segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pensamento/Lema da semana #108



"Uma família feliz 
(…) é uma família saudável,
na qual o bem-estar de cada pessoa 
é fomentado e protegido,
em benefício de toda a família".
Dr. Phil McGraw

««»»

Esta semana, vou afastar-me um pouco da Internet. 

Desde há 2 semanas que ando a sentir-me excessivamente cansada, pois não tenho dormido lá muito bem. O meu trabalho já é uma correria, e sinto que assim não ando tão produtiva, o que me chateia. Há pois que reconhecer que preciso de uma pausa.

No fim-de-semana, ainda tentei, mas não consegui agendar nenhum post. 

Felizmente vou tirar 2 dias de férias, na Sexta e na Segunda-feira, o que, contando com o feriado, já me vai permitir 5 dias de descanso.

Também não vou ter objectivos de organização cá em casa. Quero sim fazer algumas actividades de relaxamento.

Mas não considero esta pausa como algo negativo. O descanso serve para recuperar energias e seguir em frente. E para isso, estou mais que motivada.

Até ao meu regresso. Fiquem bem!

Foto:  Kaitlin M

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sugestão da semana #36: «controlar as preocupações»

Numa altura em que o stress abundava na minha vida (ok, ainda abunda, mas agora controlo-o melhor!), o Sr. J. emprestou-me este livro: "Como evitar preocupações e começar a viver" do Dale Carnegie (presentemente, o livro tem um título ligeiramente diferente). É igualmente esta a minha sugestão para esta semana, que tente descobri-lo e que o leia de uma ponta à outra.

Dale Carnegie é uma daquelas pessoas inspiradoras que conseguiu transformar não só a sua vida, mas a de milhares de pessoas. Era essencialmente um formador em desenvolvimento pessoal. Tinha o dom da palavra e incentivava as pessoas a fazerem transformações nas suas vidas, que lhes permitissem alcançar os seus sonhos.

Neste livro ilustrado com imensas histórias reais, o autor dá-nos a conhecer uma série de técnicas para lidar com situações difíceis e com as preocupações que daí advêm. É também um manual que visa aumentar a auto-estima e a felicidade das pessoas.

Aborda diversos assuntos: como lidar com preocupações do dia-a-dia ou com outras mais difíceis, com lidar com as críticas alheias, como se tornar mais produtivo no trabalho e gerir melhor o seu tempo, como lidar com preocupações financeiras, como controlar o cansaço e a melancolia, bem como alcançar boa disposição e uma sensação de paz mental e felicidade. O livro inclui diversas dicas, exemplos práticos, resumos e uma série de regras para apreender. Foi lançado em 1948, mas garanto que foi um livro visionário, absolutamente adequado aos dias que correm.

Redescubra o prazer de viver controlando as suas preocupações, e tenha um final de semana feliz!

Foto: Civilização Editora

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

2 erros que cometi na organização da minha casa

A organização da minha casa foi em tempos uma fonte de stress. E porquê? Porque cometia 2 erros (que tenho de aprender a não repetir): 

1.º Querer fazer várias tarefas ao mesmo tempo 
Eu trabalho fora e o tempo escasseia, mas mesmo assim não era incomum tentar arrumar todas as gavetas do meu quarto, passar roupa a ferro, desfazer-me "lentamente" da tralha (porque tudo era escolhido minuciosamente)… quando dava por mim tinha a casa mais desarrumada que inicialmente.

A solução é concentrar-me numa só tarefa. Hoje arrumo uma gaveta, amanhã trato da roupa, etc. Assim consigo ir arrumando aos poucos, sem transformar a casa num campo de batalha.

2.º Querer alcançar os objectivos demasiado rápido 
Este erro vem na sequência do primeiro. Ok, querer transformar a minha casa num lugar mais organizado, deixava-me super-entusiasmada. Começava por organizar a mil à hora. Pois... mas, por razões óbvias não conseguia fazer as mudanças pretendidas num ou dois dias. E depois desanimava... estava dias sem fazer nada, porque não sabia por onde começar.

Hoje mudei de perspectiva. Vou fazendo um pouco a cada dia que passa. Pode não parecer muito, mas na verdade obtenho mais resultados do que antes.

Já lá diz o povo "devagar se vai ao longe". Sei que um dia terei o refúgio que pretendo cá em casa, mas entretanto vou-me divertindo com a jornada, com as pequenas mudanças do dia-a-dia.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Criando memórias felizes de infância: os diários da minha filha

Quando fiquei grávida, pensei que era um momento tão especial, tão único, que seria uma pena não eternizar essas memórias. 

Escrevi assim um diário para a minha filha, repleto de fotografias. Ainda não lho mostrei, mas brevemente tenciono imprimi-lo e mostrá-lo pela primeira vez. A Letícia saberá coisas tão interessantes como: a forma engraçada como dei a notícia ao papá, quem lhe deu as roupinhas e presentes, a sua árvore genealógica, factos interessantes do seu dia e ano de nascimento, o primeiro sorriso, os primeiros passos, as traquinices… 

Há dias estava numa livraria e a minha filha pediu-me para lhe comprar um livro: “O Livro de Segredos da Merida”. Quando o folheei, gostei imediatamente da ideia. Isto porque se trata também de um diário, mas desta vez com perguntas dirigidas às crianças. Daqui a uns anos, certamente vai relê-lo e sorrir com as suas convicções aos 4 aninhos. Por outro lado, para nós pais, é uma forma gira de conhecermos melhor os nossos filhos. 

Comprei o livrinho e temos andado a preenchê-lo juntas. Eis alguns factos sobre a minha filhota: 
- Quando for grande sonha viver no Algarve e quer ser bailarina (até desenhou uma, em fato de ballet). 
- Quando iniciou o diário só media 1,04 cm… (o diário tem muita variedade de perguntas!!). 
- O animal preferido é a suricata (a quem é que ela sairá?… he, he), a música é o “I don’t believe you” da Pink e a flor é a orquídea. 

Agora a minha frase predilecta, que me deixou enternecida. O que a faz mais feliz: “É a mamãzinha! Sou sempre feliz com a minha mamã ao lado”. Não é uma querida, a minha filha? 

 E pronto! É mais uma ideia para a criação de memórias felizes.

Foto: Mafalda S.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como ganhar mais tempo no seu dia-a-dia

Nos dias que correm, a nossa vida é uma autêntica correria (falo por mim!). Contudo, podemos adquirir alguns hábitos, que nos fazem ganhar tempo e que diminuem o nosso stress. Eis 56 sugestões

1. Pare de arranjar desculpas para adiar o que tem de fazer. Diga não à procrastinação e aja já.

2. Acorde mais cedo. Se acordar todos os dias 2 minutos mais cedo do que no dia anterior, no final do mês ganhará mais 1 hora por dia, sem que o seu corpo se ressinta. Claro que não convém deitar-se às tantas, durma o suficiente. 

3. Comece por verificar a sua lista de tarefas, e calendarize o seu dia. Deixe as tarefas complicadas para as horas mais produtivas. 

4. Marque 15 minutos no alarme do seu telemóvel e concentre toda a sua atenção na realização de dada tarefa. Após este período pode fazer uma pausa. Irá surpreender-se com a quantidade de tarefas que conseguirá concluir. 

5. Concentre-se em fazer uma tarefa de cada vez. 

6. Elimine a tralha da sua casa. Com isto pode reduzir, em média, 40% do trabalho doméstico.

7. Tenha um sítio certo para guardar cada objecto. Isso evitará que perca tempo à procura dos mesmos.

8. Guarde os objectos próximos do local onde os vai utilizar. 

9. Adquira organizadores lá para casa (cestinhos, frascos, organizadores de gavetas, etc.). Estes evitam que os seus objectos se misturem dentro dos móveis ou  prateleiras.

10. Faça uma ronda diária pela casa (de uns 15 a 30min), eliminando a tralha e arrumando o que está fora do sítio. 

11. Envolva todos os elementos da família na organização, incluindo as crianças. Se todos ajudarem nas tarefas chatas, sobra mais tempo para actividades de lazer em família. 

12. Não queira fazer tudo no trabalho, delegue tarefas. Contudo, para ficar descansado, de início perca algum tempo a explicar como se faz. É importante que sinta que delegou em alguém que está à altura da tarefa. 

13. Aprenda a dizer “Não!” quando necessário. Isto não significa que não deva ajudar os outros de vez em quando, mas não deve aceitar tarefas que vão além das suas capacidades. 

14. Evite os ladrões de tempo, ou seja, aqueles colegas que em vez de se concentrarem no trabalho, querem dar azo a bisbilhotices, reclamar de alguém ou falar de coisas que não acrescentam nada. Para além de o fazer perder tempo, conversas demasiado pessimistas roubam a sua energia, desmotivando-o e desconcentrando-o. 

15. Tente reduzir a quantidade de reuniões em que tem de participar.

16. Faça uma ordem de trabalhos para as suas reuniões, para não deixar nenhum assunto pendente. 

17. Evite distracções, como consultar o e-mail, ir ao facebook, ver TV… quando necessita de despachar uma tarefa. 

18. Bloqueie ou cancele a recepção de e-mails inúteis: publicidade e afins. 

19. Não perca demasiado tempo ao telefone. Pondere se todas as chamadas são necessárias, bem como a sua duração. 

20. Não dê o seu contacto telefónico a qualquer pessoa ou empresa. 

21. Se trabalhar fora, deixe clara a mensagem de que, fora do seu horário, só o devem incomodar em situação de emergência. 

22. Mantenha a sua mesa de trabalho limpa, organizando os papéis assim que chegam. Poderá deitar fora, de imediato, correspondência sem interesse (por exemplo publicidade) e organizar a restante por ordem de prioridade. 

23. Traga um saquinho no seu carro. Ao invés de entupir os compartimentos das portas com papéis, plásticos e afins, ter um saquinho à mão permitir-lhe-á eliminar o lixo logo no fim de cada viagem. 

24. Tenha uma agenda para anotar as suas tarefas e calcular o tempo que necessita para cada uma delas. 

25. Inclua na sua agenda, tempo para as actividades que lhe dão prazer (inclusive para estar consigo próprio). 

26. Traga sempre um bloco consigo, onde possa apontar boas ideias de organização do seu tempo. Estas podem surgir-lhe quando menos espera e, se não tiver onde escrever, é fácil esquecê-las.  

27. Anote todos os aniversários na sua agenda e tente comprar o maior número de presentes de uma só vez. 

28. Mantenha uma lista de contactos próximo do telefone e agende todos os números que utiliza no seu telemóvel. 

29. Planeie as épocas festivas antecipadamente.  

30. Evite compromissos que só faz por obrigação. 

 31. Elabore um orçamento. Mantenha um registo das suas entradas e saídas de dinheiro, de modo a saber a qualquer momento a situação das suas finanças. 

32. Logo que receba o seu vencimento, coloque 10% na sua poupança. 

33. Pague também nesta altura, todas as suas contas. 

34. Reduza o número de contas bancárias. 

35. Elabore uma ementa, de preferência mensal (para ter de ir menos vezes ao hipermercado). 

36. Tenha um modelo de lista de compras. Anote os produtos que vai precisar, ao longo do mês. Se necessário adicione algum ingrediente extra, previsto na sua ementa. 

37. Concentre-se em comprar o essencial. Dispense o que não é realmente necessário (mesmo que esteja em promoção). 

38. Tente comprar tudo no mesmo espaço comercial. 

39. Corte os legumes que dão para congelar (feijão-verde, cenoura, abóbora, etc.), evitando perder tempo a prepará-los no dia-a-dia. 

40. Guarde no congelador, em sacos separados, a quantidade de carne ou de peixe para uma refeição. 

41. Congele pão, evitando ir todos os dias à padaria. 

42. Lave a louça enquanto vai cozinhando. 

43. Lave de imediato, o que for preciso. A banheira, depois do banho; o lavatório depois de escovar os dentes; o lava-loiças depois de lavar a loiça… 

44. Não permita que haja roupa espalhada pela casa, peça a colaboração de toda a família. Roupa lavada deve ser guardada no armário, roupa suja deve seguir para o cesto respectivo na casa-de-banho. 

45. Na limpeza, concentre-se em limpar uma divisão de cada vez. Se quiser fazer tudo em simultâneo, dedique um dia inteiro para esse objectivo. Caso contrário, corre o risco de começar muita coisa e depois stressar por não conseguir acabar. 

46. Em cada semana, opte por limpar mais a fundo uma área específica da casa. 

47. No estendal, vá estendendo e colocando os pares de meias juntos. Como não é algo que se passe a ferro (digo eu!), poderá apanhá-las e dobrá-las de imediato, sem ter de andar à procura de meias perdidas. 

48. Ao passar a ferro, faça montinhos de roupas idênticas (camisolas em cima de camisolas, panos de cozinha em cima uns dos outros, etc.). Assim, perde menos tempo a arrumar. 

49. Doe as roupas que estão em condições, mas que sabe que não volta a vestir. 

50. Não saia de casa sem fazer a cama. 

51. Descalce os seus sapatos assim que chega a casa. Como podem ter sujidade própria da rua, evitará ter de andar sempre a limpar o chão. 

52. Tenha um chaveiro logo à entrada de casa, para não perder tempo à procura das suas chaves. 

53. Prepare de véspera as roupas que vai levar para o trabalho, a carteira, o almoço, etc.. Assim, na manhã seguinte, não necessita de andar a correr. 

54. Em cada Sexta-feira faça uma revisão das suas tarefas. Confira o que ficou pendente e faça um reajustamento na sua agenda. 

55. Tenha um método próprio de organização de tempo, simples e que se adeqúe às suas necessidades. Não adira a sistemas demasiado complicados, que ainda o fazem perder mais tempo. No meu caso, adopto algumas ideias do sistema GTD e do FlyLady. No entanto, faço só o que acho que se ajusta às minhas necessidades. De tempos a tempos, se necessário, faço alguns reajustamentos. 

56. Mantenha-se informado sobre dicas de gestão de tempo. Coisas aparentemente simples e, nas quais nunca pensou, poderão fazer a diferença na sua vida. Consulte a Net, leia livros ou revistas, ouça conselhos dos amigos(as)…

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pensamento/Lema da semana #107







É uma falta de responsabilidade esperarmos 
que alguém faça as coisas por nós”.
John Lennon






Foto: Dustin Diaz
Related Posts with Thumbnails