terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O "Livro do Lykke" ou os segredos das pessoas mais felizes do mundo


O primeiro livro que li este ano foi "O Livro do Lykke" do Meik Wiking (tem piada, porque no ano passado, o primeiro livro que li foi " O Livro do Hygge" do mesmo autor). E para manter a tradição 😉, encomendei novamente o livro em inglês e passado uns dias saiu a versão portuguesa (já é sina!...🙈). 

Parece uma repetição do post do ano passado, mas gostei muito mais da capa dura da versão inglesa. O preço do livro em Inglês também é um pouco mais barato. Mas claro que é preferível ler na própria língua.

As imagens continuam lindíssimas. É um livro que nos dá uma sensação de aconchego. Sabe bem ler e até só folhear.

E o tema? Nem se fala... é só sobre felicidade!!! (afinal Lykke significa felicidade em dinamarquês, o país de origem do autor, que é simultaneamente um dos países mais felizes do mundo).

Mas vamos falar do conteúdo do livro.


O autor tenta levar-nos numa caça ao tesouro para a felicidade. Mas não se cinge à Dinamarca. Fala-nos de vários países do mundo, nem que seja por as pessoas serem felizes num aspecto específico (como é o caso de Portugal!...). Dá-nos assim pistas para melhorarmos várias áreas da nossa vida.


O autor, baseando-se no Relatório Mundial sobre a Felicidade (já falei nele neste post, onde identifico a posição de Portugal no ranking mundial da felicidade), transformou cada factor que influencia a felicidade, num capítulo do livro. Assim, aborda os seguintes temas:
- o senso de união com os outros ou de comunidade;
- o dinheiro;
- a saúde;
- a liberdade;
- a confiança;
- a generosidade.
(Nota: os capítulos em português podem ter outras designações, certamente próximas. Esta é a tradução que faço da versão inglesa).

Sempre baseado em estudos científicos, o autor tenta dar resposta às seguintes questões:
- Quais os denominadores comuns entre os povos mais felizes do mundo?
- O que poderemos aprender com países de todo o mundo, no que respeita à felicidade? 
- Que acções podemos tomar, para sermos nós próprios mais felizes?


Cada capítulo aborda estudo científicos, histórias pessoais, estudos de caso (pessoas que tomaram a iniciativa de mudar e conseguiram melhorar as suas vidas ou das suas comunidades), hábitos ou tradições que fazem as pessoas de determinado país mais felizes.


Inclui vários dados estatísticos ao longo do livro, por exemplo: o ranking dos países relativamente ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, a média de tempo gasto entre a casa e o trabalho, a confiança que temos nos outros (os resultados portugueses são sofríveis!), as populações com mais disposição para ajudar os outros, os países com pais mais felizes, etc.

E... em 22 países da OCDE estamos em primeiro, somos nós os pais mais felizes. Gostamos mesmo de ser pais! (Eu concordo!). Mas agora, eu própria tenho de acrescentar uma coisa: só é pena que não tenhamos os filhos mais felizes do mundo (em tempos escrevi sobre isso, nestes 2 posts: "As crianças portuguesas são felizes?" e "O que os estudos nos dizem sobre a felicidade das crianças?").


Outra coisa que podes encontrar ao longo do livro, são dicas. Muitas ideias para transformar a tua vida e fazê-la mais feliz. Estas dicas vêm sob a forma de lista (como o exemplo da foto acima), ou encontras pequenos textos a falar com mais detalhe de uma dica específica.

No final de cada capítulo, o autor faz sempre um resumo de boas-práticas usuais em vários países. Por exemplo no capítulo sobre a saúde, dá-nos ideias vindas da Dinamarca, Colômbia, Islândia, etc.

O último capítulo é uma conclusão acerca do que foi falado ao longo do livro, é um tentar reunir peças para encontrarmos o tal tesouro que é a felicidade. Como refere o autor: "All the factors that explain why some people are happier than others are connected. I believe that if we put these pieces together, we may not only write a happier chapter in our own lives to come but also build a better tomorrow for those who will follow us."

Sou suspeita, porque sou apaixonada pelo tema "felicidade". Mas francamente, adorei este livro!

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails