terça-feira, 15 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #1


Por vezes a felicidade parece-nos inalcansável. Pensamos que só seremos felizes se atingirmos determinado objectivo (ser promovido, ter a casa dos nossos sonhos...). Pensamos também que não há felicidade duradoura, mas alguns momentos felizes que se alternam com ocasiões menos boas.

O que a ciência descobriu é que há pessoas que já nascem com tendência para serem naturalmente felizes (sortudas!), enquanto outras não têm essa predisposição. Há até quem tenha tendência para o pessimismo. A nossa herança genética influencia 50% da nossa felicidade. Mas isso não é caso para ficar deprimido. Aliás, até são boas notícias... significa que temos margem de manobra para sermos mais felizes, ora vejamos:

  • Dos 50% restantes, 10% dependem das nossas circunstâncias de vida (lugar onde nascemos, tipo de família, profissão...). Neste caso, podemos alterar algumas coisas, mas não a totalidade das circunstâncias. Mas... 40% da nossa felicidade, depende única e exclusivamente de nós. Da nossa forma de ver a vida, de encarar os problemas, dos objectivos que definimos...

Por outro lado, a felicidade duradoura não tem nada a ver com uma visão do mundo permanentemente «cor-de-rosa». Mesmo as pessoas felizes têm momentos menos bons. A diferença está na forma como encaram os problemas. Também não tem a ver com uma busca incessante de prazer, pois após um evento muito positivo (ou até negativo), tendemos a regressar ao nosso estado habitual de felicidade. Assim, mesmo os prazeres momentâneos, não têm um efeito duradouro.

O que faz toda a diferença é direccionar (intencionalmente) as nossas actividades, pensamentos e comportamentos para algo que comprovadamente nos pode fazer felizes. Devemos fazê-lo com a maior frequência possível, para que se torne um hábito. Essa forma de estar na vida, depende unicamente de nós!

Ao longo desta semana, irei deixar-te sugestões de actividades, que podem ajudar-te a viver de forma mais feliz. Umas estratégias resultarão melhor que outras, dependendo da tua personalidade e do teu gosto pessoal. Mas são actividades que a ciência comprovou que nos podem fazer mais felizes. Ah! E não te fiques pela leitura! Concentra-te numa ou mais destas estratégias, e age! Com o tempo, as mudanças positivas na tua vida irão surgir.

Pronto/a para começar?

1. Valoriza o que tens de bom


A maioria das pessoas tende a focar-se mais no que não têm, do que a valorizar o que têm de bom. E todos temos coisas maravilhosas, como por exemplo saúde, as pessoas que amamos, uma fonte de rendimento, comida para pôr no prato, a natureza que nos rodeia... Infelizmente, por vezes só as valorizamos quando as perdemos.

Para seres mais feliz, é importante que recordes intencionalmente, o que tens de bom na tua vida. Como refere a psicóloga positiva Maria Oliveira, essa atitude "(...) faz-nos sentir mais confiantes, mais confortáveis e, inclusive, dá-nos alento para enfrentar momentos de adversidade."

Queres saber como fazê-lo? Podes escrever um diário de gratidão, agradecer a Deus pelas coisas boas que te acontecem, dedicar uns minutos diários para visualizares o que te aconteceu de bom, transmitir a tua gratidão a uma ou mais pessoas a quem nunca agradeceste, etc.

2. Aprecia as coisas simples da vida


Os dinamarqueses fazem disto uma filosofia de vida e dão-lhe o nome de hygge. Talvez isto justifique, em grande parte, a sua famosa felicidade.

A ideia é dedicares alguns momentos do teu dia, a actividades simples, mas que te podem fazer feliz: assistir ao nascer ou pôr-do-sol, passear na natureza, acender umas velas ao serão, ler um livro sobre um tema que adores, fazer um almoço prolongado com a família, estar no quentinho enquanto cai uma tempestade lá fora...

Para que estas actividades aumentem a tua felicidade, é importante que as realizes com frequência, de preferência diariamente. Contudo, varia! Não faças todos os dias a mesma coisa, para que o teu cérebro não se adapte e deixe de conseguir saborear estes momentos. Lá está... podes adorar lasanha, mas se a comeres todos os dias talvez te fartes.

Encontras muitas sugestões, para variares estas actividades nos posts "Pequenos nadas que nos fazem felizes" e "Actividades «hygge» que faço com a minha filha".

««»»

Amanhã continuaremos a nossa caminhada pelo mundo da felicidade. Até lá!

Fotos: 1.ª jill111; 2.ª avi_acl; 3.ª Engin Akyurt
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails