domingo, 20 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #6

Hoje publico o último post da série sobre o que podes fazer para seres mais feliz. Com este, partilho um total de 12 sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Lembra-te que 40% da felicidade está nas tuas mãos, nas actividades que decides incluir no teu dia-a-dia. Espero que esta leitura te inspire e que te tornes uma pessoa realmente mais feliz.

Até agora falámos do seguinte:

11. Aprofunda a tua espiritualidade


As pessoas que aprofundam o seu lado espiritual tendem a ser mais felizes. Costumam ter casamentos mais estáveis e felizes, ser melhores pais e, por norma, sentem-se mais aptos para lidar com os desafios da vida. Os jovens tendem a envolver-se em menos problemas e costumam ter melhores notas.

Mas a espiritualidade pode ou não ter que ver com a frequência de uma igreja organizada. Portanto, ir à igreja por obrigação, ou pelas aparências, não nos torna mais felizes. O que realmente importa é ter um sentido profundo e intenso da importância da vida, crer em algo maior que nós e acreditar que estamos cá por algum motivo. Acreditar que a nossa vida tem importância e que podemos contribuir para um mundo melhor.

Podes aprofundar a tua espiritualidade lendo e reflectindo sobre livros com temas espirituais, envolvendo-te mais na tua igreja (se seguires alguma religião formal), orando e conversando com Deus, praticando actos de voluntariado baseados na fé, etc.

12. Cuida do teu corpo e da tua mente


Cuidar do corpo e da mente pode fazer uma grande diferença na forma como te sentes.

Por exemplo, o exercício físico é das actividades mais eficazes para incentivar a felicidade. Isto porque quando praticamos desporto, o nosso cérebro segrega endorfinas, que geram prazer e reduzem a dor, fazendo-nos sentir mais felizes. 

O hábito de meditar também tem bastantes benefícios. É especialmente útil para acalmar a mente, uma vez que nos ajuda a combater o stress e a pensar de forma mais optimista. Foi aliás comprovado de que bastam 5 minutos de meditação por dia, para ao fim de 4 ou 5 meses, ocorrerem mudanças significativas na actividade eléctrica do cérebro. Com o recurso a equipamento próprio, é possível observar que as áreas cerebrais relacionadas com o optimismo e a felicidade ficam claramente mais activas. Assim, com uma prática regular, o pensamento positivo vai-se tornando um hábito e vai aumentando a nossa capacidade para enfrentar as crises da vida.

Mas quais as medidas concretas que podes tomar, para cuidares do teu corpo e da tua mente?
- Cuida da tua beleza e autoestima;
Pratica meditação, de preferência diariamente (nem que sejam só 5 minutos);
- Pratica exercício físico (é imprescindível escolheres algo adequado ao teu estilo de vida e gosto pessoal, para que te possa fazer feliz. Se não souberes por onde começar, o yoga por exemplo, é um dos tipos de exercício que mais probabilidade tem de aumentar a felicidade. Claro que ainda assim, dependerá de como te sentes ao praticar);
Sorri e ri com mais frequência (mesmo que inicialmente não tenhas vontade de o fazer, estes gestos estimulam a felicidade);
- Age como uma pessoa feliz, adoptando as expressões faciais e posturas físicas destas pessoas (sorriso no rosto, postura confiante, voz animada...). A verdade é que mesmo que finjamos um pouquinho, o nosso corpo emite sinais ao cérebro de que estamos a experimentar determinada emoção e isso aumenta a probabilidade de a experimentarmos efectivamente.

««»»


E é tudo. Agora é arregaçar mangas e dedicares algum tempo à tua felicidade. 

Tudo de bom para ti!

Fotos: 1.ª brenkee; 2.ª gazarow.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

3 comentários:

  1. Como me faz bem ler estas sugestões! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Mafalda! Adorei e é bom ver que me identifico com muita coisa. Estou no bom caminho! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda, muito obrigada por estas partilhas tão valiosas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails