quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escreva um diário de gratidão

Martin Seligman, professor na Universidade da Pensilvânia e um dos grandes nomes da Psicologia Positiva, realizou uma experiência interessante para aumentar a felicidade a um grupo de pessoas deprimidas.

As pessoas tinham de registar três coisas boas que lhe acontecessem diariamente. Poderia passar por "Finalmente a chuva parou e o sol apareceu", "Vi um filme em família", "Comecei a ler um livro que há muito ansiava", "O meu marido ofereceu-me flores", etc.

A verdade é que após 2 semanas o estado das pessoas passou de gravemente deprimidas para ligeira ou moderadamente deprimidas. 94% do total das pessoas experimentaram uma sensação de alívio.

Creio que a virtude de ter um "Diário de Gratidão" é reconhecermos que realmente nos acontecem coisas boas. Por vezes não lhe damos o devido valor, mas se escrevermos sobre as pequenas coisas, começamos a perceber que há muita coisa boa na nossa vida e esse reconhecimento só nos fará sentir bem.

Eu comecei o meu há uns dias. E vocês, também dão graças pelas coisas boas que têm?

Foto: Google images - Autor não identificado

18 comentários:

  1. Curiosa essa experiência.
    Para ser franco, muitas vezes tomo as coisas que tenho como garantidas, não lhes dou o devido valor. Quem sabe um diário de gratidão, não me pode ajudar a melhorar?

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante, é que não temos por hábito valorizar as pequenas coisas positivas que acontecem no nosso dia a dia! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Óptima ideia.
    Ás vezes, no stress do dia-a-dia, a gratidão pelas pequenas coisas (tão importantes)fica esquecida.
    Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  4. Que ideia espetacular!
    Ajuda-nos a reflectir, e a perceber a sorte que temos, e a valorizar pequenas coisas, que fazem com que valha a pena viver.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Querida Mafalda... vou correr providenciar um!
    Achei interessantíssimo esse post e olha com certeza melhora mesmo... as vezes a gente se apega a coisas tão pequenas e ficamos remoendo isso né! bjão pro cê!

    ResponderEliminar
  6. Normalmente eu dou graças por tudo de bom que acontece na minha vida.
    Já tive esse hábito de anotar quase tudo num diário mas agora como o tempo é tão pouco deixei de o fazer.
    Mas gostei da ideia.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda, escrever um diário é uma excelente ideia porque se o fizermos com o intuito de escrever as coisas boas vamos dar muito mais valor às pequenas coisas que nos passam despercebidas e que no fundo nos fazem muito felizes. Excelente dica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Querida Mafalda!!!

    Tenho este hábito faz algum tempo...aprendi com um mestre!!!

    Agradeço diariamente em oração e meditação!!!

    Feliz Dia do Amigo!!!
    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá Mafalda. Então, está de volta na blogosfera. Que bom!!! "Pense no bem, e o bem se seguirá! Pense no mal, e o mal se seguirá! Você é aquilo que pensa, no decorrer de todos os seus dias!" Pensar positivamente e escrever as boas coisas que nos aconteceram é um passo para a felicidade. Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Hoje numa entrevista falaram num estudo em que descobriram que as pessoas mais felizes são as pessoas mais saudáveis. As mais negativas e infelizes são as que têm mais probabilidades que sofrer de depressão. Acho que faz sentido.

    ResponderEliminar
  11. Feliz dia do Amigo!

    Você é uma amiga recente mas parece que nos conhecemos a muitos anos pois me identifico com a sua sensibilidade. Obrigada por sua amizade!Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Mafalda,

    Imensas saudades de você. Parabéns pelo post: o tema gratidão é muito gostoso da gente abordar. Feliz Dia do Amigo, minha linda!!!

    "Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.Amigo a gente sente!
    Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.Amigo a gente entende!"(Machado de Assis)

    Beijokas com muito carinho!

    ResponderEliminar
  13. Oi :)
    Adorei o post. Eu já falei sobre algo parecido, a importância de agradecer. Concordo com tudo, pois quando expressamos gratidão atraímos mais do objeto da nossa gratidão para a nossa vida.
    Todos os dias agradeço pelo dia que tive, por cada pequena coisa boa, seja o que for, e isso me faz mais feliz, mais leve, mais confiante.
    Beijo meu.
    Angel.

    ResponderEliminar
  14. Oi Mafalda,

    Com certeza essa é uma ideia fantástica e que nos faz repensar e valorizar a importância das coisas cotidianas.
    Passa lá no blog, tem um selinho para você, pois seu blog me faz repensar sempre!

    Bjo

    http://repensandoacoes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Dou! quase todos os dias... Dou graças pelo "meu" muito que tenho... mesmo nos maus momentos há sempre algo com nos sentimos gratos! É um exercício que costumo fazer de manhã na viagem de carro para o trabalho. A gratidão é um sentimento que nos transporta para a união com a natureza e o universo...e eu gosto de me sentir grata pelo que vida me dá!

    ResponderEliminar
  16. Olá Mafalda,
    Bem interessante a experiência. Acho que tem tudo a ver. Quando valorizamos o pouco que temos passamos a ser gratos e, consequentemente ficamos em paz conosco mesmo e com o mundo.
    Este diário parece ser um excelente remédio.
    Obrigada pela visita.
    Deixo a você o meu abraço especial pelo Dia do Amigo.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  17. Querida Mafalda, dou graças todos os dias pelas tempestades de minha vida, imagine pelos dias de sol então; faço uma verdadeira festa de agradecimento. Estou passando por uma fase quase de catastrofe,posso até chorar horrores e me desesperar por dias seguidos, mas em meio a tudo isso agradeço por ainda estar de pé.
    Adorei a ideia de escrever sobre gratidão do dia a dia, acho que vai virar livro.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails