terça-feira, 24 de abril de 2018

"Voltar à Terra" de Anabela Teixeira

Li este livro em Janeiro e sinto que já devia ter falado dele. É muito inspirador! O "Voltar à Terra" da Anabela Teixeira tem tudo a ver com o estilo de vida que estou a tentar adoptar.

A Anabela, como imagino que saibas, é atriz. Em 2011, na novela Rosa Fogo interpretou uma personagem que tinha cancro, papel que a marcou bastante e que a fez ter noção da quantidade de pessoas ao seu redor que enfrentavam esta doença. A par de leituras inspiradoras e das suas memórias de infância sobre como é positivo viver em comunhão com a Natureza, a Anabela começou a fazer uma verdadeira transformação na sua vida. Passou a introduzir produtos biológicos na alimentação, a fazer limpezas mais ecológicas (sem recurso a químicos), a comprar produtos bio e eco para o cuidado do corpo e do rosto, deixou de comer carne (mas ainda come peixe), investiu em estratégias que favorecem o bem-estar e introduziu uma série de práticas ecológicas no seu dia-a-dia. Este livro fala justamente disso.

Os temas principais do livro, estão descritos no índice abaixo.

Uma mostra dos temas abordados no livro.

A Anabela começa por nos propor um questionário ecológico baseado entre outras coisas nos nossos hábitos de alimentação, bem-estar e compras. É muito interessante para percebermos em que ponto estamos e, se o repetirmos algum tempo depois (ela sugere 2 anos), conseguiremos perceber a nossa evolução.

Passo agora a descrever os assuntos abordados em cada capítulo.

Alimentação
A autora fala da importância de uma alimentação biológica, de como construir uma despensa saudável e dá-nos uma série de dicas do seu nutricionista para nos mantermos saudáveis mesmo em ocasiões especiais (festas).

Receitas
Inclui algumas sugestões saudáveis (e diga-se de passagem, com um aspecto bem bonito) para: pequenos almoços; saladas, sopas e entradas; almoços e jantares; sobremesas e lanches. Inclui ainda: um plano detox, uma bebida pós-treino e o que levar num piquenique. 

Uma das receitas saudáveis partilhadas pela autora.

Bem-Estar
Neste capítulo fala-se de coisas como yoga (inclui descrições e fotos de várias posturas), de meditação e práticas de respiração, de corrida, de massagens e de algumas técnicas usadas nos SPA, dos tratamentos de beleza e tratamentos alternativos que a atriz experimentou, de relaxamento ao estilo hygge e ainda uma aula de maquilhagem (novamente com informações e fotos de cada passo).

Lazer amigo do ambiente
Neste ponto a Anabela fala de coisas como piqueniques, retiros, festivais e de vários lugares ecológicos para viver ou visitar (eco-aldeias, hotéis...). Confesso que achei este capítulo menos interessante, porque por exemplo se faz a descrição de vários hotéis (a mim bastava-me uma lista e pronto, mas é só a minha opinião pessoal).

Nas hortas 
São novamente feitas sugestões de várias quintas biológicas que podemos visitar (com mais descrições de cada uma...). Indicam-se também várias sugestões de passeios eco (como se vê na foto abaixo).

Sugestões de passeios ecológicos.

Ecologia no dia-a-dia
Já este capítulo, ao contrário dos dois anteriores, tenho pena que não tivesse sido mais desenvolvido. Achei muito sintético. De qualquer modo, aborda uma série de sugestões interessantes: ideias para reaproveitar, como poupar água, uso de painéis solares, compras bio e eco, limpezas e lavagem de roupa de forma ecológica. 

Lista de desejos
Aqui são descritos os objectivos pessoais da autora para um vida mais saudável e sustentável. São inspiradores para a nossa própria vida.

Pessoas inspiradoras e com ecoconsciência
Dá-nos indicações de vários blogues e descreve o que fazem uma série de pessoas inspiradoras.

Dicas preciosas
Aqui a Anabela tem uma lista de lugares que recomenda (desta vez sem descrições), para: comer saudável, comprar biológico e sem químicos, ficar e viver.

Lançamento do blog «Voltar à Terra»
Trata-se de um conjunto de fotos do lançamento do blog da autora.

Imagens lindíssimas e um texto inspirador.

Em suma, acho a forma de escrever da Anabela super-inspiradora. O livro está também recheado de imagens deslumbrantes. O que gostei menos já referi acima. Mas acho um livro interessante, principalmente para quem quer adoptar um estilo de vida mais saudável e ecológico.

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

1 comentário:

  1. Gosto deste tipo de livro.
    Costumo ler a revista Calm por exemplo e inspira-me bastante.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails