por isso que não somos um país quase perfeito.
    Beijinhos (e vamos aproveitar estes dias maravilhosos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. A corrupção é um dos piores males do nosso país, que aliás tem minado a felicidade da sociedade portuguesa.
      Mas, felizmente, ainda temos muitas coisas boas.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Não sou Portuguesa, mas morei em Lisboa por 2 anos, e posso afirmar que Portugal é tudo o que descreveu e mais um pouco. Saudades de Portugal...

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão! Devemos ter imenso orgulho no país que temos. Somos um pequeno país, mas com uma alma imensa!
    Temos de pegar em tudo isto e inspirarmo-nos para superar as adversidades!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Portugal é Lindo! Pena que muitos portugueses só consigam ver as coisas más e estejam preocupados em reclamar em vez de melhorar!

    ResponderEliminar
  6. Sim!Somos o quinto império!Estou convencido!!!Abraços aos portugueses e a todos os lusófonos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails