terça-feira, 13 de março de 2012

Como evitar manhãs stressantes

Uma das formas de ter um dia mais positivo e produtivo, é começar com «o pé direito» logo pela manhã. É importante substituir o stress matinal, por sensações de calma, controle e positivismo.

Com algumas dicas simples, você pode transformar as suas manhãs e, consequentemente o seu dia. Está disposto a tentar?

1 – Arrume a casa na noite anterior – Por mais cansaço que sinta arrume a cozinha após o jantar, bem como a tralha que estiver espalhada pela casa. Já imaginou o que é ter de começar o dia com loiça por lavar? Acabe com esse hábito e verá a diferença.

2 – Prepare o vestuário antecipadamente – Deixe tudo nos cabides, inclusive os acessórios. Pessoalmente, não consigo fazê-lo de véspera. Tenho um cabide para cada dia da semana, e preparo tudo ao fim-de-semana (como já expliquei neste post).

3 – Prepare a mala para o trabalho – Isto é importante para não andar a correr pela casa, desesperado, porque não encontra a carteira, ou algum documento importante. Não se esqueça de colocar o dinheiro necessário para o dia seguinte.

4 – Prepare a comida para levar para o trabalho – Eu não tenho subsídio de refeição, pois a empresa fornece o almoço. Mas para quem não tem essa possibilidade, o melhor é deixar tudo adiantado de véspera. Para além disso, se preparar as refeições em casa, também irá economizar algum dinheiro.

5 – Tenha um sítio certo para cada objecto – Guarde os objectos nos respectivos lugares, logo que chegue a casa. Assim não terá de correr em pânico à procura deles no dia seguinte (por exemplo no caso das chaves, poderá guardá-las sempre num chaveiro).

6 – Planeie as tarefas mais importantes na noite anterior – Isto previne o adiamento de tarefas, ou a sensação de culpa porque nunca mais arruma aquele armário... De véspera escolha 2 a 3 tarefas importantes e registe-as. Ao escolher as tarefas mais urgentes (e não uma dezena de coisas), será mais provável que as concretize.

7 – Durma o suficiente – Deite-se um pouco mais cedo, para descansar o suficiente. Eu própria estabeleci esta rotina e, actualmente acordo antes do despertador (por volta das 6h!). O facto é que me sinto muito menos cansada. Se quiser mais informações para ter um sono reparador, leia este post.

8 – Faça alongamentos matinais – Dedique alguns minutos, nem que seja a espreguiçar-se, de modo a alongar os membros. Estes movimentos, para além de melhorarem a flexibilidade, ajudam-no a relaxar das tensões no seu corpo e aliviam o stress.

9 – Crie um ritual matinal – Normalmente quando seguimos uma série de hábitos matinais, que fazem sentido para nós, estamos a definir o contexto do resto do dia. Por outras palavras, quando sente que o dia começa bem, provavelmente enfrentará o resto do dia com um espírito mais positivo. Esse ritual varia de pessoa para pessoa, mas consiste em gestos que espera fazer todos os dias, por exemplo: levantar-se, fazer uns alongamentos, fazer a higiene matinal, ler uma frase inspiradora, tomar o pequeno almoço, fazer a cama, arrumar o que estiver desorganizado, etc.

10 – Tome sempre o pequeno-almoço – Incrivelmente muitas pessoas ignoram a primeira refeição do dia, uma das mais importantes segundo os especialistas. Não o faça, pois o pequeno-almoço faz com que as suas reservas de energias sejam repostas. Em consequência terá mais concentração no trabalho, e enfrentará o dia com uma atitude mais positiva. Já agora, se puder, sente-se e tome o pequeno-almoço com calma. Eu tenho a sorte de fazê-lo enquanto vejo o nascer do sol. Não há melhor maneira de começar o dia.

11 – Não deixe que pequenos imprevistos estraguem o seu dia – Por vezes bastam pequenos «azares» matinais (tropeçar num móvel, descobrir que já não temos pasta de dentes…) para nos sentirmos mal-humorados para o resto do dia. Quando isto lhe acontecer, pare e respire fundo. Substitua de imediato os pensamentos negativos, por outros mais positivos (ex.: em vez de pensar em como foi irritante ter tropeçado naquele móvel, pense que foi só um percalço, o resto da manhã até correu bem).

12 – Deixe a casa arrumada, antes de sair de casa – Faça sempre a cama e não deixe objectos espalhados pela casa. Para além de ter menos trabalho quando regressar do trabalho, não estará stressado a pensar “Se alguém vai lá a casa estou feito. Tenho tudo desarrumado”.

13 – Crie um hábito relaxante – Dedicar um pouco do seu tempo a um hábito relaxante fará com que se sinta menos stressado, com mais energia e mais emoções positivas. Experimente meditar, ou então tomar um banho morno, ver o nascer do sol, ler o excerto de um livro, agradecer a Deus pelo que tem de bom na vida…

14 – Tenha um mantra pessoal ou leia um pensamento inspirador – Leia, logo pela manhã, uma frase que o inspire a agir da melhor maneira durante o dia. Algo que lhe recorde quem é e para onde quer seguir. Pode ser um mantra pessoal, uma citação que encontre na Internet, ou até um daqueles livros-calendário com uma frase inspiradora para cada dia. Eu própria, costumo ter um pensamento/lema para inspirar a minha semana.

15 – Saia de casa com um sorriso – Mesmo que seja forçado, não deixe de sorrir. O sorriso reduz as «hormonas do stress» e ainda estimula a produção de uma série de «drogas naturais» como as endorfinas, que induzem uma sensação de felicidade. Posto isto, haverá melhor forma de começar o dia?

Foto: Psextreme - "Desert sunrise"

15 comentários:

  1. Olá Mafalda

    Falo várias coisas que mencionas te!
    Realmente começar o dia cheia de stress não é nada bom e tenho a prova quando me atraso.

    Boas dicas como sempre

    :)
    Um dia feliz para ti

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho de começar a aplicar isto na minha rotina. Tenho acordado sempre de mal com a vida. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga Mafalda. Muitas dessas práticas eu já pratico, como boa virginiana, perfeccionista e previdente. No entanto, muitas outras práticas por você citadas, vou incorporar ao meu dia a dia. Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Adoro o teu blog, já o sigo! :)
    Passa no meu e segue-o também, tenho uma proposta de part-time ideal para ti!!!
    É um part-time que não nos ocupa tempo nenhum, não temos obrigações, não temos de ter experiência de vendas, basta mostrar o catálogo (ele vende-se sozinho, basta mostrar...) e ainda temos descontos em todos os produtos!!!
    Se te inscreveres pelo meu blog até amanhã (17h) receberás uma palete de sombras no valor de 17€!
    Beijinhos e até já*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite. Mas a minha vida já é muito agitada, pelo que não estou interessada num part-time.

      Eliminar
  5. Olá Mafalda,

    Adorei o seu post! Excelentes dicas. Algumas já as aplico, no entanto por mais que tenho tudo pronto, não sei como mas acabo por me atrasar sempre e depois ando sempre numa correria. Depois claro, vai-se acumulando o stress.

    Vou fazer uma pergnbta indiscreta. Para a Mafalda se levantar (ou acordar às 6 horas, a que horas se costuma deitar?)

    Beijinho e bom resto de semana :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa costumamos jantar às 19h. Assim, perto das 20h arrumo a cozinha e alguma coisa mais que seja necessária. Às 20h e pouco costumo ir com a Letícia para o quarto. Vamos jogar qualquer coisa em família. Depois leio-lhe uma história e, mais ou menos por volta das 21h30 é que nos deitamos. Leio um pouco e adormeço por volta das 22h00. É esta a nossa rotina habitual.

      Na verdade, antigamente deitava-me tarde e adormecia perto das 00h00. Como tinha de acordar por volta das 6h30, custava-me imenso. Agora não, sinto-me muito menos cansada.

      Sabes como consegui?. Fui-me levantado 5min mais cedo, a cada dia que passava, até chegar às 6h. A par disto, comecei também a deitar-me mais cedo. Antes acordava sempre com o despertador, mas agora como me sinto menos cansada, até acordo antes dele tocar.

      Claro que, uma vez ou outra, falho. Mas estou a tentar seguir esta fórmula.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Bom dia Mafalda,
      Obrigada pela tua resposta tão completa :-)
      Na aldeia vou, geralmente, sempre cedo para a cama, mas aqui em casa, é uma desgraça.
      Em termos de deixar a cozinha arrumada não tenho muitos problemas porque me despacho rápido (é o que faz viver sozinha), mas vou adotar esse hábito de jantar mais cedo. Aliás vou ter que me obrigar a fazer isso. Provavelmente vai-me ajudar. E obrigar-me (sim, esta é a palavra correta) a ir deitar mais cedo.
      Beijinhos e muito obrigada por responderes.
      Tem um dia feliz :-)

      Eliminar
  6. Oi Mafalda!
    Quanto tempo hein?!
    Fiquei tão feliz com sua visita lá no blog!!! Obrigada!!!

    Gostei muito deste post e fiquei contente ao constatar que muitas dessas dicas eu já faço e posso confirmar que fazem sim toda a diferença. Inclusive quando o oposto acontece e eu não arrumo a casa na noite anterior, por exemplo, aiii que preguiça de levantar no outro dia com aquela bagunca toda! Vale muito a pena seguir a risca essas dicas todas para começar o dia com o pé direito mesmo!!!

    Beijão pra vc e sua pequena!
    Ju

    ResponderEliminar
  7. Tive a ler com atenção e faço 9 dos 15 pontos que partilhas-te. Tenho de pensar nos restantes e começar a aplicá-los. :-)

    ResponderEliminar
  8. Tenho que colocar em prática os pontos 7, 8, 13 e 14, os outros, já fazem parte da minha rotina diária, embora, dependendo da situação em si, ou do meu estado de espírito o ponto 11 até pode estragar a manhã, mas por pouco tempo.

    Obrigada pelas dicas :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Fiquei a pensar nos pontos 13 e 14...
    Obrigada por esta partilha...
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  10. Na sua maioria já as coloco em prática desde o ínico do ano, pois tomei a sensata decisão de "arrumar" a minha vida, mas as alíneas 14 e 15 deixaram-me pensativa ... talvez seja isto que me falta ????.
    Obrigada pela sua partilha, o seu blog é excelente.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails