terça-feira, 17 de abril de 2018

Como posso ser mais feliz?


Esta manhã (estou a escrever a um Sábado), pouco depois de acordar espreitei o Google Notícias. Por entre um ataque concertado entre os EUA, a França e o Reino Unido à Síria, a denúncia de que o grande incêndio do pinhal de Leiria havia sido planeada... o panorama geral era negativo. E esta é a norma. Todos os dias somos confrontados com más notícias, estados de espírito negativos e desesperança face ao futuro. No meio desde panorama, às vezes parece-nos difícil conseguirmos ser mais felizes num mundo tão louco. Mas será impossível? 

De vez em quando regresso à leitura do livro da Sonja Lyubomirsky. Esta investigadora, juntamente com K. Sheldon e D. Schkade referem que não podemos fazer nada em relação à influência genética, pois 50% da nossa felicidade depende dela. Alterações nas nossas circunstâncias de vida (país em que nascemos, se somos feios ou bonitos, ricos ou pobres…) também só afectam 10% da nossa felicidade. No entanto, 40% da possibilidade de sermos mais felizes está absolutamente nas nossas mãos. O segredo reside em melhorar a nossa forma de pensar, as nossas atitudes perante a vida e escolher as actividades certas para sermos mais felizes.

A verdade é que a escolha de ser mais feliz, depende muito de nós! Também é verdade que esta escolha nos traz muitos benefícios, bem como à sociedade em que vivemos. Sabias, por exemplo, que as pessoas mais felizes tendem a ter menores níveis de absentismo no trabalho? Ou que na globalidade, são menos agressivas com os outros? Por isso, todos temos a ganhar, se passarmos a agir em prol da nossa felicidade. 

Para além disso, a Psicologia Positiva tem realizado diversos estudos sobre o que torna as pessoas mais felizes. Sabe-se por isso, com razoável precisão, quais as estratégias que aumentam a felicidade humana. E esse é o caminho para também tu, seres mais feliz.

Partilho contigo 14 estratégias, que podes aplicar na tua vida. Mas não tens de fazer tudo. Começa com uma ou duas. Aquelas que te parecem mais adequadas à tua personalidade e estilo de vida. Mas assume a sua realização como um verdadeiro objectivo!

1 - Escolhe o optimismo

Começa por deixar de lado os queixumes (opta por dizer “estou bem”, em vez do típico “mais ou menos”). Tenta, activamente, ver o lado positivo de cada situação. Retira uma lição dos acontecimentos negativos e para a próxima faz melhor. Tem esperança no futuro. Ah! E assiste a menos noticiários, pois as boas notícias também existem, mas não são divulgadas com a mesma frequência (para equilibrar, de vez em quando espreita um site só de Boas Notícias). Se pretendes informação mais pormenorizada sobre este ponto, lê o post "Como ser mais Optimista".

2 – Modifica os teus hábitos de pensamento 
Existem padrões de pensamento que minam a tua felicidade. Um é ficares a ruminar em pensamentos negativos - opta por aceitar as coisas como são (já aconteceu e não podes mudar isso) e concentra-te na busca de soluções. Outro é o perfeccionismo, que te impede de saboreares os teus sucessos. Um último é a comparação negativa com os outros - opta comparares-te contigo mesmo/a, com o que evoluís-te até hoje. 

3 - Aumenta as tuas experiências de fluxo 

Estas são actividades que te apaixonam e absorvem de tal forma, que até te esqueces do tempo a passar. Escolhe o que funciona para ti. Pode ser ler um livro, praticar um desporto, pintar, fazer jardinagem... (comigo, o que resulta é aprender mais sobre «felicidade» 😉).

4 – Saboreia o presente 

Presta atenção aos pequenos prazeres do dia-a-dia, aprecia-os e repete-os sempre que possas. É no fundo trazeres para a tua vida, aquilo que os dinamarqueses chamam de hygge. Assiste ao pôr-do-sol, lê embrulhado/a numa mantinha, dá uma caminhada na praia, aprecia uma bebida quente (se for café... sente só o cheirinho!), etc.

5 – Compromete-te com objectivos
Quando tens esperança num futuro melhor, aumentas a tua felicidade. Mas não te fiques pelos sonhos! Coloca por escrito os teus objectivos e divide-os em pequenas tarefas diárias. O sucesso alcançado em cada tarefa, fará com que sintas que «é possível», que o futuro está nas tuas mãos. 

6 – Simplifica a tua vida 
Colocamos em causa a nossa felicidade ao tentarmos ter e fazer demasiado. Sabias por exemplo que ter objectos a mais aumenta em média, 40% do trabalho doméstico? Identifica o que é realmente importante e elimina o que só te rouba tempo (actividades, objectos, etc.). 

7 – Cuida das tuas relações 

Nutre os teus relacionamentos, investindo tempo e desfrutando dos mesmos. Não coloques o trabalho sempre em primeiro (isto significa não sair tarde e nem trazer trabalho para casa, por sistema). Se tiveres uma vida demasiado ocupada é fundamental incluíres na sua agenda actividades a realizar com a sua família ou com os teus melhores amigos. Lembra-te, ter relações sociais positivas é um dos factores que mais contribui para a felicidade. 

8 - Aproxima-te e convive com pessoas optimistas 
Está provado que as emoções são contagiosas, pelo que é muito fácil começar a pensar negativo se estiveres rodeado/a de pessoas pessimistas. Começa por isso a relacionar-se com pessoas alegres e que encaram a vida com optimismo. Para perceberes melhor o efeito dos outros na tua vida, lê o post "Como as pessoas à sua volta, influenciam a sua felicidade".

9 – Perdoa 
A raiva e o ressentimento prejudicar-te-ão mais a ti do que à pessoa que te ofendeu. Toma a decisão de perdoar com o objectivo de te libertares dessas emoções negativas. Isto não significa que irás esquecer o que se passou, ou que terás de conviver com quem te magoou. Significa sim, que tomas a decisão de seguir em frente e de deixar de remoer no assunto. 

10 – Aprende a lidar com os teus problemas 
Todas as pessoas têm problemas na vida. Opta por lidar com eles, como as pessoas mais felizes o fazem: concentrando-te na busca de soluções e mentalizando-te de que com o tempo tudo passa. De qualquer modo, se quiseres saber mais detalhes sobre como fazê-lo, lê o post "Como lidar com os seus problemas".

11 – Aprofunda a tua espiritualidade

As pessoas com uma vida espiritual activa têm tendência a ser mais felizes. Conversa com Deus, agradece as Suas bênçãos e desabafa nos momentos menos bons. Inclui a oração ou a meditação na tua rotina, lê livros associados à espiritualidade, ou se preferires, envolve-te nas actividades de uma igreja. Podes encontrar mais sugestões no post "Como a espiritualidade te pode fazer mais feliz".

12 – Cuida do teu corpo e da tua mente 
É difícil ser feliz num corpo doente e numa mente transtornada. Dedica algum tempo por dia a cuidares de ti mesmo/a. Pratica exercício físico, tenta dormir o suficiente, tem cuidados de beleza, faz uma alimentação saudável e, não menos importante, aprende a relaxar. 

13 – Contribui para um mundo melhor 


Quando praticamos gestos de bondade, fazemos bem aos outros, e aumentamos a nossa própria felicidade. Por outro lado, quando cuidamos do planeta, sabemos que estamos a contribuir para deixar um mundo melhor às próximas gerações. Assim, envolve-te em causas humanitárias, cuida da natureza e opta por produtos amigos do ambiente, visita um amigo doente, elogia um colega de trabalho... Há tanto que podes fazer!

14 – Sente-te grato/a pelo que já tens de bom 


Por vezes só valorizamos as coisas quando as perdemos. Faz diferente! Reserva alguns minutos do teu dia a pensar, falar ou escrever sobre o que tens de bom, sobre o que de positivo acontece na tua vida. Não te esqueças, a gratidão também aumenta a felicidade. 

««»»

E é tudo. Dá hoje o primeiro passo. Sê feliz!

Fotos: 1.ª jill111; 2.ª libellule789; 3.ª Free-Photos; 4.ª Jen Regnier; 5.ª coco parisienne; 6.ª annca 7.ª jill111.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

6 comentários:

Related Posts with Thumbnails