sexta-feira, 22 de julho de 2011

Os portugueses são um povo triste?

Existem várias investigações sobre a felicidade dos diferentes países que indicam que os resultados portugueses não são propriamente animadores. Entrevistada à Agência Ecclesia, a psicóloga Helena Marujo refere que "(...) os portugueses, quando questionados, por exemplo, no final de cada ano sobre as suas expectativas para o ano seguinte, tendem, de uma maneira geral, a mostrar que se sentem pouco optimistas em relação ao futuro".

De acordo com a New Economic Foundation e com a World Database of Happiness, os níveis de felicidade autoavaliados pelos portugueses são mais baixos do que os valores médios e chegam a ser inferiores a países que possuem piores condições de vida. A psicóloga acrescenta que "Há qualquer coisa na nossa cultura que espera o pior, algo que não permite ter visões entusiasmadas e esperançadas no futuro".

Do que analisei, Portugal não possui as características dos países ricos mais felizes (existe por exemplo uma grande desigualdade na distribuição de riqueza, existem diversas lacunas ao nível da educação, alguma corrupção, sentimento de desconfiança na justiça e a economia não é das mais fortes...). Por outro lado, não possui as características dos países felizes mais pobres (valorização profunda dos laços familiares, prática da meditação, ambiente pouco stressante, etc.).

Mas tendo em conta que parte da felicidade está única e exclusivamente nas nossas mãos (cerca de 40%), se nos empenharmos, podemos ser bem mais felizes. Acreditem, se há coisa que as investigações também demonstram, é que isso é possível.

Foto: Google images - Autor não identificado

18 comentários:

  1. E olha que acho que piorou com isto da crise e com a entrada do FMI.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que somos pessimistas, ou melhor, acomodados.
    Esta mal assim, todos nos queixamos de tudo, mas fazer o quê?
    Vamos é esperar que ha-de passar, e depois um bom jogo de futebol anima logo a malta.
    Tudo isto foi escrito ironicamente :(

    ResponderEliminar
  3. São números alarmantes. É preciso mudar esta mentalidade e aprender a superar as dificuldades com um sorriso! Por isso têm aumentado as doenças como AVC, porque as pessoas tendem a exacerbar a própria dor! Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Mafalda,
    Nós brasileiros somos considerados um povo alegre, mas realmente não entendo o motivo de tanta felicidade. Saúde, educação, infra-estrutura, segurança, infra-estrutura, distribuição de renda, justiça, impostos e juros altíssimos, altos níveis de corrupção, impunidade, epidemia de viciados em drogas, não cumprimento da Constituição Federal, burocrata em demasia, tudo isso e mais alguma coisa. Mas o governo está sempre vendendo uma imagem de crescimento, desenvolvimento, que está tudo bem e para o povo basta “pão e circo”. Não sei o que é pior: ser um povo não muito feliz, mas consciente de suas mazelas, ou ser um povo feliz, totalmente ignorante de seus direitos e garantias básicas de vida...
    Bjkas com muito carinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ano e tal depois, respondo... É preferível mil vezes viver feliz na ignorancia.
      Os Portugueses não são felizes porque não querem, em grande parte, acomodam-se e vivem a vida a olhar para o vizinho do lado. Sou portuguesa e Feliz :-)
      bjs

      Eliminar
  5. BOM DIA QUERIDA, DEUS ABENÇOE SUA VIDA, QUE ESTE DIA SEJA REPLETO DE VITÓRIAS E ALEGRIA , MUITO INTERESSANTE O TEXTO UM FORTE ABRAÇO E UM BEIJO NO CORAÇÃO

    ResponderEliminar
  6. Olá Mafalda, acho que nós portugueses somos pessoas pouco optimistas porque a maioria dos valores importantes que nos deixam felizes deixaram de ser importantes face aos bens materiais. Enquanto essa mentalidade não mudar vai ser difícil sermos um povo mais feliz.
    Beijinhos e desejo-te um fim-de-semana super feliz :)

    ResponderEliminar
  7. Somos um povo melancólico, saudosista.
    E esta fase realmente não é mais mais animadoras.
    Mas é como dizes, está nas nossas mãos, se não mudar o que nos rodeia, pelo menos mudar a forma como o vemos e sentimos.
    Bjinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  8. É pena,somos um país com um sol maravilhoso....

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Oi Mafalda,
    Desconhecia esta estatística.
    Mas como você própria reconhece, tal cultura pode ser mudada. Depende de cada um. Um bom estado de espírito, a alegria e felicidade são permissão Divina para todos.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  10. Olá Mafalda. Talvez isso seja cultural. Acredito que cada um, à sua maneira, é feliz, sem ter que exteriorizar essa felicidade. Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Lena: realmente dos brasileiros que fui conhecendo no meu país, todos se mostraram felizes com a vida. Como a Maria José refere, tem um pouco a ver com a própria cultura.
    Mas também acredito que um pouco de infelicidade, dá lugar ao inconformismo, à luta pela mudança. Mas obviamente que os objectivos principais da vida devem passar pela felicidade e pelo amor.

    Maria José: por acaso, neste caso as pessoas exteriorizaram o que sentiam, uma vez que lhes foram aplicados inquéritos para o efeito. Infelizmente em Portugal, há um certo sentimento negativo nas pessoas, agravado com a actual crise económica. Talvez isto se deva à própria cultura, e ao facto de considerarmos que para sermos felizes dependemos fundamentalmente das circunstâncias exteriores. No entanto, esquecemos que muitas vezes para sermos felizes, estamos dependentes de nós próprios.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Olá Mafalda!!!

    Já cheguei das férias!!

    Teus posts são sempre óptimas oportunidades para reflexão.

    Realmente o português parece-me sempre insatisfeito, julgo que devido a demasiada importância que dá aos bens materiais, vivem muito para os outros, ou melhor, para mostrar aos outros e isso não pode fazer ninguém feliz.

    Beijinhos enormes para ti.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Amanhã o ProjetandoPessoas comemora 11 meses de existência! E de amanhã até 24/08, quando o Blog completa 1 ano de vida, preparei uma sequência de surpresas para o Blog, homenageando grandes amigos de jornada! Espero que você aprecie a minha forma de celebrar essa conquista e me passe seu feedback sincero a medida que meu plano de 30 dias de festa avance! Serão dias diferentes de postagens até aqui! Mas tenha certeza de que está sendo preparado com muito carinho para todos! Aguardo seus comentários, críticas construtivas ou sugestões, ok?
    Com muita admiração e respeito por cada um de voces! bjs e abraços Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//
    @ProjetaPessoas
    Projetandopessoas@hotmail.com

    ResponderEliminar
  14. Mafalda, prepare-se pois a sua surpresa está progarmada para 16/08/2011!!!! estou tão ansiosa!!! bjks e muito obrigada por participar!
    Sandra

    ResponderEliminar
  15. Querida Mafalda, passei hoje para desejar UM SUPER DIA DE ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ!!!!! e que você receba em dobro, em triplo, toda a felicidade que você irradia em seu blog!
    Como você mesmo disse temos muitos interesses afins e em especial uma empatia inexplicável!!!
    Você já faz parte das minhas amigas!!!
    bjus Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  16. Pois é querida Mafalda o ir ou ficar, chorar ou sorrir está em nossas mãos, do nosso livre arbítrio. Olha amiga hoje é Domingo dia mundial da preguiça, porisso me desculpe, pois parte do meu coment será no copia e cola. Então primeiramente quero dizer que meu blog principal foi e sempre será minha Ilha e aos poucos fui criando Ilhotas, uma delas o Ostra da Poesia, ele era como uma estação do ano, abria as portas quando do evento Pena de Ouro, após o 5º Pena, que terminou a pouco senti que não poderia mais fazer o Ostra hibernar até o próximo evento, assim, para ele dá apenas uns cochilinhos, semanalmente (nos FDS) vou postar uma poesia de um blog amigo, seguidor, ou que por ai nas ondas me encante, inclusive criei um selo pelo momento... espero que você continue visitando o Ostra e agora não precisa votar, só apreciar a poesia do (a) amigo (a) blogueiro (a). Desejo-te um domingo com poesia e festa, luz e sorriso. ♥☆Jinhosssssssssssssss♥☆ Amiga aparece na minha Ilha estou propondo um encontro blogueiro ai em PT, topas?

    ResponderEliminar
  17. Difícil analisar um povo pela pesquisa, mas de qualquer forma, no final, está escrito que "se nos empenharmos, podemos ser bem mais felizes. Acreditem, se há coisa que as investigações também demonstram, é que isso é possível."
    Depende, assim de cada um, no sentido individual para funcione no coletivo.

    Um beijo, Anjo!!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails