terça-feira, 5 de novembro de 2013

Os lençóis da vizinha ou a crítica constante às outras pessoas


Hoje vou-te falar de um inimigo da felicidade: a crítica constante às outras pessoas (isto não quer dizer que ocasionalmente não façamos uma crítica justa, estou a falar mesmo de quem se concentra todo o tempo a criticar os outros). A verdade é que este comportamento surge normalmente quando a pessoa no fundo sente inveja e assume esta atitude como defesa, para se mostrar superior, para ter uma sensação de poder. Com esta atitudes habitua-se a pensar negativo (dado o seu discurso ser igualmente negativo). À parte disso perde tempo precioso em comparações sociais negativas, ao invés de se concentrar na própria evolução pessoal. E muitas vezes, quando não se conhecem as razões que levam dada pessoa a agir de determinada forma, correm o risco de proferir críticas injustas. Para além de não aumentarem a sua felicidade, ainda afectam a felicidade dos outros.
 
Vou contar-te uma história, da autoria de Carlos Hilsdorf, que serve de metáfora para esta situação:
 
"Havia um casal que se mudou para a sua nova casa. Quando tomavam a primeira refeição juntos a  esposa viu pela janela a sua vizinha a estender roupa. Disse então para o marido:
- Olha, querido, os lençóis estão todos sujos. Ela está a estender a roupa e nem a lavou como deve de ser. Que desleixada!
- Deixa a rapariga em paz, querida, cada um vive como quer...

No dia seguinte, a cena repetiu-se:
- Olha querido, os lençóis estão outra vez imundos! Devem ter caído no chão e ela estendeu-os mesmo assim. Não posso acreditar. Vou lá ter uma conversinha com ela, não é assim que se faz.
- Deixa a rapariga, querida, os lençóis são dela e não devemos arranjar confusão com os vizinhos.

Na manhã seguinte ao pequeno-almoço o casal conversava quando, ao olhar pela janela, a esposa disse:
- Querido, olha só! Os lençóis estão perfeitos hoje, brancos como o dia. Disseste-lhe alguma coisa? Chamaste-lhe à atenção?
O marido, com um olhar constrangido, disse-lhe o seguinte:
- Não foi bem isso que aconteceu... Sabes, querida, a sujidade que tu vias não estava nos lençóis dela. A verdade é que hoje acordei mais cedo e limpei a nossa janela".

Por vezes o que parece não é e corremos o risco de ser injustos. Preocupa-te antes com a tua própria evolução. Isso sim, é um trunfo para seres feliz.
 

11 comentários:

  1. Óptimo, óptimo texto Mafalda. Consigo rever vários acontecimentos da minha vida nele. Um beijinho, e continua a produzir textos inspiradores.

    ResponderEliminar
  2. Este texto já o li há alguns anos, penso que no almanaque de santa zita, e foi sempre muito inspirador para mim. Antes de julgarmos os outros deviamos olhar primeiro para dentro de nós, da nossa casa!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei ler...é uma liçãopara todos nós! :) Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Só hoje descobri este blogue..uma lufada de ar fresco para mim...!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso já conhecia. Mas é bem verdade!

    ResponderEliminar
  6. Adoro este blog...identifico-me com imensa coisa.
    O artigo é excelente,porque "somos" assim? Donde vem esse venenozinho!!??

    ResponderEliminar
  7. Que bela forma de transmitir valores. Parabéns Mafalda.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails