terça-feira, 10 de julho de 2018

Book Haul - Os livros do primeiro semestre de 2018

Foram vários os livros que fizeram parte da minha vida, no primeiro semestre do ano. Li grande parte deles, mas outros estão nesta lista, simplesmente porque os comprei ou me foram oferecidos.

Acredito no poder dos livros para nos fazer sonhar, transportar para um outro mundo onde possamos serenar a mente. Mas também nos dão imensas ideias - ideias essas que podem melhorar a nossa vida e, quem sabe, tornar-nos pessoas melhores.

Eis a minha lista de livros.

Livros sobre felicidade


✓ The little book of Lykke de Meik Wiking (presidente do The Happiness Research Institute de Copenhaga) - Este foi o primeiro livro que li em 2018. Lykke quer dizer "felicidade" em dinamarquês (a Dinamarca, um dos países mais felizes do mundo, é também o país de origem do autor). A ideia de Meik é levar-nos numa caça ao tesouro para a felicidade. Não se cinge ao seu país - fala de factores que contribuem para a felicidade, existentes em vários países do mundo (Portugal incluído). Dá-nos igualmente sugestões para sermos mais felizes. (Podes conhecer este livro com mais detalhe neste post).

✓ Como ser Feliz de Sonja Lyubomirsky (docente de Psicologia na Universidade da Califórnia) - Este livro é, na minha opinião, um dos mais importantes ao nível da Psicologia Positiva. Já o tenho há vários anos e... voltei a relê-lo... outra vez. Esta é a investigadora que descobriu que 40% da nossa felicidade depende das nossas acções e indica-nos uma série de estratégias que, segundo a ciência, nos podem fazer mais felizes. (Falei desta obra, de forma sucinta, neste post);

Feliz de Fearne Cotton (apresentadora de rádio e televisão) - A autora passou por uma depressão e, neste livro, dá-nos uma série de sugestões para superar a doença e ainda aumentar a felicidade. O livro tem um design muito bonito, com várias ilustrações que tornam a leitura muito agradável. Inclui dicas, exercícios e algumas entrevistas.

Livros sobre hábitos culturais que podem aumentar a felicidade


✓ Sisu. A arte Finlandesa de Viver com Coragem  de Joanna Nylund (tradutora e jornalista) - Este livro dá-nos a conhecer o Sisu, um dos elementos da fórmula da felicidade finlandesa (país que este ano, ficou em 1.º lugar na lista dos mais felizes do mundo). Apesar de não ter tradução para o português, a mim, soa-me que a palavra mais próxima, seja «resiliência» (mas é uma opinião pessoal após ter lido o livro, pois os tradutores consideram-no um «viver com coragem»). Ao autora indica-nos como aplicar o Sisu nas diversas áreas da nossa vida (por ex.: para enfrentar os desafios da vida, aumentar o bem-estar, comunicar eficazmente e resolver conflitos, na educação das crianças, na luta por objectivos, etc.).

✓ Shinrin Yoku de Yoshifumi Miyazaki (professor da Universidade de Chiba, Japão). - Shinrin-yoku é uma prática japonesa que, traduzindo à letra, significa «banho de floresta». O autor vai-nos indicando várias formas de aproveitar o poder curativo da Natureza para equilibrarmos o corpo e a mente e, sobretudo prevenir doenças associadas ao stress. Coloca-nos também a par de uma série de estudos que se realizaram na Universidade e que provaram os benefícios desta terapia. O próprio livro está lindíssimo, tem imagens que nos relaxam só de olhá-las. (Se quiseres saber mais sobre a prática Shinrin Yoku, já falei dela aqui).

✓ Sisu. O Segredo Finlandês para Encontrar a Felicidade de Katja Pantzar (jornalista) - A autora foi criada no Canadá, mas mudou-se para a remota Finlândia. Aí, através do Sisu, conseguiu transformar o seu corpo, a sua mente e o seu espírito. Katja conta-nos a sua história pessoal, mostra-nos os hábitos finlandeses e dá-nos sugestões para melhorarmos a nossa própria vida. As imagens do livro também são encantadoras.

Livros com técnicas/exercícios que podem aumentar a felicidade


✓ Traços Alterados de Daniel Goleman (psicólogo) e Richard J. Davidson (psicólogo e investigador em psicologia e psiquiatria) - Incrivelmente ainda não li este livro, mas o tema central é bastante interessante: a meditação. E ainda por cima sendo um dos autores o Daniel Goleman (também autor do conhecido livro Inteligência Emocional), já sei à partida que devo de gostar. Neste livro os autores apresentam dados científicos que comprovam como a meditação pode alterar a mente, o corpo e o cérebro (para melhor, claro). Mostram-nos como esta prática nos pode ajudar a nível individual e contribuir para um mundo melhor.

✓ O Livro das Pequenas Revoluções de Elsa Punset (filosofa e jornalista) - A autora reuniu 250 exercícios que podemos realizar para melhorar o nosso bem-estar emocional (alguns deles são comuns às estratégias para aumentar a felicidade). Cada exercício traz uma pequena introdução onde é explicada a sua razão de ser e os seus benefícios. Os exercícios têm objectivos como: gostares mais de ti, enfrentares o stress e a ansiedade, protegeres-te de emoções e ambientes tóxicos, lidares contra o bullying e assédio no emprego, acalmares a tristeza, alcançares as tuas metas, libertares-te de maus hábitos, aumentares a auto-estima, etc. (Conhece o livro com mais detalhe, neste post).

Livros sobre mudanças de estilo de vida 


✓ Vive a tua Luz de Inês Nunes Pimentel (coach de transformação para o corpo, mente e alma) - Neste livro a autora conta-nos como a descoberta de uma doença auto-imune, a levou a uma série de transformações positivas na sua vida. Por exemplo, com alterações na alimentação, conseguiu controlar a doença. O livro dá-nos uma motivação incrível para lutarmos pelos nossos sonhos. Inclui mantras e vários exercícios para aplicarmos na prática. Contudo se há temas que têm base científica, outros são mais uma questão de fé. As imagens são igualmente inspiradoras. (Sabe mais sobre este livro neste post).

✓ Voltar à Terra de Anabela Teixeira (atriz e blogger) - Em 2011, a conhecida atriz interpretou uma personagem com  cancro, o que a fez ter noção da quantidade de pessoas ao seu redor que enfrentavam a doença. A par disso, leituras inspiradoras e uma experiência de infância junto da Natureza, fizeram com que Anabela começasse aos poucos a mudar de estilo de vida. Neste livro partilha essa experiência: fala de bem-estar, alimentação biológica, limpezas ecológicas, produtos bio e eco para cuidados do corpo, lugares onde o bio e o eco são a primazia... As fotografias ao longo do livro são lindíssimas! (Sabe mais sobre este livro neste post).

Outros livros de psicologia


✓ Atrai Pessoas Fantásticas para a Tua Vida de Diana Gaspar (psicóloga) - Esta é a minha leitura actual. A autora apresenta-nos 11 passos para construirmos um amor-próprio sólido, que nos torne imunes à manipulação, inveja e toxicidade dos outros. Em simultâneo, estes passos irão ajudar-nos a atrair relações saudáveis e de respeito mútuo.

✓ Ansiedade de Augusto Cury (psiquiatra, psicoterapeuta e cientista) - O autor fala da ansiedade que decorre do Síndrome do Pensamento Acelerado, uma situação grave e por vezes pouco perceptível (li noutro livro que o pensar acelerado é o hábito que mais impede a felicidade). O Dr. Cury explica-nos este fenómeno de forma detalhada, mas numa linguagem muito acessível. Fiquei fã do autor... até chegar ao final do livro. Para uma primeira parte tão clara e completa, achei os capítulos sobre como gerir o pensamento acelerado demasiado sintéticos. Mas não deixa de ser um bom livro.

Livros de educação e parentalidade positiva


✓ Para de Chatear a tua Irmã e deixa o teu Irmão em Paz de Magda Gomes Dias (coach e autora do blog Mum´s the boss) -  Achei este livro francamente bom! Baseada na Educação e Parentalidade Positivas, a autora faz-nos perceber que não existem relações isentas de conflitos e dá-nos as ferramentas necessárias para ensinarmos os filhos a resolverem os seus conflitos e a manterem o respeito um pelo outro (mesmo que tenham personalidades opostas). Com vários casos reais, exercícios práticos e conselhos, este livro é um verdadeiro manual para a criação de harmonia familiar. (Falei mais detalhadamente deste livro neste post).

✓ Pais Inteligentes formam Sucessores, não Herdeiros de Augusto Cury (psiquiatra, psicoterapeuta e cientista). Esta é uma compra recente, pelo que ainda não li. Mas o conteúdo parece fantástico e já explicarei porquê. "Por herdeiros, o autor designa todos aqueles jovens que vivem num constante despesismo imediato; não enriquecem nem cultivam os bens e conhecimentos que adquiriram dos seus pais ou mestres. Já os sucessores são aqueles que sabem transformar o que lhes foi transmitido e pensam a médio e a longo prazo. Os herdeiros vivem à sombra dos outros; os sucessores constroem o seu próprio legado." O que me parece interessante é que por cada característica (por ex. "os herdeiros são especialistas a reclamar, os sucessores são peritos a agradecer"), o autor disponibiliza um conjunto de técnicas para educar os filhos, no sentido de adquirirem essas mesmas características positivas. O objectivo é criar famílias e sociedades mais felizes.

Livros sobre ecologia


✓ Desperdício Zero de Bea Johnson (conferencista sobre estilo de vida sem desperdícios) - A ideia deste livro passa por nos ajudar a erradicar o lixo da nossa vida. Esta filosofia de vida baseia-se nos 5 "erres": refuse (recusar), reduce (reduzir), reuse (reutilizar), recicle (reciclar) e rot (decompor). Traz uma série de dicas práticas para implementar esta filosofia em várias áreas (ex. compras, lida da casa, presentes, artigos de higiene e bem-estar, etc.) e inclui uma série de receitas (de comida, de maquilhagem, de produtos de limpeza, etc.).

✓ Minuto Verde da Quercus (ONG portuguesa de Ambiente) - Um livro pequeno, mas super, super útil! Daqueles que acho que todos nós deveríamos de ter. Ao longo do livro são feitas 200 recomendações simples e práticas, que permitem reduzir o impacte ambiental das nossas actividades quotidianas. Aborda temas como: consumo eficiente de água e energia, o que fazer com os resíduos, como construir de forma sustentável, como poluir menos, uso de produtos biológicos, etc. tudo isto adaptado à realidade portuguesa. Muito bom! 

Livros sobre espiritualidade


✓ A Bíblia - Volume III - Os Livros Proféticos, tradução de Frederico Lourenço (professor na Universidade de Coimbra) - Gosto particularmente desta coleção dos livros bíblicos. Isto porque são traduzidos e explicados por um académico, que não está propriamente ligado a uma religião. A sua visão parece-me mais isenta e as explicações são... 5 estrelas.

✓ Karma e Reencarnação de Elizabeth C. Prophet (espiritualista) e Patricia R. Spadaro (escritora e editora) - Li este livro, porque nunca tinha lido nada do género e queria conhecer um pouco mais sobre as teorias espiritualistas. E... continuo a não acreditar em nada disto. Algumas das teorias parecem-me demasiado rebuscadas. Mas isso vai da crença de cada um. Apesar de tudo, vou dizer-te alguns dos temas abordados: Jesus pregou a reencarnação?, ciclos kármicos, a vida entre vidas, almas irmãs e chamas gémeas, orações e afirmações, etc.

Livros de história


✓ Família Real - Álbum de Fotografias de Eduardo Nobre (investigador sobre temas históricos) - Já tinha lido este livro anteriormente, pois tinha-o requisitado na biblioteca. Mas gostei tanto dele, que agora tenho o meu próprio volume. Traz mais de quatrocentas fotos da vida pública e privada da família real, desde os primórdios da fotografia. Estas estão dispostas cronologicamente e têm legendas detalhadas, permitindo perceber o significado histórico de cada foto. Muito interessante! Com este livro, parece que viajamos no tempo.

✓ O Grande Livro dos Segredos dos Códigos de Paul Lunde (historiador) - Comprei este livro há uns anos, numa feira do livro. Só agora o li e tenho pena de não o ter feito antes de ler os livros do José Rodrigues dos Santos ou do Dan Brown. Os códigos das obras destes autores vêm explicados em detalhe neste livro. Estes e muitos mais. Fala de coisas tão diversas como: ler a paisagem (tempo que vai fazer, onde podem existir águas subterrâneas...), enigmas de povoações ancestrais (Maias, Egipto antigo...), códigos relacionados com sociedades secretas (alquimia, cabalismo, maçonaria...), códigos dos espiões, códigos do comportamento humano (etiqueta, heráldica...). O livro é super-interessante e profusamente ilustrado. Contudo, não consigo deixar link para este livro - provavelmente encontra-se esgotado (trata-se de uma edição do Círculo de Leitores).

Livro de receitas


✓ Natural - O grande livro da Cozinha Vegetariana de Joana Alves (vegetariana, autora do blog Le Passe Vite) - Este é o primeiro livro de cozinha vegetariana, cuja totalidade de receitas que experimentei até agora me agradaram (talvez eu seja muito esquisita, mas há livros que têm receitas com aspecto fantástico, mas depois de experimentá-las não me parecem nada por aí além). Tem uma primeira parte bem detalhada para percebermos o papel dos vários nutrientes na saúde e para conhecermos uma série de alimentos que se sugere que tenhamos na despensa. Depois seguem-se as receitas propriamente ditas. Tem coisas como: «Nutella» caseira, overnight oats, panquecas de trigo-sarraceno, grão-de-bico crocante, sopa rústica de feijoca, caril de grão-de-bico, batidos verdes, etc. (Se quiseres conhecer este livro com mais detalhe, espreita este post).

Livros infanto-juvenis


Apesar destes livros serem da minha filha, tinha de falar-te da coleção Espreita. A Letícia adora-os e eu também os acho fantásticos (costumamos lê-los em conjunto, antes dela dormir). Estes livros falam de uma série de curiosidades sobre o mundo, o que inclui muita matéria escolar. Mas são muito divertidos, têm imagens engraçadas e dezenas de abas para levantar.

Vou falar-te dos livros que existem cá por casa:

✓ Espreita o Planeta Terra de Katie Daynes e Peter Allen - É a nossa leitura actual. Um excelente livro para ajudar as crianças a terem um comportamento mais ecológico. Fala dos desafios que o planeta enfrenta e do que podemos fazer para o preservar.

✓ Espreita o Atlas (sem identificação de autor) - Fala de curiosidades, de monumentos, de animais exóticos e das paisagens fantásticas dos vários continentes. Traz ainda um mapa-mundo, que inclui imagens das bandeiras de todos os países.

✓ Espreita a História de Portugal de José Jorge Letria - Este livro fala do nascimento de Portugal até ao 25 de Abril. Para mim, é o livro que apresenta imagens com mais sentido de humor. Uma forma muito divertida de aprender história.

✓ Espreita o Conhecimento (sem identificação de autor) - O livro mostra uma imensidão das mais variadas curiosidades, nomeadamente sobre: seres vivos, laboratórios/ciência, entretenimento, tesouros, acontecimentos marcantes do mundo. Traz ainda passatempos nas páginas finais.

✓ Espreita Perguntas e Respostas sobre o Espaço (sem identificação de autor) - Um livro com mais de 60 abas para despertar nas crianças o gosto pela astronomia. Fala de tudo um pouco: o que há dentro de uma estação espacial, porque muda a lua de forma, o que é o sistema solar, quem foi a Laica, etc.

✓ Espreita as Grandes Cidades de Rob Jones - A minha filha tem um fascínio por algumas das cidades descritas neste livro, pelo que foi um dos primeiros que adquirimos. Fala de monumentos, história ou curiosidades das seguintes cidades: Sydney, Londres, Nova Iorque, Veneza, Xangai, Istambul, Paris, Washington D.C., Cairo, Berlim, Rio de Janeiro, Moscovo e Tóquio. É pena, mas não inclui nenhuma cidade portuguesa.

««»»

Espero que tenhas gostado desta lista. E tu, neste semestre leste algum livro que te marcou? 

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Gosto muito destes posts, porque como adoro ler tiro sempre ideias para as minhas próximas leituras.

    Este semestre consegui ler três livros:
    - Vive a tua luz - Inês Nunes Pimentel
    - Ser Feliz Porque Sim - Marci Shimoff e Carol Kline
    - Siddharta - Hermann Hesse

    Sem dúvida que todos eles foram inspiradores, mas o segundo livro "Ser Feliz Porque Sim", aconselho muito, porque ao longo do livro vão sendo sugeridos exercícios práticos muito interessantes.

    Beijinhos e Boas Leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas sugestões :) Dos livros que referes só não li o Siddharta. Esse da Marci Shimoff já li há alguns anos atrás e também gostei bastante. :)
      Tal como tu, também gosto imenso destes posts. Já conheci livros fantásticos através de posts do género.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O que mais me marcou até ao momento foi o que se chama "Essencialismo" do autor americano Greg Mckowe (acho que é assim que se escreve!.
    É um livro muito inspirador e ajuda-nos a compreender o que, para nós, é essencial e onde devemos focar a nossa energia.
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cris!
      Esse está na minha wishlist. Uma outra pessoa também me disse que esse livro foi o que mais a marcou, que transformou completamente a sua vida. Estou muito curiosa...
      Beijinhos e obrigada pela sugestão!

      Eliminar
  3. Tenho lido pouco, eu que estava a devorar livros! Pelo menos tenho lido todos os dias para os meus filhos...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails