quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Estudo: homens que partilham tarefas domésticas são mais felizes

Bem... este é um daqueles estudos que não poderia deixar de partilhar convosco. Definitivamente, surpreendeu-me.

Senhores leiam bem (porque não estou a brincar!), senhoras, como quem não quer a coisa falem disto aos  vossos companheiros.

Trata-se de um estudo da Universidade de Cambridge, coordenado pela socióloga Jacqueline Scott que envolveu 30.000 pessoas (sim, é muita gente) em 34 países diferentes. 

Após análise do tempo que os homens despendem em tarefas doméstica e relacioná-lo com o seu grau de felicidade, concluiu-se o seguinte:
- os homens que partilham tarefas domésticas são, no geral mais felizes;
- esta partilha diminui as discussões e a felicidade entre o casal aumenta;
- devido há defesa da igualdade entre géneros, cada vez os homens se sentem mais desconfortáveis se a mulher fizer a maioria das tarefas (há inclusive uma diminuição do seu bem-estar);
- ao contrário de antigamente, quando o companheiro não colabora, as mulheres actuais tendem a demonstrar o seu descontentamento e insatisfação (o que causa mal-estar entre os dois);
- agora a surpresa (pelo menos para mim): são os homens e não as mulheres quem mais beneficia da partilha de tarefas, no que respeita à sua felicidade e bem-estar.

E pronto, é um estudo curioso. Mas aqui o que importa é que com a colaboração dos dois, ambos podem ser mais felizes!

Foto: Molly

10 comentários:

  1. Esse estudo é de facto muito interessante, especialmente o facto de esta partilha de tarefas gerar mais impacto na felicidade dos homens - seria de esperar, penso eu, que o maior impacto ocorresse na mulher, dado que tradicionalmente ficará mais assoberbada com essas responsabilidades e tarefas...

    Sobre a divisão de tarefas: cada vez mais, e atendendo aos ritmos e exigências da vida actual, faz sentido que essas tarefas sejam partilhadas. Para mim e para o meu marido dividir tarefas, é uma forma de rentabilizarmos o nosso tempo, conseguindo tempo livre para momentos de lazer e para momentos de qualidade a dois. Além do que, enquanto partilhamos tarefas no dia a dia, vamos conversando, partilhando, o que também reforça a nossa relação.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda gostei imenso desta materia, será que posso partilhar na minha pagina do facebook e no meu blog' bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que podes partilhar, desde que cites a fonte.

      Beijinho

      Eliminar
  3. Há que encaminhar este post para todos os homens que conhecemos :)

    ResponderEliminar
  4. Nossa precisava que maridão lesse esse post! Vou encaminhar ao namorado da filhota!!!!
    O marido americano da minha sobrinha divide tudo com ela, acho que a questão é muito cultural e/ou geracional!
    No Brasil os maridos mais novos têm dividido mais e melhor as tarefas, mas os mais "experientes" são bem mais machistas.
    Querida postei um desafio no dia 26/08 que gostaria demais de ter a sua participação, avalie, tá?
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar
  5. A felicidade é um estado de espírito, não está condicionada pelas condicionantes externas, aquilo que estas podem fazer é ajudar a essa tomada de consciência. A felicidade de uma relação se estiver dependente do que cada um faz, estará sempre mais próxima do fim. A partilha da vida a dois resulta mais harmoniza na aceitação do outro como ele é, e quanto melhor estivermos connosco próprios, melhor estaremos com o outro.
    Cumprimentos
    http://paulorenatoconsultor.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ser uma percentagem pequena, a felicidade depende sim das circunstâncias de vida. No entanto, quando estas mudam, infelizmente costumamos adaptar-nos rapidamente às mesmas.

      Uma relação não vive só de amor e claro que é importante a aceitação do outro. Todavia, as relações funcionam melhor quando o casal funciona como equipa (pelo menos no mundo ocidental). Para além disso, a pessoa idealiza o outro, mas a partir do momento em que vivem juntos, há uma fase de adaptação/percepção do outro. Em relação a alguns assuntos, os dois podem entrar em conflito. É a forma como resolvem os conflitos que dita o sucesso da relação. Hoje em dia existem inclusive estudos que conseguem prever com um grau de exactidão surpreendente, se um casamento vai durar ou não. Existem alguns factores que nos podem fazer mais felizes, e um maior número que nos pode fazer infeliz. Uma má relação é um deles.
      Claro que a nossa felicidade depende em grande parte da nossa acção pessoal (felizmente), mas é influenciada significativamente pelas pessoas que nos rodeiam.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  6. Gostei =)
    Estou agora a viver com o meu namorado e realmente é bem bom partilharmos as tarefas.

    ResponderEliminar
  7. Adorei este estudo, em minha casa as tarefas são partilhadas, só assim faz sentido viver a dois.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails