terça-feira, 20 de março de 2018

Desafio "Actividades para a Felicidade" #6 - Conclusão


Sei que estou em falta. No ano passado, em Novembro, desafiei-me a mim própria para todos os dias realizar uma actividade para a felicidade (daquelas que a ciência comprovou que nos podem fazer mais felizes). Publiquei o desafio diariamente no meu Instagram. Contudo, por falta de tempo mesmo, aqui no blog não consegui publicar a totalidade das actividades e as conclusões a que cheguei. Será que faz a diferença realizar diariamente uma actividade para a felicidade?

Só para situar...


⬛ As actividades que realizei na 4.ª semana foram as seguintes:

Dia 20 - Faz uma lista 
de tudo o que te faz sentir feliz
Peguei no meu bloco de notas Tulip e comecei a escrever sobre as coisas que me fazem feliz.

Sabes o que constatei? Que para além da presença daqueles que amo, são as coisas aparentemente simples que me trazem mais felicidade (ler um bom livro, apreciar o nascer do sol, caminhar na Natureza...). A única excepção mais dispendiosa, é viajar. 





Dia 21 - Bebe a tua bebida quente favorita, 
enquanto fazes algo que gostas
Bebi um capuccino e, sem surpresas, li um livro. Escolhi "A Teoria de Tudo" do Stephen Hawking, que andava a ler na altura (sim, não leio só sobre psicologia positiva).












Dia 22 - Prepara um «serão do riso»
Para ter piada para todos, incluindo o filhote pequenino, assistimos a vídeos cómicos no youtube. 

Fomos às lágrimas com tanta gargalhada...







Dia 23 - Lê um livro que te agrade
Primeiro preparei o ambiente: uma vela, uma mantinha e um sofá confortável. Depois foi a vez de escolher o livro...

Desta vez apeteceu-me de ler, nada mais, nada menos, que o 3.º livro que possuo a falar do lagom (tal como com o hygge, identifico-me imenso com este estilo de vida, pelo que as leituras são sempre um prazer). Este livro "Lagom" é da Niki Brantmark.





Dia 24 - Tem uma noite 
livre de tecnologias
Ainda pensámos em jogos de tabuleiro, mas... quando a vontade de ler é muita e se isso nos faz tão felizes, porque não fazê-lo?

Na foto, as nossas escolhas (a Letícia anda na fase BD da Disney). 










Dia 25 - Dá um toque especial na casa
Antes:
Tinha este vaso na cozinha, com umas flores velhas e tristonhas. Decidi então mudar...








Depois:
Substituí por tulipas brancas.

Impressionante como criaram um ambiente mais relaxante!














Dia 26 - Delicia-te com comida conforto
Fiz um chá de lúcia lima. Lembra-me a árvore com essas folhas mágicas, que a minha avó tinha no quintal. Mesmo em frente ao baloiço que o avô me fazia. Aquele chá com folhas acabadas de apanhar, tinha um sabor único.

A acompanhar, os biscoitos de manteiga da minha mãe. Durante a minha infância, o Sábado à noite era para conviver com os tios e primas mais chegados. No tempo frio, o chá e estes biscoitos estavam sempre presentes.

Saudades...

⬛ As actividades que realizei nos últimos dias do desafio foram as seguintes:

Dia 27 - Pratica visualização criativa

Coloquei uma música super-relaxante. Fechei os olhos e concentrei-me em como gostaria que fosse a minha vida futura. Imaginei a minha alegria, como se os meus sonhos já fossem uma realidade. Visualizei os passos que dei para lá chegar, as sensações que fui sentindo, como se tudo fosse real (o que via, os cheiros, os sons...).

Adorei esta actividade! Relaxei imenso e fiquei com uma visão mais clara dos meus objectivos.


Dia 28 - Realiza uma actividade que te apaixone 

Ok... começou a desenhar-se um padrão. As actividades que me fazem feliz, envolvem quase sempre um livro.

Desta vez escolhi o livro "Alegria Hygge" de Pia Edberg. Mais um que ensina a trazer felicidade para o nosso dia-a-dia.




Dia 29 - Surpreende alguém de quem gostes
Escrevi uma carta de gratidão à minha filha. Ela merece e cada palavra foi sincera. A minha princesa ficou tão feliz que até chorou de alegria... tão querida!

Não imaginei que a carta tivesse tanto impacto. Talvez escreva outras, no futuro.









Dia 30 - Faz uma «lista de gratidão»
Este foi o último dia do desafio. A actividade consistia em escrever uma lista de gratidão e, bem vistas as coisas, ter participado neste desafio, por si só, já me fez sentir grata.

Na lista propriamente dita, falei dos meus momentos mais felizes, do que me agrada no meu presente, do meu desenvolvimento pessoal e das pessoas que mais amo.





Conclusões a que cheguei
Quase nem acredito que consegui manter este desafio diariamente e durante um mês. Principalmente porque não foi um mês nada fácil. Aconteceram coisas muito negativas com pessoas próximas e muito queridas. Também nós estivemos doentes, com uma virose bem chatinha. Apesar de tudo, consegui manter-me firme e levei o desafio até ao fim. 😊

Isto permitiu-me tirar uma série de conclusões:
- Consegui identificar as actividades que têm um impacto mais positivo, na minha felicidade diária. Elas são:
1) ler;
2) aprender coisas novas (que tenham a ver com a minha evolução ou que contribuam para uma vida/mundo melhor) e tentar implementá-las na prática (definindo objectivos e traçando planos para os alcançar);
3) caminhar e observar a Natureza, apreciando a beleza das pequenas coisas;
4) meditar ou praticar visualização criativa (deixa-me mais serena, com mais optimismo e paz interior);
5) ouvir as minhas músicas favoritas, logo pela manhã (deixou-me com o humor em alta e influenciou positivamente o resto do dia).

- Percebi que bastam uns minutos por dia, envolvida neste género de actividades, para melhorar o meu estado de espírito. Será uma boa ideia, agendar uns minutos diários para estas actividades;

- Uma coisa é agendar um tempo diário, outra é definir previamente a actividade. A longo prazo, creio que não resultaria. Prefiro ter aqueles minutos disponíveis e decidir na hora o que me apetece fazer;

- A falta de saúde afectou a minha felicidade e até a vontade de fazer o que quer que seja para me sentir melhor. Por isso, o melhor remédio é sempre que possível, prevenir.

E agora, uma questão importante: no fim do mês, senti-me mais feliz?
A resposta é um grande SIM. Este tipo de actividades, mesmo que realizadas durante breves minutos fizeram a diferença no meu dia. Mesmo nos dias mais negativos, senti que eram uma lufada de ar fresco. Que me faziam realmente bem.

Entretanto, sem o desafio, confesso que nem sempre ponho isto em prática. Mas a lição que tiro daqui, é que deveria... numa base diária. É um aspecto que quero melhorar!

Fotos: 1.ª Pexels; restantes - Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. Olá Mafalda,
    Muito interessante esse desafio, acho que mesmo com a correria diária vale a pena tirar uma horinha para fazer aquilo que nos faz feliz. Gostei muito espero adotar também para a minha vida.
    Grande beijo e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda
    Nem sei há quanto tempo sigo o teu maravilhoso blog e acredita que tem sido uma motivação constante.
    Na nossa correria diária é tão fácil deixarmos para trás estes momentos de pura felicidade. Achei este desafio muito interessante. obrigada por tudo, mesmo sem saberes já me ajudaste tanto, em tantos momentos. Mafalda Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Lindo e muito interessante este desafio.
    Adorei a parte de escrever uma carta à filha. Acho que vou tentar o mesmo. Deve ser delicioso, pois assim como eu gosto de receber coisas escritas, por certo ela também. Eu, adoro quando me escreve assim cartas, o que por vezes faz. Eu, muitas vezes escrevo-lhe pequenos bilhetes que coloco na lancheira, ou no estojo ou até mesmo em cima da secretária, com pequenos pensamentos sobre incentivo, força, mensagens positivas.
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails