terça-feira, 21 de março de 2017

O livro sobre um dos maiores estudos a nível mundial, de Experiências de Quase Morte (EQM)

Se já me conheces um pouquinho, sabes que ler é uma espécie de vício pessoal. Leio sobre uma série de temas que me interessam. Mas aqui, só escrevo sobre livros com temas comuns ao blog. Para além disso, selecciono só aqueles que realmente adorei ou os que, mesmo discordando de um ou outro ponto, me trouxeram alguma aprendizagem relevante.

Daí que falar no "Provas da Vida Depois da Morte" do Dr. Jeffrey Long e de Paul Perry, pode soar estranho. Mas acredita que faz todo o sentido, num blog sobre felicidade.

Quando estava a tirar o curso, recordo-me de fazer um trabalho na área de gerontologia (estudo do envelhecimento nos domínios psicológico, biológico e social), onde teria de analisar a forma como os idosos encaravam a morte. Mais tarde, já a nível profissional, pude constatar a veracidade daquilo que tinha estudado. Haviam idosos com muito medo da morte (particularmente sempre que viam algum conhecido a morrer), outros que (tentavam) não pensar muito no assunto (mas que também ficavam meio abatidos quando haviam falecimentos) e outros que não tinham tanto receio da morte. Este último grupo tinha uma particularidade. Sentiam que a sua vida tinha valido a pena (não estavam amargurados e assim), e/ou tinham bastante fé de que havia vida depois da morte. Esta crença fazia literalmente a diferença e, ajudava-os a ter uma velhice bem mais agradável.

A verdade, é que crer que há algo mais depois da morte, dá-nos esperança de que a nossa vida continuará (mesmo que noutro plano), como também na possibilidade de reencontrarmos os nossos entes queridos. 

Pessoalmente, gostava de acreditar nisso. Afinal já passei por perdas bastante dolorosas, como a da minha mãe e da minha irmã. Mas ao contrário do que seria de supor, sempre li bastante sobre como as experiências de quase morte (ou EQM) são na realidade uma ilusão, supostamente causadas pelo nosso cérebro. Parece que só este lado da história, me parecia viável à luz da ciência.

Até que decidi conhecer a outra face da moeda. Pesquisei uma série de livros sobre o assunto e escolhi este, o "Provas da Vida Depois da Morte". A escolha não foi por acaso...

O seu autor principal, o Dr. Jeffrey Long, cresceu no seio de uma família ligado às ciências. O seu pai, por exemplo, chegou a ser nomeado para um prémio Nobel. O próprio Dr. Long enveredou pela área da medicina, sendo especialista em radiologia oncológica. Quanto ao co-autor desta obra, trata-se de Paul Perry, um escritor. Este é pois um livro que aborda este assunto, tendo por base o método científico.

O Dr. Long levou a cabo um estudo, por meio de questionários, a pessoas que passaram por EQM. Este estudo abrangeu pessoas de diversas etnias, idades e culturas, um pouco por todo o mundo.

Ao longo do livro o Dr. Long apresenta-nos 9 provas de que a vida de alguma forma subsiste após a morte. O autor dedica um capítulo a cada uma dessas provas e o mais interessante, apesar da diversidade das pessoas estudadas, é o facto de haver tantos aspectos em comum nas várias descrições.

De entre as provas apresentadas, fala-se de coisas como um nível de consciência mais elevado do que o da vida quotidiana, o facto de se conseguir ver e ouvir conversas do pessoal médico (ou até do que se passa em salas ao lado), o facto de pessoas que vêem mal ou que são totalmente cegas verem nitidamente, as revisões de experiências de vida, o encontro com familiares já falecidos, etc.

Juntamente com a descrição destas experiências e tentativa de interpretação das mesmas, são descritos relatos de quem passou por tal. São analisados estatisticamente a percentagem de casos de quem teve EQM e que passou por determinada experiência. São inclusive descritos os argumentos dos cépticos contra cada uma das evidências e, de seguida, contrapostos, com justificações para cada argumento.

O livro é realmente muito interessante, especialmente para quem se encontra numa fase final da vida, ou que tenha perdido entes queridos. Trata-se de uma leitura reconfortante.

Algo que me impressionou (e que os cépticos não conseguem explicar) é quando alguém «se encontra» com um familiar que desconhecia até então (por exemplo por ter falecido há muitos anos), e mais tarde encontra uma foto daquele familiar e lhe explicam quem é. É algo que sempre me intrigou e para o qual não tenho uma explicação lógica (excepto a de que talvez exista algo mais, para além desta vida).

Um tema que gostaria de ter visto mais desenvolvido, foi a parte das EQM não ocidentais. Li algures que o encontro com Seres Espirituais (que é algo que também acontece com frequência), varia consoante a religião, sendo por isso algo influenciado pela cultura. Neste capítulo, são porém relatados mais factores em comum, do que propriamente divergências. No estudo do Dr. Long, não foram encontradas diferenças culturais significativas (o que há por vezes são diferentes formas de interpretar uma mesma experiência).

Após vários anos de investigação, o Dr. Jeffrey Long passou a acreditar que realmente existe vida após a morte. Como ele mesmo refere "As descobertas da NDERF (Near Death Experience Research Foudation) e de outros estudos sobre as EQM concordam com a conclusão de que na consciência e na memória existe muito mais do que se pode explicar unicamente pelo nosso cérebro físico".

Este livro dá sobretudo esperança. Impressiona pela positiva, especialmente pela vontade do autor justificar qualquer dúvida que possa existir no nosso ser.

Não sei qual é realmente a realidade, 
mas com esta leitura fiquei com menos receio da morte 
e, sobretudo, com esperança 
de que talvez um dia possamos rever os nossos entes queridos. 
Quem sabe...

Foto: wook.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Prezada Mafalda, recomendo a leitura dos livros de Allan kardec (discípulo de Pestalozzi e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais), em especial o "Livro dos Espíritos".
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ui... este tema dá pano para mangas............ :)))

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda! Tive o prazer de visitar e ler seu blog. Parabéns, conteúdo muito relevante!
    Lindo post! A esperança do reencontro nos acalenta o coração e nos dá forças para suportar a saudade de nossos amores que partiram e nos aguardam do outro lado da vida.
    Um grande abraço. Luz e paz !

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com bastante curiosidade para ler este livro.
    Há uns anos fiz uma viagem ao Brasil de profundo cariz espiritual e aprendi bastante acerca do tema. Conheci pessoas incríveis, pessoas de enorme simplicidade e humildade e que dedicam a sua vida a ajudar o próximo. Uma viagem inesquecível que guardo com imenso carinho e respeito.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails