quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #2

Ontem iniciámos a série de posts sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, tem em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

No primeiro post falámos de gratidão pelo que temos de bom e do apreciar das coisas simples da vida. Hoje são estas as sugestões:

3. Cultiva o optimismo


A forma como encaramos os acontecimentos da nossa vida, influencia bastante a nossa felicidade. Há aquelas pessoas que desvalorizam completamente o que lhes acontece de bom. Algumas até têm medo de falar nisso... (não vá o azar regressar). Passam a vida a queixar-se, nem que seja a si próprias. Porém, quando temos esperança (realista) num futuro melhor, ganhamos confiança para lutar pelos nossos sonhos.

Mesmo quando acontecem tragédias, mesmo não esquecendo, há quem consiga superar, usando o que lhe aconteceu de forma positiva: por ex. mudando radicalmente de vida ou dedicando-se a defender uma causa.

No dia-a-dia, é importante parar, e conscientemente tentar trocar o dramatismo e a inacção, por esperança e acção! E mesmo que algo na nossa vida seja muito negativo e não haja resolução possível, podemos concentrar-nos no que ainda temos de bom.

Para quem não é naturalmente optimista, de início isto requer algum esforço. Mas nada como pôr as mãos à obra! Assim, para levares uma vida mais optimista, recorre às técnicas descritas no post "Como ser mais optimista". Celebra também as lembranças felizes do passado, saboreia o presente, e imagina o melhor futuro possível para ti.

4. Descobre o teu propósito de vida


Um passeio à beira-mar, enquanto assistes ao pôr-do-sol, pode fazer-te feliz. Mas não te dará uma felicidade duradoura, pois com o tempo tendes a voltar ao teu humor habitual. Já uma visão de que és útil à humanidade, de que aquilo que fazes dá sentido à tua vida, proporcionar-te-á uma felicidade que se prolonga no tempo. Este sentimento de realização, tem a ver com a descoberta do teu propósito de vida.

Mas o que é isto do propósito de vida? Sabes aquela actividade que farias até de graça? Aquele sonho que te faz sorrir só de pensares nele? Aquilo que consideras ser uma escolha tua e não dos que te rodeiam ou da pressão da sociedade? Aquela paixão que traz significado à tua vida e que, coincide com o contributo que pretendes deixar neste mundo? Este é o teu propósito de vida.

Quanto ao propósito em si... tudo depende da pessoa. Alguns descobrem que podem fazer a diferença através da educação dos filhos, outros na política, no combate à corrupção, na organização doméstica, na fotografia, na pintura, na jardinagem, no voluntariado, no coleccionismo... Podes fazer a diferença no mundo, ou simplesmente no teu meio familiar, na casa onde vives. Não importa. O essencial é que esta actividade te dê «prazer» e, ao mesmo tempo, dê «significado» à tua vida.

Algumas pessoas sabem naturalmente qual o seu propósito de vida, mas outras nem por isso. Para o descobrires, lê o post "Como encontrar o seu propósito de vida".

Estas actividades podem ou não coincidir com a tua profissão. E mesmo que a profissão seja outra, dedica tempo àquilo que dá significado à tua vida. Aprende mais sobre o assunto, define objectivos e traz para o teu dia-a-dia pequenas tarefas relacionadas com o teu propósito.

««»»

Como já deves ter percebido, a felicidade pode ser aprendida. Requer conhecimentos e, sobretudo prática. Com o tempo podemos adquirir hábitos que nos fazem mais felizes e, isso sim, fará com que a nossa felicidade aumente.

Amanhã continuaremos com esta jornada.

Fotos:  1.ª Free-Photos ; 2.ª AOMSIN.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails