quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Afinal... os opostos nem sempre atraem

Por mais que as pessoas vos digam que estão à procura de um companheiro com personalidade diferente da sua... não acreditem. Vários estudos indicam que procuramos características de personalidade semelhantes nos nossos parceiros. E se de início tem muita piada ir todas as noites a um bar da moda, garanto que se é uma pessoa caseira, obviamente que se vai fartar disso.

Casais muito diferentes têm uma maior probabilidade de ter mais conflitos. As semelhanças na personalidade constituem o factor mais importante para um casamento feliz, do que a concordância em assuntos como religião, atitudes e valores.

Também os filhos de casais constituídos por parceiros semelhantes, têm maior probabilidade de ter uma personalidade parecida com a dos pais.

Agora que reparo, eu e o meu marido temos realmente personalidades parecidas: o sentido de família, o gosto pela aventura, o prazer da constante aprendizagem... ok, não me parece que vá passar a ser fã de house music, nem ter paixão por carros... também não me parece que ele vá passar a adorar livros e fotografia... mas na forma como reagimos no dia-a-dia somos realmente semelhantes. Haverá sempre diferenças (porque os homens e as mulheres em geral, encaram os acontecimentos de modo distinto), mas ter personalidade semelhante aumenta o nosso companheirismo, o apoio mútuo e, sobretudo, o principal... o amor.

8 comentários:

  1. Olá cara amiga!
    Cabe-me aqui discordar deste estudo que aqui nos apresentaste :)
    O meu marido é literalmente o oposto de mim ao nível de feitio, de lidar com os problemas, etc... em geral a sua personalidade é bem oposta à minha.
    Eu sou enérgica e ele é calmo. Eu sou muito ansiosa, ele é paciente... entre outras coisas.
    A nível de gostos estamos maior parte do tempo de acordo um com o outro... e quando não estamos arranjamos sempre quem ceda (a maior parte das vezes é ele.... ok! Ele está sempre pronto para me satisfazer :))
    Sou mimada, amada mais do que nunca e sou sempre muito apoiada... melhor dizendo, sou uma sortuda!
    Neste caso, é mesmo caso de se dizer "os opostos atraem-se :)
    (Eheh... fiquei feliz ao escrever este comentário)

    ResponderEliminar
  2. mas já ouvi que termos alguma semelhança também pode originar a conflito.
    eu não sei, pois não sou perito na matéria...

    beijos.

    ResponderEliminar
  3. Eu também não sou um clone do meu marido, aliás nem queria, pois isso seria como se estivesse casada comigo mesma... não tinha piada nenhuma. Mas também acredito que divergências em excesso podem atrapalhar. Por acaso, só coloquei 2 links para o assunto, mas em vários livros que li sobre o tema, referem sempre o mesmo. É claro que, como em tudo, à excepção à regra.

    ResponderEliminar
  4. Comentário no Facebook:

    ANA PG - Muito bom! É mais fácil construirmos algo com pessoas que pensam da mesma forma que nós. Embora, existam sempre diferenças.Essas diferenças,também, são necessárias e ultrapassáveis. Também ajudam a equilibrar uma relação.

    ResponderEliminar
  5. Boas! Penso que estes estudos se referem a diferenças que provoquem «fossos» entre os casais. Eu e minha mulher somos diferentes sim, mas jamais opostos, pois temos vários pontos de convergência entre as nossas personalidades.
    Já um familiar muito próximo, que vive no estrangeiro, casou (demasiado rápido, tenho de dizer), com uma rapariga portuguesa, mas que sempre viveu no estrangeiro e têm mentalidades completamente diferentes. Ele trabalha, detesta dívidas e gosta de sair só ao fim-de-semana. Ela é a típica «boazona» (não se ofendam com a expressão), com bruta decotes e minissaias, que gosta mesmo de chamar a atenção. O problema é que gasta dinheiro em roupas e acessórios ao ponto de se endividar. Depois como não trabalha, está pronta para sair todos os dias, ele obviamente não quer porque está cansado. Enfim, são diferentes como a água e o azeite. Só estão casado há mais ou menos 1 ano, mas segundo ele, não aguenta muito mais.
    Apesar deste ser um tema polémico, creio que o cerne da questão é que ter diferenças não é necessariamente mau, mas ser oposto sim.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Sim Pedro, creio ser essa a ideia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Quanto a mim é saudável ter diferenças, pois não há duas pessoas iguais. As pessoas completam-se umas às outras, na sua diversidade.
    Nem todos têm aptidão para o mesmo.
    Reparem que nem os dedos da nossa mão são iguais!
    Já os opostos podem entrar em conflito.
    Se um deles nunca quer fazer viagens e o outro gosta muito, já será problema. Ou viaja sozinha e já não será tão feliz, ou se o outro se opõe, nem poderá viajar, ou sujeita-se ao conflito de interesses.

    ResponderEliminar
  8. Essa de que os opostos se atraem, somente para a força magnética é que funciona. Eu tenho uma maneira otimista de ver a vida, não me imagino casar com uma pessoa que, antes mesmo de tentar, já deiz que vai dar errado. Sou organizada para que não precise perder tempo procurando coisas, nem posso pensar em casar com alguém que não põe os objetos nos lugares específicos. Gosto de rir e faço amizades com facilidade, fico imaginando o que seria se eu tivesse ao lado uma pessoa, extremamente fechada, sou carinhosa porque gosto de ser, mas, se nunca receber de volta, chegará o dia que percebo e também paro, porque, ninguém vive sem carinho. Sou sincera o mais que posso, pegando uma mentira ou duas do companheiro, comigo perde a credibilidade, e assim por diante. Por isso penso que para um casamento dar certo, devemos fazer como uma lista imaginária do que é prioritário e das coisas menos relevantes que queremos no outro com quem vamos dividir a vida. Quando achamos maior número de coisas que são fundamentais para nós, no outro também é, e as coisas que podemos aturar (irrelevantes), divergimos, como o próprio nome já diz, são irrelevantes, o casamento dá certo, com certeza. Então, sabendo que ninguém é igual a nós em tudo, o quanto mais se aproximar do nosso modo de pensar e agir, maior a possibilidade de êxito na relação.
    Penso que, quem consegue fazer com que o outro fique cedendo o tempo todo, deve cuidar-se porque, chega um dia que essa pessoa, martirizada por sempre ter que ceder, pode encontrar alguém mais compatível e a tendência e sair fora desta relação, onde seus desejos e suas opiniões, são sempre deixados de lado em detrimento do outro.
    Quem tem um casamento em que um dos dois pode dizer "EU MANDO", abra os olhos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails