sexta-feira, 2 de março de 2018

10 questões que me fizeram reflectir sobre o meu percurso de vida


Recebo com alguma frequência questões no e-mail do blog. Normalmente são perguntas isoladas, sobre um assunto de interesse do leitor. Mas desta vez fui surpreendida com uma lista de 10 perguntas enviadas pela Xana, uma leitora do blog. Achei-as muito interessantes, porque também me permitem reflectir sobre o meu percurso de vida. 

Desde já agradeço à Xana. Mas vamos às questões...

1 - Refere 3 valores em que acreditas.
Eu diria que o principal é o amor. Isso implica que esse amor deve de ser demonstrado (aqui não há a história de "ah... mas ela sabe que eu gosto dela" é importante dizê-lo e demonstrá-lo com pequenos gestos) e que devemos ajudar as pessoas que amamos a serem a melhor versão de si mesmas. Penso também que o amor não se deve cingir a quem nos é próximo, mas também aos outros seres, à Natureza, etc.

O segundo valor é a esperança. Mesmo que o mundo não melhore significativamente com os nossos gestos, algum efeito terá. Por mais negras que estejam as coisas, tenho sempre esperança de que há algo por que lutar e melhorar (em nós e no mundo). Por exemplo há dias, assisti a este documentário sobre como era Portugal antes da democracia. Parece que hoje estamos mal, atrás de outros países. Mas a verdade é que melhorámos imenso, e eu, continuo a ter esperança no futuro!

O terceiro valor é o respeito. Respeito pelos outros e pelo planeta em que vivo. Não preciso de pisar ninguém para evoluir, basta ser a melhor versão de mim mesma. Respeito também tem que ver com educação. Demonstrar gestos de simpatia tanto com os mais velhos, como com os mais novos. Ceder o meu lugar a quem precisa. Não ofender gratuitamente. Quanto ao planeta, significa que me sinto grata pelo aquilo que ele me dá e a minha forma de demonstrar respeito é tendo gestos amigos da Natureza.

2 - Já descobriste o teu propósito de vida?
Sinto que o meu propósito de vida está relacionado com esta paixão pela temática da «felicidade». Poderia aprender e aplicar esse conhecimento somente na minha vida. Mas porque não disponibilizar essas informações para as outras pessoas? Daí nasceu este blog. Pode não fazer diferença nenhuma, mas se alguém melhorar algum aspecto da sua vida, por se ter inspirado em algo que leu aqui... sinto que valeu a pena! Penso que o meu propósito é, de alguma forma, contribuir para a felicidade das pessoas.

3 - Que actividades te fazem feliz? Refere 3 coisas.
Adoro viajar com a família. Primeiro porque estou com as pessoas que mais amo, longe da correria diária. Depois porque sou muito mais feliz com experiências do que com objectos novos (faço uma excepçãozita aos livros). As viagens fazem-me feliz antes (nos preparativos), na hora (porque aprendo e saboreio novas experiências) e quando regresso (e revemos todas as fotos que tirámos).

A segunda coisa que me faz feliz é lutar por objectivos, que tenham a ver com os meus sonhos pessoais. Acredito que sonhar não é suficiente, é preciso agir. E eu sou aquela pessoa que redige mesmo um plano e o divide em pequenas tarefas. A verdade é que me sinto bem com cada pequeno sucesso. Por isso o percurso é tão bom, como o alcançar do objectivo em si.

Por último, algo que me faz feliz, é saborear os pequenos prazeres do dia-a-dia (aquilo a que os dinamarqueses chamam de hygge). No topo está ler - adoro ler. Mas gosto de prazeres como assistir ao nascer-do-sol, o cheiro a terra molhada (esta semana tive esse prazer), os passeios no meio da Natureza... há tanta coisa aparentemente simples, que nos pode fazer felizes.

4 - Se alguém viesse ter contigo e dissesse que queria ser mais feliz, por onde a aconselharias a começar?
Tem piada, porque em tempos escrevi um post quase com esse título. Por isso... aconselharia essa pessoa a ler esse texto (podes encontrá-lo aqui). Aí encontrará dicas baseadas na ciência, que poderão ajudá-la a ser mais feliz.

5 - O que te irrita bastante? Refere 3 coisas.
Algo que me chateia são aquelas pessoas que estão constantemente a criticar os outros, sem conhecimento de causa e sem darem o seu contributo para melhorar alguma coisa. Criticar os outros é fácil, já fazer... Claro que há coisas que estão fora do nosso alcance e não me refiro definitivamente a essas.

A segunda coisa é alguns adultos pensarem que só conquistam uma criança se lhe derem doces... numa base diária. Sempre que saio com os meus filhos, tentam dar-lhes doces, sem sequer me perguntarem. Isto irrita-me, porque uma coisa são ocasiões especiais, outra é TODOS os dias. E depois tentar explicar-lhes porque quero evitar e não perceberem. Acredito que tenham boas intenções... mas os bons hábitos (sem ser radical, claro) começam na infância. 

Não sei se me irrita propriamente, mas não tenho a mínima paciência para conversas fúteis. Críticas constantes à vida alheia, inutilidades que estão na moda, as zangas dos famosos ou quando tentam cuscuvilhar sobre a minha própria vida... acho que esse género de conversas é um desperdício de tempo que não volto a recuperar... por isso evito-as a todo custo.

6 - Em que aspectos achas que o nosso país [Portugal] deve melhorar. Refere 3 coisas.
O objectivo número um do governo deveria ser o de reduzir as desigualdades sociais, porque é um dos factores que mais contribui para a infelicidade dos portugueses. A verdade é que quando há muita desigualdade, tendemos a fazer comparações. E quando quem está na pior situação somos nós, é óbvio que isso não nos vai fazer felizes.

Acho que deveria ser implementada Educação Ambiental nas escolas, desde cedo. Poderíamos reciclar muito mais, poluir muito menos e prevenir as calamidades que se verificam ano após ano, com os incêndios. Não basta dizer para que serve o ecoponto amarelo, é preciso ensinar às novas gerações porque é que é tão importante reciclar e, com esse conhecimento, motivá-las a agir. Quantas mais pessoas o fizerem, mais fácil fica de copiar esse hábito.

Também acho que Portugal deveria melhorar eficiência energética das suas casas. Vivemos num dos países mais amenos da Europa, no entanto somos dos que passamos mais frio em casa, no Inverno. Num estudo já com alguns anos (2003), realizado pela Universidade de Dublin, Portugal era um dos países com maior taxa de mortalidade por falta de aquecimento ou isolamento das habitações. Sem comentários... é algo em que temos de investir.

7 - Refere agora 3 coisas que te agradam no nosso país.
Adoro o clima português, com muuuuuitos dias de sol...

Temos comida de qualidade e absolutamente deliciosa. E o mais interessante, é que não temos apenas meia dúzia de pratos. Temos tanta coisa interessante e diferente, consoante as várias zonas do país. Adoro!

A variedade de paisagens e de lugares históricos. Acho impressionante que num país tão pequeno, se quisermos praia, temos uma costa imensa. Se desejarmos ver neve no Inverno, basta ir às zonas altas como à Serra da Estrela. Monumentos... são tantos e com histórias tão interessantes (qual Romeu e Julieta... temos a história de Pedro e Inês, que ainda por cima é verdadeira). Enfim, é um país cheio de recantos para descobrir.

8 - Qual a terra que mais te encanta em Portugal?
Sinceramente, Sintra. Parece saída de um conto de fadas. Floresta, serra e o mar ali ao lado. Toda a história por detrás daqueles palácios e de outros monumentos. Até o que se conta de casas assombradas. Todo o misticismo que a envolve. Aquela terra, não sei, parece meio mágica!...

9 - Acreditas em Deus? Qual a tua religião?
Acredito em Deus, num Ser Superior que criou o Universo. Mas confesso que as religiões me desiludem (os escândalos no Vaticano, o terrorismo, as guerras religiosas...). Prefiro concentrar-me em Deus, no aprofundamento da minha espiritualidade, sem seguir nenhuma religião organizada. 

10 - Qual o teu lema de vida?
Quem lê este blog, já deve ter lido que o meu lema é, por acaso, uma frase proferida por uma religiosa: a Madre Teresa de Calcutá. A frase é a seguinte:
"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." Isto diz muito de mim. Fazer. Mesmo que faça pouca diferença. Se fizer alguma, pela positiva, então sinto que esta caminhada tem valido a pena.

Foto: Kantasimo
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Adorei as respostas! Acho que temos muito em comum!
    Obrigada por te teres dado ao trabalho de responder. Adorei, a sério.
    Beijinhos,
    Xana C.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda, seu blog me inspira :)

    Havia salvado em um email e outro dia o encontrei... salvei nos favoritos do meu computador de trabalho e todo dia olho para ver se tem algo novo.
    Somos muito parecidas, mesmo que em países diferentes (moro no Brasil). Também tenho buscado mais sobre "felicidade" e tenho um site (mas sobre arquitetura) que também me traz prazer - até porque quero, com ele, ajudar a outras pessoas a terem uma vida melhor.

    Obrigada por compartilhar sua busca.
    Abraços, Nadine

    ResponderEliminar
  3. Olá, gostei muito de ler este post e identifico-me com a maior parte das tuas respostas. É sempre inspirador vir aqui. :)
    Já encontrei aqui excelentes ideias e dicas para tudo: felicidade e bem estar, educação, organização, meditação. Tens aqui um verdadeiro serviço público. :P

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails