sábado, 19 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #5

Eis o 5.º post da série sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, deves ter em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

Até agora falámos do seguinte:
As actividades que hoje sugiro, são as seguintes:

9. Cria estratégias para lidares com os problemas


Todas as pessoas, felizes e infelizes encontram obstáculos na vida (espreita o caso da minha tia N.). No entanto, a felicidade não depende de não termos problemas, mas sim da forma como lidamos com eles.

Em primeiro lugar, é importante aceitares a inevitável existência de emoções negativas, para as poderes ultrapassar. Lembra-te que essas emoções permitem-te reconhecer e valorizar as emoções positivas. Se tudo na tua vida corresse às mil maravilhas, provavelmente não darias valor, nem serias muito feliz nos bons momentos. Aceita os fracassos como uma «oportunidade» de aprendizagem, como uma lição para na próxima fazeres diferente. Por último, não te esqueças que tudo passa, inclusive os momentos de crise. 

Mas como podes ultrapassar as emoções negativas, quando a crise ocorre? Recorrendo a uma série de estratégias para treinares a resiliência (capacidade de enfrentar circunstâncias adversas, condições de vida difíceis e/ou situações potencialmente traumáticas, conseguindo recuperar e voltar ao estado emocional inicial). Essas estratégias estão descritas nos seguintes posts:

- para lidares com o stress excessivo lê as sugestões do post "Estudos sobre o stress e estratégias para o superar"; 
- quando enfrentares problemas podes recorrer às estratégias enunciadas no post "Como lidar com os seus problemas";
- para evitar que estejas sempre a ruminar em pensamentos negativos, lê o post "19 formas de pensar que o ajudarão a ultrapassar os momentos difíceis".

10. Aprende a perdoar


Perdoar não significa esquecer ou aceitar o que te fizeram. Significa sim que aceitas que não podes mudar o que aconteceu, mas que tomas a decisão de seguir em frente. Também não significa que tenhas de ter uma relação próxima com quem te magoou. Significa antes que deves libertar-te da ira e do ressentimento, sentimentos que só te trazem infelicidade. Assim, o perdão é o que te irá permitir não te concentrares tanto no que se passou, mas antes em teres uma vida mais feliz.

Perdoar nem sempre é fácil, mas o primeiro passo é mesmo decidir que necessitas de perdoar

Depois disso, tenta «mudar a perspectiva» e perceber as razões que levaram a outra pessoa a magoar-te: 
- pode ter sido um erro - e errar é humano - tu próprio/a erras, mesmo sem querer (pode ajudar lembrares-te de uma situação em que tu próprio/a foste perdoado/a)
o/a outro pode reger-se por valores diferentes dos teus, que o/a façam desvalorizar o que te fez; 
- a pessoa pode ter tido carências na sua educação, fazendo com que a sua capacidade de empatia pelos outros seja mínima; 
- ou pode simplesmente ser uma pessoa maldosa, e talvez o que te fez acabe por ser uma boa desculpa para não teres de voltar a conviver com ela.

Podes também escrever uma «carta de perdão» (não precisas de enviá-la, a menos que queiras), descrevendo o que te magoou e como isto afectou a tua vida. Refere o que desejavas que a outra pessoa tivesse feito. Finaliza a carta com uma declaração de perdão (por ex.: "Apercebi-me que fizeste o melhor que sabias, naquele momento. Decidi não me concentrar mais no que me magoou e sim nos sonhos que quero alcançar na vida. Por isso, perdoo-te.").

Por último, se para ti for muito difícil perdoar, lê sobre pessoas famosas que o fizeram: Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Oprah Winfrey, Martin Luther King Jr., etc. 

Bill Clinton perguntou certa vez a Nelson Mandela, como é que ele tinha conseguido perdoar os seus carcereiros. Ele respondeu: "Quando atravessei os portões [da prisão] apercebi-me de que, se continuasse a odiar aquelas pessoas, continuaria na prisão." É uma visão certeira.

««»»

Estamos quase a chegar ao fim desta série de posts, mas espero que, ao início de uma caminhada para uma vida mais feliz. Amanhã publicarei o último post. Até lá.

Fotos: 1.ª fras333; 2.ª kaboompics.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

1 comentário:

  1. O item 10 costuma ser bem difícil de colocar em prática.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails