quarta-feira, 26 de julho de 2017

Uma semana triste...

Esta é a semana do meu aniversário. Mas tem sido uma semana triste, muito triste.
Ontem era assim, ao fim do dia.
Céu e rio alaranjados, devido ao fumo dos incêndios. (Foto sem filtros).

Esta é a semana do meu aniversário. Mas tem sido uma semana triste, muito triste.

O meu dia de anos, na passada Segunda-feira, foi repleto de azares. Tinha tudo para dar certo. Começou com presentes. Nesse dia pudemos estar todos em família (coisa rara nos últimos anos). Fomos ver o mar  - e essa foi a melhor parte do dia: poder estar ali (com um vento imenso, é certo) a olhar aquelas águas brilhantes, sentir o cheiro da maresia e ouvir os risos de alegria dos filhotes. Receber miminhos do marido. Mas depois... Só chatices por resolver, problemas que nos chegavam por telefone e até o carro avariou pelo caminho... Já em casa, foi a vez de avariarem mais uns quantos electrodomésticos e de desligar o telefone para termos um pouco de paz.

Fiquei também muito triste pelos incêndios aqui tão perto. Onde moram pessoas que conheço. Lugar onde assisti ao esforço da Câmara, para transformar a sua terra num «verde horizonte» (devido ao grande incêndio de 2003). E agora, volta tudo à estaca zero. Tão triste. Especialmente triste saber das pessoas que perderam casas de primeira habitação. Tão triste. Assistir todos os anos à mesma coisa e não haver verdadeira mudança para resolver o problema. Tão triste. 

Gostava de ter tido um aniversário diferente. Mas a realidade foi assim, e não a posso mudar. Se bem que posso fazer algo para me sentir melhor.

O que faço nestas alturas é uma espécie de pausa mental. Estou a fazer o que posso para resolver os vários problemas, mas também tenho de arranjar momentos de distanciamento. Nessas alturas, faço o seguinte:
- embrenho-me numa tarefa completamente diferente, para mudar o foco dos meus pensamentos;
- se estiver em casa, enquanto faço tarefas, escuto algum canal do youtube (também para pensar noutra coisa);
- quando tenho uma pausa, volto a ler os meus livros sobre felicidade/psicologia positiva ou releio antigos posts do blog (como este e este);
- tento concentrar-me no facto de que daqui a uns tempos as coisas irão inevitavelmente melhorar (é o normal fluir da vida);
- pratico meditação durante alguns minutos (faz toda a diferença!).

Tenho a certeza que isto ajudará. Ah! E ter esperança em dias melhores, também!

Foto: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. É realmente desolador ver os noticiários e a constante destruição de um país tão bonito. Em 2003 vivi de perto um pouco dessa aflição quando fiquei parada em plena A23 cortada devido aos incêndios. Bem sei que não se compara ao sofrimento que os habitantes vivem em momentos destes mas é, de facto, muito muito triste. Gosto de acreditar que um dia deixarão de existir pessoas com tais requintes de malvadez e com capacidade de tais atrocidades. Vamos acreditar que esse dia está para breve...
    Ah e muitos parabéns, ainda que atrasados!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Mafalda :)
    Tudo de bom e melhores dias virão :D

    ResponderEliminar

  3. Parabéns Mafalda!Depois da tempestada vem a bonança. Merece o melhor e porque semeia boas sementes ,vai ter boas colheitas.
    Os fogos têm tornado,negros, os nossos dias.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails