sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Registo de tempo - a sua utilidade

Desde que iniciei este blog que muita coisa mudou na minha vida (para melhor, note-se). Mudei diversos hábitos de vida e comecei a organizar-me de modo diferente. Hoje sinto-me menos cansada do que há 1 ano atrás.

No entanto, ainda tenho dificuldade em encontrar tempo para mim própria (excepto quando escrevo neste blog) e em dedicar mais tempo à minha família. Entre a correria do meu dia-a-dia, gostava de deixar de desperdiçar tempo precioso e geri-lo de uma forma mais eficaz.

Foi então que me lembrei de fazer um Registo de Tempo, durante 2 dias. O objectivo deste registo é descobrir onde realmente gastamos o tempo (e não onde pensamos fazê-lo), de modo a criar estratégias para o controlar melhor.

Deve-se registar tudo (mesmo) o que fazemos ao longo do dia e o tempo que despendemos em cada tarefa. Deve-se incluir o tempo das interrupções, as idas à casa-de-banho, a leitura do e-mail, etc.

Isto vai permitir descobrir coisas tão interessantes como: o tempo que efectivamente passamos com os nossos filhos, quantas vezes começamos uma tarefa e não a concluímos (ou levamos uma eternidade a concluí-la), o tempo que perdemos em tarefas inúteis...

Querem saber o que descobri?
Em casa:
- As manhãs, por exemplo, são um verdadeiro stress por falta de planeamento. Já tentei deixar as coisas preparadas de véspera, mas comigo não funciona (estou sempre demasiado cansada). Vou tentar preparar tudo ao fim-de-samana.
- Perco demasiado tempo a arrumar as 1001 coisas que tenho em casa. Creio que devo aderir a uma vida mais simples e desfazer-me de parte dos objectos (e ter mais uns organizadores, isso também dava jeito).
- Um aspecto positivo é que dedico realmente tempo (em exclusivo) para a minha filha, todos os dias. Mas se puder melhorar ainda mais... tanto melhor.

No trabalho:
- Estou constantemente a ser interrompida (eu que não sou recepcionista nem nada, contei quase 30 telefonemas feitos ou dirigidos a mim);
- Há uma série de tarefas que poderia delegar mais...
- Um aspecto positivo é que não perco muito tempo no e-mail ou a distrair-me com tarefas desnecessárias (as interrupções normalmente são externas). Contudo, talvez devesse fazer algumas pausas, pelo menos para descansar os olhos (é que nem uma «pausa para café» eu faço e o meu almoço está a ser demasiado rápido).

Bom, encontrei uma série de outros aspectos a melhorar, mas estes são os principais. Agora já sei quais os obstáculos a ultrapassar.

Acredito que este passo é fundamental, para começarmos a controlar o nosso tempo. Não deixem de experimentar!

Foto: Google images - Autor não identificado.

11 comentários:

  1. Eu acho que desperdiço muito tempo e com coisas inúteis por vezes.

    ResponderEliminar
  2. Eu por vezes também tenho a noção que gasto minhas energias em coisas desnecessárias e depois preciso dessas energias para coisas importantes e mão tenho!

    Eu também ando a adoptar esse método de me livrar de objectos que não os uso e de deixar a casa mais leve, mais funcional para que eu posso usufruir do meu tempo para a familia e não só para a casa!

    Gostei do post Mafalda

    Beijos
    Um feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  3. O dia tem 24 horas e se bem que não podemos andar a correr o dia inteiro, se perdessemos menos tempo com coisas inúteis, teríamos mais tempo para o que verdadeiramente conta!
    :)

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que se desperdiça muito tempo em coisas inúteis! Eu tenho um pouco esse defeito :P

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda, nunca tinha pensado em anotar tudo, tudinho! Acho que também desperdiço algum tempo, talvez, por preguiça! Boa dica mesmo!
    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mafalda, você teve uma boa ideia, vou registrar o meu tempo também para descobrir no que preciso melhorar. Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda, é engraçado abordar esta questão pois já não é a 1ª vez que recebo inquéritos relacionados com a profissão que exerço ( de pessoas a fazer mestrados e doutoramentos em áreas de gestão)e não sei responder porque nunca contabilizei o tempo que utilizo nas diversas tarefas(nem me dei ao trabalho de o fazer). Desta feita vou aceitar o desafio.
    Mais uma vez obrigada pela partilha de ideias.

    ResponderEliminar
  8. Há momentos em que também não sei onde ir roubar tempo, mas há outros mais calmos. No geral acho que sei onde desperdiço tempo, mas não sei se mudo, faz-me feliz e além do mais é uma forma de descansar.

    ResponderEliminar
  9. Aqui está uma coisa que nunca tinha pensado... Acho que não vou gostar do que vou registar:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Vou fazer isso.
    Sei que perco tempo com coisas que não precisava:)
    Isso deve ser uma boa maneira de ver realmente onde perco tempo.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Hace mucho que resolví ser mas práctica!!! Lo que no uso regalo a quién necesita!!! Vivo en una casa grande pero puse en depósito o regalé muchas cosas, para poder tenerla mas libre y menos trabajo!!! Consigo conciliar, mis que aceres para poder dedicar mas tiempo a mi hijo!!! Y no lo dudes todo lo mío es agendado!!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails